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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6917
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação continuada de professores de escolas públicas no/do campo: relações entre pesquisa-ação e um instrumental teórico-metodológico específico na modalidade da educação do campo
Other Titles: The continued formation of public schools in/from the field: relation between the action research and a specific theoretical-methodological instrumental in the field education modality.
Autor: Schiochet, Fernanda Cristina 
Primeiro orientador: Ghedini, Cecilia Maria
Primeiro membro da banca: Ghedini, Cecilia Maria
Segundo membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Terceiro membro da banca: Umbelino, Janaina Damasco
Quarto membro da banca: Dickmann, Ivo
Quinto membro da banca: Simões, Willian
Resumo: Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de PósGraduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e, intitula-se “A Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas no/do Campo: Relações entre a Pesquisa-Ação e um Instrumental Teórico-Metodológico Específico na Modalidade da Educação do Campo”. A problemática coloca-se a questão de compreender a especificidade da formação continuada de professores das escolas públicas no/do campo, na perspectiva do Movimento Nacional da Educação do Campo, na Modalidade da Educação Básica do Campo. Justifica-se pela existência de uma legislação que trata desta especificidade, contudo os professores estão distanciados da organização própria destas escolas e destes territórios e, os órgãos gestores, que por sua vez, pouco se empenham nesta perspectiva. A pesquisa realizou-se no Colégio Estadual do Campo Castelo Branco - EFM, no município de Coronel Vivida/PR. Contou-se com uma referência em curso em escolas públicas no/do campo que desenvolvem um Instrumental Teórico-Metodológico produzida na Modalidade, por meio de um Projeto de Extensão Unioeste, campus de Francisco Beltrão/PR. A metodologia se deu com a abordagem qualitativa com um trabalho de campo, acrescido de registros coletados com os participantes, por meio de Diários de Campo individuais e no coletivo dos Círculos de Pesquisa. Utilizou-se a pesquisa-ação pelo seu potencial pedagógico e de pesquisa, complementado com procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Percorreram-se categorias como Educação Rural, Educação do Campo, Escolas Públicas no/do Campo, Formação Continuada de Professores, Pesquisa-Ação, Prática Pedagógica e Instrumental Teórico- |Metodológico. As análises permitiram constatar que o processo de formação continuada de professores na especificidade da Educação doCampo, em escolas públicas no/do campo, constitui-se de uma movimentação “de dentro para fora” da escola, no diálogo entre teoria e prática que permite experimentar, refletir e apropriar-se, de modo que os professores apreendam as relações específicas da Educação do Campo pela prática da escola pública, no espaço do território e por meio do ensino, fortalecendo-se como escola e como profissionais. Neste sentido, confirma-se a importância da pesquisa-ação, uma vez que possibilita aos professores uma formação continuada com sentido para uma escola pública no/do campo de novo tipo, por meio de um processo formativo que alcance as práticas pedagógicas, a realidade e seus sujeitos.
Abstract: This Master's Thesis is linked to the Post-Graduate Program in Education - Master's Degree, Campus Francisco Beltrão/PR, of the Western Paraná State university Unioeste, area of concentration in Education, Research Line: Culture, Educational Processes and Teacher Formation and is entitled “The Continued Formation of Teachers of Public Schools in/from the Field: Relationships between Action Research and a Specific Theoretical-Methodological Instrumental in the Field Education Modality.” The problem poses the question of understanding the specificity of continued formation of teachers of public schools in/from the field from the perspective of the National Movement of Field Education, in the Modality of Basic Field Education. It is justified, by the existence of legislation that deals with this specificity, however the teachers are distanced from the organization of these schools and these territories, the governing bodies, in turn, are little engaged in this perspective. The research was carried out at the State Field School Castelo Branco - Primary and Secondary School, in the county of Coronel Vivida/PR. There was an ongoing reference in public schools in/from the field that develop a TheoreticalMethodological Instrumental in Modality, through an extension project of the Unioeste, campus Francisco Beltrão/PR. The methodology took place with the qualitative approach, with a fieldwork added with records collected with the participants, through individual Field Journals and in the collective of the Research Circles. Action research was used for its pedagogical and research potential, complemented with bibliographic and documentary research procedures. It was walked through categories such as Rural Education, Field Education, Public Schools in/from the field, Continued Formation of Teachers, Action Research, Pedagogical Practice and Theoretical-Methodological Instrumental. The analyzes showed that the process of continued formation of teachers in the specificity of Field Education, in public schools in/from the field, constitutes a movement "from the inside out" of the school, in thedialogue between theory and practice, which allows experimenting, reflecting and appropriating, so that teachers apprehend the specific relations of Field Education through the practice of the public school, in the space of the territory and through teaching, strengthening themselves as the school and as professionals. In this sense, the importance of action research is confirmed, since it allows teachers a continuous formation with meaning for a new type of public field school, through a formative process that reaches pedagogical practices, reality and its subjects.
Keywords: Educação do campo
Escolas públicas no/do campo
Formação continuada de professores
Pesquisa-ação
Instrumental teórico-metodológico
Field education
Public schools in/from the field
Continued formation of teachers
Action research
Theoretical methodological instrumental
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: SCHIOCHET, Fernanda Cristina. A formação continuada de professores de escolas públicas no/do campo: relações entre pesquisa-ação e um instrumental teórico-metodológico específico na modalidade da educação do campo. 2023. 439 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6917
Issue Date: 4-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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