Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6918
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Pelo som e pela cor: o movimento Hip Hop como forma de ampliação do debate étnico-racial nos ambientes educacionais |
Other Titles: | Through sound and color: the hip hop movement as a way to expand the ethnic-racial debate in educational environments |
Autor: | Santana, Janaina de Jesus Lopes |
Primeiro orientador: | Silva, Regina Coeli Machado e |
Primeiro membro da banca: | Souza, Angela Maria de |
Segundo membro da banca: | Souza, Silvana Aparecida |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Marcos de Jesus |
Resumo: | Esta dissertação, aborda a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece, nas diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão e a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. O objetivo é problematizar o uso do rap, e outras práticas do Movimento Hip Hop, em sala de aula como um instrumento que estimule o debate étnico-racial em uma perspectiva didática. Para tanto, as atividades de pesquisa foram realizadas no Colégio Estadual Ifé, na cidade de Foz do Iguaçu-Paraná, com as educadoras participantes das Equipes Multidisciplinares da rede pública de ensino. Para a obtenção de dados, foram utilizadas rodas de conversa e rimas de rap com temáticas sobre o processo histórico da escravização e as diferentes formas de racismo no contexto social recente. A troca de saberes e de vivências ocorridas permitiu verificar que a implementação da Lei 10.639/03 tem ocorrido no Colégio; o rap abriu um leque de possibilidades ao trazer "saberes e práticas de rua" para a formação participativa de professores. Também permitiu analisar a importância da conquista de leis e de ações afirmativas que contribuem para o fortalecimento da criação identitária de jovens negros dentro do ambiente educacional. A dissertação está estruturada em três capítulos: capítulo 1, Contextualização histórica do processo de racialização brasileira; o capítulo 2, Contextualização histórica do processo de luta do movimento negro para chegar até a Lei 10.639/03 e seus desdobramentos como interdisciplinaridade, transversalidade e circularidade. O capítulo 3 será a apresentação da experiência no Colégio Estadual Ifé. |
Abstract: | This dissertation addresses the implementation of Law 10.639/03, which establishes the mandatory inclusion and teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture in the guidelines and bases of national education. The objective is to problematize the use of rap,and other practices of the Hip Hop Movement in the classroom as a stimulating tool for ethnic-racial debate from a didactic perspective. For this purpose, the research were carried out at Colégio Estadual Ifé (State School) in Foz do Iguaçu, Paraná, with educators participating in the Equipes Multidisciplinares (Multidisciplinary Teams) of the public education system. Conversational circles and rap rhymes were used to collect data on the historical process of slavery and different forms of racism in the recent social context. The exchange of knowledge and experiences allowed us to verify that the implementation of Law 10.639/03 took place at the school; rap opened up a range of possibilities by bringing "street knowledge and practices" into participatory teacher training. It also allowed us to analyze the importance of achieving laws
and affirmative actions that contribute to strengthening the identity creation of young black individuals within the educational environment. The dissertation is structured in three chapters: Chapter 1, Historical context of the Brazilian racialization process; Chapter 2, Historical context of the struggle of the black movement to achieve Law 10,639/03 and its developments such as interdisciplinarity, transversality, and circularity. Chapter 3 will present the experience at Colégio Estadual Ifé. Esta disertación, intitulada dado Por el sonido y para el color: el hip hop de movimiento cuando la forma de la ampliación del debate etnico - racial en las atmósferas de educación, seacerca a la puestaen práctica de la ley10.639 / 03, que establece las pautas y las bases de la educación nacional, para la inclusión y la naturaleza obligatoria del enseñar de historia y la cultura africana y Afro - brasileña. El objetivo es a problematize el uso del golpecito, y las otras prácticas del hip hop de movimiento, en aula como un instrumento que estimula el debate exótico - racial en una perspectiva didáctica. Para so much, las actividades de investigación estaban consumadas del Ifé de la escuela de estado federal, en las caídas de ciudad de Iguaçu, con los participante educadores de los Equipes Multidisciplinares del ingreso neto público de la enseñanza, usar las ruedas de conversación y rap, para obtener de los datos, rima con los temasSobre el proceso histórico de la esclavitud y las formas diferentes del racismo en el contexto social reciente. El sencillo de usted lo sabe y de ocurrir las existencias que admitió para verificar eso la puesta en práctica de la ley10.639 / 03 ha estado ocurriendo en la escuela, Pero el golpecito abrió un ventilador de las posibilidades cuando traer "Lo sabe y calle" las prácticas y las otras posibilidades para el participativa de formación de profesores. Él / ella también permitido analizar la importancia de la conquista de leyes y de las acciones afirmativas como aquellos, que colaboran en la tonificación del identitária de creación de jóvenes negros dentro de la atmósfera de educación. La disertación estar estructurado en tres capítulos: Chapter 1 Contextualização histórico del proceso de racialização brasileño; el chapter 2 contextualização histórico del proceso del brío del movimiento negro llega Hasta la ley10.639 / 03 y características de la ley10.639 / 03 (interdisciplinaridade, transversalidade y circularidade). El Chapter 3 será la presentación de la experiencia en el Ifé de la escuela de estado federal. |
Keywords: | Educação Relações étnico-raciais Movimento hip hop Education Ethnic-racial relations Hip hop movement Educación Relaciones étnico-raciales Movimiento hip-hop |
CNPq areas: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Santana, Janaina de Jesus Lopes. Pelo som e pela cor: o movimento Hip Hop como forma de ampliação do debate étnico-racial nos ambientes educacionais. 2023. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6918 |
Issue Date: | 12-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Janaina_de_Jesus_Lopes_Santana_2019.pdf | Documento principal | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.