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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6873
Tipo do documento: Tese
Title: A evasão dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades estaduais do Paraná (2010-2018)
Other Titles: The evasion of degree courses in Geography at state universities of Paraná (2010-2018)
Autor: Wilhelm, Marilene Francieli 
Primeiro orientador: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Primeiro membro da banca: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Segundo membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Terceiro membro da banca: Haracenko, Adélia Aparecida de Souza
Quarto membro da banca: Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
Quinto membro da banca: Woitowicz, Eliete
Resumo: Esta tese é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, na linha de Educação e Ensino de Geografia. A evasão nos cursos de licenciatura é problema complexo, desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) e demanda compreensão multifatorial (pessoal, social, econômico, cultural e institucional), alicerçado em estudos que atentem as particularidades de cada curso. Pautando-se nessa problemática, a necessidade de ampliar e aprofundar o estudo sobre a evasão escolar universitária remeteu esta pesquisa. O objetivo da pesquisa foi analisar e compreender a evasão nos cursos de licenciatura em Geografia, no caso, especificamente dos cursos de Geografia oferecidos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). As questões que orientaram esta investigação foram: quais são os principais fatores que desencadeiam a evasão do curso de licenciatura em Geografia das IES estaduais do Paraná? De que maneira os referidos cursos têm contribuído para prevenir/diminuir a evasão? As políticas de ações afirmativas intervêm na permanência dos estudantes? A pesquisa, de caráter qualiquantitativa, assume a forma de estudo de casos. O foco da análise esteve pautado na óptica dos discentes evadidos, com enfoque temporal de 2010 a 2018. A primeira etapa constituiu-se no levantamento bibliográfico, com consulta aos documentos oficiais nacionais e estaduais sobre matrículas e evasões. As etapas posteriores caracterizaram-se na apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)/Unioeste, levantamento interno das Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas (dados quantitativos relacionados aos ingressantes/formados/desistentes/cursantes e qualitativos referentes à identificação e contatos (telefone, e-mail) dos sujeitos da pesquisa/selecionados). Na sequência, ocorreu a localização dos sujeitos, mediante contato via telefone e redes sociais (Facebook/Messenger, Instagram, email e WhatsApp). Nessa perspectiva, através de entrevista/questionário semiaberto, participaram da pesquisa, 556 evadidos das Universidades Estaduais do Paraná. Além dos sujeitos mencionados, ocorreu diálogo com docentes que foram e/ou são coordenadores dos respectivos cursos, afim de verificar a percepção acerca da evasão. Com os dados obtidos, foram elaboradas tabelas, gráficos e figuras que sistematizaram o cenário da evasão nos cursos de Licenciatura em Geografia no estado do Paraná. Em conjunto com o levantamento bibliográfico, as informações coletadas permitiram desenvolver o perfil dos evadidos, e identificar fatores que poderiam diminuir a evasão. Com base nos retornos, de maneira geral, 62,9% dos respondentes citaram fatores individuais para evadir. Conforme a ordem de importância, foram elencados os fatores: 1º) dificuldade de aliar os encargos do trabalho e as tarefas decorrentes dos estudos na universidade; 2º) dificuldades pessoais de adaptação à vida universitária em especial as questões financeiras e 3º) desencanto/desinformação com o curso de graduação escolhido e falta de interesse em continuar na universidade, a obtenção da vaga no curso de Geografia/Licenciatura ter sido decorrência de segunda opção no concurso vestibular.
Abstract: This thesis is the result of a research carried out in the Graduation Program in Geography at Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), in the Francisco Beltrão campus, following the research line of Education and Geography Teaching. Dropout in teaching degree courses is a complex issue that became a challenge for higher education institutions, demanding a multifactorial comprehension (personal, social, economic, cultural, and institutional aspects) based on studies that observe each course specificities. Thus, this paper aimed to analyze and understand the dropout of teaching courses in Geography from state universities in Paraná, Brazil: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), and Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). The following questions were raised to guide this investigation: What are the main factors that cause a dropout from the Geography teaching degree course in state higher education institutions from Paraná? How have such courses been contributing to prevent/decrease dropout? Do the affirmative action policies intervene in the students’ stay at college? The research, of a qualitative and quantitative nature, takes the form of case studies. The focus of the analysis was based on the perspective of dropout students, with a temporal focus from 2010 to 2018. The first stage consisted of a bibliographic survey, with consultation of official national and state documents on enrollments and dropouts. The subsequent stages were characterized by the assessment of the Human Research Ethics Committee (CEP)/Unioeste, an internal survey of the Higher Education Institutions (HEIs) researched (quantitative data related to entrants/graduates/dropouts/current students and qualitative data relating to identification and contacts (telephone, email) of research subjects/selected subjects). he subjects were then located through contact via telephone and social networks (Facebook/Messenger, Instagram, email and WhatsApp). From this perspective, through a semi-open interview/questionnaire, 556 dropouts from the State Universities of Paraná participated in the research. In addition to the subjects mentioned, dialogue took place with teachers who were and/or are coordinators of the respective courses, in order to verify the perception regarding evasion. With the data obtained, tables, graphs and figures were created that systematized the dropout scenario in Geography degree courses in the state of Paraná. In conjunction with the bibliographical survey, the information collected made it possible to develop the profile of evaders and identify factors that could reduce evasion. Based on the returns, in general, 62.9% of respondents cited individual factors for evasion. According to the order of importance, the factors were listed: 1st) difficulty in combining work burdens and tasks arising from studies at university; 2nd) personal difficulties of adaptation to university life, especially financial issues and 3rd) disenchantment/misinformation with the chosen undergraduate course and lack of interest in continuing at university, obtaining a place in the Geography/Bachelor's degree course was a result of second choice in the entrance exam.
Keywords: Evasão no ensino superior
Licenciatura em Geografia
Universidades estaduais do Paraná
Políticas afirmativas estudantis.
Higher education dropout
Teaching degree in Geography
Paraná state universities
Affirmative student policies
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: WILHELM, Marilene Francieli. A evasão dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades estaduais do Paraná (2010-2018). 2023. 180 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6873
Issue Date: 20-Jul-2023
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

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