Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6923
Tipo do documento: Dissertação
Title: Campanhas da fraternidade e educação: qual educação e para qual cristão?
Other Titles: Fraternity Campaigns and Education: what education and for what Christian?
Autor: Moreira, Mateus Martins 
Primeiro orientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Castanha, André Paulo
Segundo membro da banca: Batistela, Airton Carlos
Terceiro membro da banca: Turmena, Leandro
Quarto membro da banca: Martins, Suely Aparecida
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Nele desenvolvemos uma análise documental que teve como fonte principal os Textos Base das Campanhas da Fraternidade (CF) dos anos de 1982, 1998 e 2022, nos seus respectivos contextos históricos. Fizemos esta investigação com o intuito de compreender qual o projeto formativo para os cristãos propostos nestas três edições da CF, cuja temática central foi a Educação. O tema da educação foi abordado numa perspectiva interdisciplinar, procurando perceber os fundamentos históricos, filosóficos, teológicos e educativos que serviram de fundamentação teórica para as três CFs. A questão central foi compreender qual o projeto e/ou concepção de educação esteve/está presente nos textos da Campanha da Fraternidade? Para respondê-la utilizamos o método do materialismo histórico-dialético, que partindo da aparência das coisas visa chegar a sua essência, gerando o conhecimento teórico sobre as estruturas e seu movimento dialético, reproduzindo no plano do pensamento, a essência do objeto que investigamos. A nossa análise se fundamentou dentro de uma perspectivas pedagógicas críticas contra-hegemônicas em diálogo com a filosofia e Teologia da Libertação latino-americana. Optamos por fazer uma apreciação crítica dos conceitos; educação libertadora, educação evangelizadora e educação integral que apareceram nos Textos Bases (TB) da CF. Nossa análise se deu dentro do recorte histórico de quarenta anos entre a primeira e a terceira CF. Nesse espaço tempo identificamos três perspectivas que ou subsidiaram ou influenciaram a análise: em 1982 uma perspectiva claramente progressista; em 1998 uma perspectiva ocultamente conservadora; em 2022 uma análise sutilmente moderada. Nesse processo identificamos uma dialética progressista-conservadora dentro do universo eclesial, gerando rupturas e continuidades que influenciaram/influenciam a reflexão educacional presente nos três Textos Bases e na própria ação dos cristãos e da Igreja na sociedade.
Abstract: The present research was developed in the Area of Society, Knowledge and Education, of the Postgraduate Program of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus of Francisco Beltrão. In it, we developed a documentary analysis that had as its main source the Base Texts of the Fraternity Campaigns (FC) of the years 1982, 1998 and 2022, in their respective historical contexts. We carried out this investigation with the aim of understanding the formative project for Christians proposed in these three editions of the FC, which central theme was Education. The theme of education was approached from an interdisciplinary perspective, seeking to understand the historical, philosophical, theological and educational foundations that served as the theoretical foundation for the three FCs. The central question was to understand which project and/or conception of education was/is present in the texts of the Fraternity Campaign? To answer it, we used the method of historical-dialectical materialism, which, starting from the appearance of things, aims to reach their essence, generating theoretical knowledge about the structures and their dialectical movement, reproducing in the plane of thought, the essence of the object we are investigating. Our analysis was based on a counterhegemonic critical pedagogical perspective in dialogue with the philosophy and Theology of Latin American Liberation. We chose to make a critical assessment of the concepts; liberating education, evangelizing education and integral education that appeared in the Base Texts (BT) of FC. Our analysis took place within the forty-year historical period between the first and third FC. In this space of time we identified three perspectives that either subsidized or influenced the analysis: in 1982 a clearly progressive perspective; in 1998 an occultly conservative outlook; in 2022 a subtly moderated analysis. In this process, we identified a progressiveconservative dialectic within the ecclesial universe, generating ruptures and continuities that influenced/influenced the educational reflection present in the three Basic Texts and in the very action of Christians and the Church in society.
Keywords: Educação libertadora
Educação evangelizadora
Educação integral
Progressistas
Conservadores
Liberating education
Evangelizing education
Integral education
Progressives
Conservatives
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MOREIRA, Mateus Martins. Campanhas da fraternidade e educação: qual educação e para qual cristão?. 2023. 422 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6923
Issue Date: 28-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mateus M. Moreira 23.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.