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dc.creatorAires, Any Louize-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172525659293016por
dc.contributor.advisor1Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee1Tureck, Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.referee2Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee3Pertile, Eliane Brunetto-
dc.date.accessioned2024-02-20T13:38:59Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationAires, Any Louize. A Mediação na Aprendizagem e Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma leitura na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. 2023. 145 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7029-
dc.description.resumoTexto do resumo: Na primeira metade do século XX médicos psiquiatras começaram a utilizar a expressão “autismo” a partir da observação e descrição de comportamentos apresentados por crianças pequenas como dificuldade na interação social, interesses restritos, fala ecolálica, movimentação motora repetitiva, entre outros. Com o aumento e avanço dos estudos sobre o tema, a nomenclatura para referir-se ao conjunto desses comportamentos passou por mudanças, tornando-se reconhecida, atualmente, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento que pode ser manifestado sob a forma de diferentes comportamentos. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria (APA) no Manual Estatístico e Diagnóstico dos Transtornos Mentais (DSM-V-TR), os sujeitos com TEA, apresentam dificuldades persistentes na interação e comunicação social, bem como padrões restritos e repetitivos de comportamento ou interesses (APA, 2023). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de abordagem qualitativa e tem como objetivo identificar, analisar e compreender – na literatura do estado do conhecimento e em outras fontes de pesquisa que tratam desta temática – o conceito de mediação na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), visando ao trabalho pedagógico com crianças com TEA em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento e sua contribuição para a formação de professores. Como objetivos específicos, pretende-se identificar, analisar e compreender: - o papel mediador dos pais das crianças com TEA; - o papel mediador dos professores das crianças com TEA nas escolas comuns e o papel mediador das crianças sem deficiência da escola comum, no processo de aprendizagem/desenvolvimento da criança com TEA em sala de aula. A pesquisa bibliográfica refere-se às produções acadêmico-científicas publicadas no período de 2012 a 2022 nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultados da análise dos dados coletados constatou-se a importância da mediação para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança com TEA, uma vez que, conforme indicado na literatura, a partir da mediação intencional e planejada - realizada por professores, pais e alunos sem deficiência e fazendo uso de instrumentos mediadores - é possibilitado à criança com TEA explorar diferentes formas de brincar e agir, contribuindo para o desenvolvimento de suas Funções Psicológicas Superiores (FPS) como, por exemplo, a imaginação, a atenção, a memória, o pensamento, a abstração, a linguagem. Foi possível constatar, também, que além dos grupos mediadores definidos nos objetivos deste estudo – professores, pais e demais alunos sem deficiência da sala de aula comum – há outras pessoas no ambiente escolar que exercem a função de mediadoras do trabalho pedagógico com as crianças com TEA, às quais denominamos como “Outros elementos mediadores no ambiente escolar” que inclui cuidadores/profissionais de apoio escolar; coordenadores pedagógicos, bibliotecários e instrumentos como prancha de CAA, aparelhos tecnológicos, fantasias, brinquedos, etc. Ao avançar na direção da ix compreensão do conceito de mediação na THC, identificamos que a mediação intencional e planejada, bem como a utilização de instrumentos e signos como elementos mediadores contribui significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças, destacando a importância de promover formações para os professores a partir desta perspectiva.por
dc.description.abstractIn the first half of the 20th century, psychiatrists began to use the term "autism" after observing and describing behaviors exhibited by young children, such as difficulty in social interaction, restricted interests, echolalic speech, repetitive motor movements, among others. With the increase and advance of studies on the subject, the nomenclature to refer to all these behaviors has changed, becoming recognized today as Autism Spectrum Disorder (ASD), considered to be a neurodevelopmental disorder that can be manifested in the form of different behaviors. According to the American Psychiatric Association (APA) in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V-TR), people with ASD have persistent difficulties in social interaction and communication, as well as restricted and repetitive patterns of behavior or interests (APA, 2023). This study is characterized as exploratory and bibliographical research, with a qualitative approach and aims to identify, analyze and understand - in the literature of the state of knowledge and in other research sources that deal with this theme - the concept of mediation from the perspective of the Historical-Cultural Theory (HCT), aiming at pedagogical work with children with ASD in their learning and development process and its contribution to teacher training. The specific objectives are to identify, analyze and understand: - the mediating role of parents of children with ASD; - the mediating role of teachers of children with ASD in ordinary schools and the mediating role of children without disabilities in ordinary schools in the learning/development process of children with ASD in the classroom. The bibliographic research refers to academic-scientific productions published between 2012 and 2022 in the following databases: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The results of the analysis of the data collected show the importance of mediation for the development and learning of children with ASD, since, as indicated in the literature, intentional and planned mediation - carried out by teachers, parents and students without disabilities and using mediating tools - enables children with ASD to explore different ways of playing and acting, contributing to the development of their Higher Psychological Functions (HPF), such as imagination, attention, memory, thinking, abstraction and language. It was also possible to see that, in addition to the mediating groups defined in the objectives of this study - teachers, parents and other students without disabilities in the ordinary classroom - there are other people in the school environment who act as mediators in the pedagogical work with children with ASD, which we call "Other mediating elements in the school environment", which include caregivers/school support professionals; pedagogical coordinators, librarians and tools such as the EAC board, technological devices, costumes, toys, etc. In moving towards understanding the concept of mediation in THC, we identified that intentional and planned mediation, as well as the use of instruments and signs as mediating xi elements, contributes significantly to the learning and development of these children, highlighting the importance of promoting training for teachers from this perspectiveng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2024-02-20T13:38:59Z No. of bitstreams: 1 Any Louize Aires.pdf: 1283474 bytes, checksum: 16da2cc253a560781f0760f5f35778fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T13:38:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Any Louize Aires.pdf: 1283474 bytes, checksum: 16da2cc253a560781f0760f5f35778fa (MD5) Previous issue date: 2023-11-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectAprendizagem e Desenvolvimentopor
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectCultural-Historical Theoryeng
dc.subjectLearning and Developmenteng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleA Mediação na Aprendizagem e Desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma leitura na Perspectiva da Teoria Histórico-Culturalpor
dc.title.alternativeMediation in the Learning and Development of children with Autism Spectrum Disorder: a reading from the Perspective of Historical-Cultural Theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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