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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6958
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diretrizes para elaborar indicadores de desempenho de internacionalização da educação superior: um estudo de caso na Unila
Other Titles: Guidelines for developing performance indicators for the internationalization of higher education: a case study at Unila
Autor: Arana, Roberta Soato 
Primeiro orientador: Cescon, José Antônio
Primeiro membro da banca: Pereira, Eliane Nascimento
Segundo membro da banca: Maurício, Claudio Roberto Marquetto
Terceiro membro da banca: Benito, Gladys Amelia Vélez
Quarto membro da banca: Assumpção, Solange Rodrigues Bonomo
Resumo: A internacionalização da Educação Superior é um tema que engloba áreas acadêmicas e administrativas das instituições. Nas últimas décadas tornou-se um elemento importante ao crescimento institucional e um desafio para acompanhar, mensurar e avaliar suas políticas, programas, estratégias e ações. Esse desafio tem incentivado o desenvolvimento de uma gama de ferramentas, entre elas, os indicadores de desempenho institucionais com a função de contribuir com a autoavaliação da internacionalização das universidades. Nesta perspectiva, a pesquisa buscou responder à seguinte problemática: quais são as diretrizes para elaborar indicadores de desempenho relacionados à concepção própria de internacionalização da Unila? Para respondê-la, o objetivo da pesquisa foi o de desenhar diretrizes para elaboração desses indicadores orientados à internacionalização da Unila. A definição da instituição deu-se por seu caráter inovador ao propor uma internacionalização voltada à América Latina e ao Caribe e por oscilar entre a primeira e a segunda colocação em meio às universidades públicas com o maior número de estudantes internacionais no Brasil. Como ponto de partida da pesquisa, foi realizada uma pesquisa exploratória, utilizando-se a revisão de literatura. O procedimento adotado para a coleta de dados foi o estudo de caso, a pesquisa documental e a observação-participante. Na análise e interpretação dos dados empregou-se uma abordagem qualitativa. Como resultado a pesquisa sugeriu um total de oitenta e uma diretrizes, divididas em quatro dimensões, a saber: i) administração superior composta pelas subcategorias: políticas, gestão e infraestrutura com dezenove diretrizes; ii) comunidade interna e externa que engloba as subcategorias: discentes, docentes, técnico-administrativos em educação e comunidade externa distribuídos em vinte e três diretrizes; iii) cooperação solidária (relações nacionais e internacionais) com as subcategorias parcerias para cooperação; cursos, programas, projetos e ações em cooperação, linguística e interculturalidade com vinte e seis diretrizes; e o iv) compartilhamento solidário do conhecimento com a subcategoria divulgação acadêmica, observando a participação em eventos e publicações com treze diretrizes. As diretrizes apontadas na pesquisa são alinhadas a uma internacionalização transversal de acordo com a missão, a vocação, os propósitos e os objetivos institucionais da Unila; direcionadas a uma cooperação solidária e horizontal entre países latino-americanos e caribenhos, o Mercosul e a região da Tríplice Fronteira. Espera-se que o resultado do trabalho possa contribuir com a gestão da instituição na tarefa de mensurar, avaliar e acompanhar o desenvolvimento de sua internacionalização.
Abstract: The internationalization of Higher Education is a topic that encompasses academic and administrative areas of institutions. In recent decades, it has become an important element for institutional growth and a challenge to monitor, measure and evaluate its policies, programs, strategies and actions. This challenge has encouraged the development of a range of tools, including institutional performance indicators with the function of contributing to the self-assessment of the internationalization of universities. From this perspective, the research sought to answer the following problem: what are the guidelines for developing performance indicators related to Unila’s own conception of internationalization? To answer this, the objective of the research was to design guidelines for preparing these indicators aimed at Unila’s internationalization. The institution was defined due to its innovative character in proposing internationalization focused on Latin America and the Caribbean and for oscillating between first and second place among public universities with the largest number of international students in Brazil. As a starting point for the research, exploratory research was carried out, using a literature review. The procedure adopted for data collection was case study, documentary research and participant observation. In the analysis and interpretation of data, a qualitative approach was used. As a result, the research suggested a total of eighty-one guidelines, divided into four dimensions, namely: i) higher administration composed of the subcategories: policies, management and infrastructure with nineteen guidelines; ii) internal and external community that encompasses the subcategories: students, teachers, administrative technicians in education and external community distributed across twenty-three guidelines; iii) solidarity cooperation (national and international relations) with the subcategories partnerships for cooperation; courses, programs, projects and actions in cooperation, linguistics and interculturality with twenty-six guidelines; and iv) supportive sharing of knowledge with the academic dissemination subcategory, observing participation in events and publications with thirteen guidelines. The guidelines highlighted in the research are aligned with a transversal internationalization in accordance with Unila's mission, vocation, purposes and institutional objectives; aimed at solidary and horizontal cooperation between Latin American and Caribbean countries, Mercosur and the Triple Border region. It is expected that the result of the work can contribute to the institution's management in the task of measuring, evaluating and monitoring the development of its internationalization.
Keywords: Avaliação de desempenho
Acreditação
Globalização
Educação superior
Universidades
Performance assessment
Accreditation
Globalization
Higher education
Universities
CNPq areas: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Arana, Roberta Soato. Diretrizes para elaborar indicadores de desempenho de internacionalização da educação superior: um estudo de caso na Unila. 2023. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6958
Issue Date: 22-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

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