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Tipo do documento: Tese
Title: O adoecimento psíquico de jovens universitários: uma discussão sobre a saúde mental na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
Other Titles: The psychological illness of young university students: a discussion on mental health at the State University of Western Paraná/UNIOESTE
Autor: Rufato, Fabrício Duim 
Primeiro orientador: Rossetto, Elisabeth
Primeiro membro da banca: Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Segundo membro da banca: Costa, Fabiane Adeça Tonetto
Terceiro membro da banca: Schroeder, Tania maria Rechia
Quarto membro da banca: Coelho, Rejane Teixeira
Resumo: Desde a Reforma Psiquiátrica vivenciada nos anos 70, e a mudança de paradigma frente às questões de saúde mental referenciada no relatório Saúde Mental: nova concepção, nova esperança (OMS, 2001) e a Lei nº. 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental e, considerando o aumento significativo de pessoas acometidas de adoecimento e transtornos psíquicos, muito tem se discutido sobre o tema. Os dados referentes ao adoecimento psíquico na contemporaneidade são alarmantes, principalmente no que concerne à população jovem do país. No século XXI houve um aumento exponencial de diagnósticos de depressão, ansiedade e tentativas de suicídio nessa população. Tal realidade tem sido vivenciada em diversas instituições, inclusive no ensino superior. Tendo em vista esse panorama, o estudo parte da seguinte inquietação: qual o estado da saúde mental dos acadêmicos entre 18 e 29 anos dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE? Nesse sentido, o objetivo geral foi levantar dados sobre o estado de saúde mental desses estudantes, bem como compreender os elementos que contribuem para o adoecimento psíquico e o conhecimento que possuem a respeito da sua saúde mental. O estudo pautou-se nos constructos da Psicologia Histórico Cultural de Lev Semionovitch Vigotski e na Psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Como método de pesquisa, utilizou-se o materialismo histórico-dialético. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de método misto (quantitativo e qualitativo). Na primeira etapa, foi realizado um levantamento com 829 jovens de 18 a 29 anos que responderam a Escala EADS-21 para sintomas de ansiedade, depressão e estresse e a Escala de Ideação Suicida de Beck. Na segunda etapa, participaram cinco acadêmicos que apresentaram maiores índices de sofrimento psíquico na primeira etapa do estudo. Identificou-se que mais de 50% apresentaram sintomas severos ou extremamente severos para sintomas de ansiedade, depressão e estresse. As tentativas de suicídio somam mais de 17% de toda a amostra. Nas narrativas de vida, os acadêmicos salientaram que o tema da saúde mental é pouco discutido no ambiente acadêmico e que os meios de acolhimento para casos de sofrimento e/ou adoecimento psíquico são insuficientes. Há dificuldades nas relações interpessoais, principalmente na relação professor-aluno (marcada por cobranças), o que gera sofrimento sobre os anseios da vida profissional. Como resultados, além da descrição reflexiva que responde à pergunta-problema, criou-se uma proposta psicossocial de políticas internas permanentes para a promoção e prevenção da saúde mental discente na UNIOESTE, com uma visão descentralizada para que o ambiente universitário possa trabalhar a saúde mental, que gere acolhimento e fortaleça uma formação crítica e humanizada, ressaltando o papel social na formação acadêmica frente aos aspectos que envolvem a saúde mental na contemporaneidade.
Abstract: Since the Psychiatric Reform experienced in the 1970s, and the shift in paradigm regarding mental health issues referenced in the report 'Mental Health: New Understanding, New Hope' (WHO, 2001), and Law nº. 10.216/2001, which addresses the protection and rights of individuals with mental disorders and redirects the mental health care model, and considering the significant increase in people affected by mental illness and disorders, much has been discussed on the topic. The data concerning mental illness in contemporary times are alarming, especially concerning the young population of the country. In the 21st century, there has been an exponential increase in diagnoses of depression, anxiety, and suicide attempts in this demographic. This reality has been experienced in various institutions, including higher education. Given this scenario, the study arises from the following concern: what is the state of mental health among students aged 18 to 29 in the undergraduate courses at the University of the Western State of Paraná/UNIOESTE? In this regard, the general objective was to gather data on the mental health status of these students and understand the elements contributing to mental illness and their knowledge about mental health. The study was based on the constructs of Historical-Cultural Psychology by Lev Semionovitch Vygotsky and the Psychoanalysis of Sigmund Freud and Jacques Lacan. The historical-dialectical materialism was used as the research method. A mixed-method (quantitative and qualitative) field research was conducted. In the first stage, a survey was conducted with 829 young people aged 18 to 29 who responded to the EADS-21 Scale for symptoms of anxiety, depression, and stress, as well as the Beck Suicidal Ideation Scale. In the second stage, five students with higher levels of psychological distress in the first stage participated. It was identified that more than 50% exhibited severe or extremely severe symptoms of anxiety, depression, and stress. Suicide attempts accounted for over 17% of the entire sample. In life narratives, students emphasized that the topic of mental health is seldom discussed in the academic environment and that support mechanisms for cases of psychological distress or illness are insufficient. There are difficulties in interpersonal relationships, especially in the teacher-student relationship (marked by demands), leading to suffering regarding career aspirations. As research results, in addition to the reflective description that addresses the problem question, a psychosocial proposal for permanent internal policies for the promotion and prevention of student mental health at UNIOESTE was developed, with a decentralized vision allowing the university environment to address mental health, providing support, and reinforcing critical and humane education. It also highlights that public universities should consider the social role in academic training concerning aspects related to mental health in contemporary times
Keywords: Saúde Mental
Psicologia Histórico-Cultural
Psicanálise
Ensino Superior
Promoção de Saúde
Mental Health
Historical-Cultural Psychology
Psychoanalysis
University education
Health Promotion
CNPq areas: SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Rufato, Fabrício Duim. O adoecimento psíquico de jovens universitários: uma discussão sobre a saúde mental na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. 2023. 288 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6966
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

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