Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7018
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | As Interfaces entre Bullying Escolar e Altas Habilidades/Superdotação: uma revisão sistemática de literatura |
Other Titles: | The Interfaces between School Bullying and Giftedness: a systematic literature review |
Autor: | Poisk, Camilla Casotti ![]() |
Primeiro orientador: | Schroeder, Tânia Maria Rechia |
Primeiro membro da banca: | Soligo, Valdecir |
Segundo membro da banca: | Abreu, Claudia Barcelos de Moura |
Resumo: | O bullying escolar é um tipo de violência entre pares que se manifesta no território da escola, sendo caracterizado pela recorrência de ações hostis intencionadas à violação da integridade biopsicossocial da vítima. Tendo em conta que a inabilidade em lidar com as diferenças se constitui em uma de suas principais raízes, esse fenômeno é objeto de inúmeras investigações brasileiras que vislumbram o público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Concernente a esse alunado, detectou-se, por um lado, o consolidado interesse por àqueles que possuem deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento, mas por outro, a exiguidade de pesquisas brasileiras sobre o bullying que integram o grupo identificado com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD). Diante da constatada necessidade da busca pela produção internacional e da divulgação desse debate no Brasil, a presente pesquisa configurou se em uma revisão sistemática de literatura (RSL) sem meta-análise, com abordagem quanti-qualitativa, norteada pela pergunta: “Como o bullying escolar é vivenciado por adolescentes com Altas Habilidades/ Superdotação?”, possuindo como objetivo geral analisar como o bullying escolar é vivenciado por adolescentes com AH/SD. Os objetivos específicos foram apresentar o estado do conhecimento sobre o objeto de estudo no recorte temporal dos últimos cinco anos; identificar os preditores, expressões e impactos do bullying escolar vivenciado por adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação e avaliar se essa população pode ser considerada grupo de risco ao bullying escolar. Para o alcance de tais fins, o software StArt - UFSCAR amparou a condução dessa RSL, a qual incluiu 15 artigos científicos recuperados por intermédio das seguintes bases de dados eletrônicas indexadas: BVS, ERIC, Portal de Periódicos CAPES, Redalyc, Scielo, Scopus e Springer Link. A análise dos dados extraídos da literatura levantada fundamentou-se na perspectiva fenomenológica articulada à modalidade da Análise do Fenômeno Situado. Os resultados foram agrupados em seis categorias: retrato do fenômeno, preditores, consequências e estratégias de enfrentamento, pais e professores, fatores de proteção e estratégias de prevenção, limitações. Em suma, verificou-se que os adolescentes com AH/SD se envolvem em situações de bullying escolar ocupando as posições de vítima, vítima agressor, agressor e telespectador, com índices mais altos de vitimização em comparação com os adolescentes sem essa condição. Algumas particularidades das AH/SD foram reconhecidas como preditores das agressões, as quais frequentemente assumem expressão verbal e suscitam consequências negativas para o desenvolvimento biopsicossocial. Concluiu-se que essa população pode ser considerada mais vulnerável ao bullying nos espaços escolares. Almeja-se que a presente pesquisa beneficie a expansão e a visibilidade da produção científica recente sobre esse fenômeno, visto que tais conhecimentos podem fornecer bases para novos estudos e contribuir para minorar problemas na escola. |
Abstract: | School bullying is a type of peer violence that manifests itself on school grounds and is characterized by the recurrence of hostile actions aimed at violating the victim's biopsychosocial integrity. Given that the inability to deal with differences is one of its main roots, this phenomenon is the subject of countless Brazilian investigations aimed at the target audience of Special and Inclusive Education. With regard to these students, on the one hand, there has been a consolidated interest in those with disabilities or global development disorders, but on the other hand, there is a lack of Brazilian research into bullying among the gifted population. Given the need to search for international production and to disseminate this debate in Brazil, this study was a systematic literature review without meta-analysis, with a quantitative-qualitative approach, guided by the question: "How is school bullying experienced by gifted adolescents?", with the general objective of analyzing how school bullying is experienced by gifted adolescents. The specific objectives were to present the state of knowledge on the object of study in the last five years; to identify the predictors, expressions and impacts of school bullying experienced by gifted adolescents and to assess whether this population can be considered a risk group for school bullying. To achieve this, the StArt - UFSCAR software was used to conduct this RSL, which included 15 scientific articles retrieved from the following indexed electronic databases: BVS, ERIC, Portal de Periódicos CAPES, Redalyc, Scielo, Scopus and Springer Link. The analysis of the data extracted from the literature was based on the phenomenological perspective. The results were grouped into six categories: portrait of the phenomenon, predictors, consequences and coping strategies, parents and teachers, protective factors and prevention strategies, limitations. In short, it was found that gifted adolescents with are involved in school bullying, occupying the positions of victim, victim-aggressor, aggressor and bystander, with higher rates of victimization compared to adolescents without this condition. Some particularities of giftedness were recognized as predictors of aggression, which often takes on verbal expression and has negative consequences for biopsychosocial development. It was concluded that this population can be considered more vulnerable to bullying in schools. It is hoped that this research will benefit the expansion and visibility of recent scientific production on this phenomenon, since this knowle |
Keywords: | Violência escolar Adolescente Superdotação Alunos superdotados Educação especial School violence Adolescents Giftedness Gifted students Special education |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Poisk, Camilla Casotti. As Interfaces entre Bullying Escolar e Altas Habilidades/Superdotação: uma revisão sistemática de literatura. 2023. 81 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7018 |
Issue Date: | 13-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Camilla Casotti Poisk.pdf | Arquivo completo | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.