Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6872
Tipo do documento: Tese
Title: Mapas táteis como mediadores pedagógicos no conhecimento do município
Other Titles: Tactile maps as pedagogical mediators in the knowledge of the city
Autor: Tibola, Maiara 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Terceiro membro da banca: Callai, Helena Copetti
Quarto membro da banca: Nascimento, Rosemy da Silva
Quinto membro da banca: Cavalcanti, Lana de Souza
Resumo: A presente tese foi desenvolvida como requisito para doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, na Linha de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia. A pesquisa surgiu a partir de estudos desenvolvidos no Laboratório e Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (RETLEE) e como continuidade da dissertação de mestrado defendida no ano de 2016, com o título: “A linguagem cartográfica no ensino e aprendizagem de Geografia para alunos cegos”. Esta investigação teve como objetivo principal analisar a compreensão e a importância dos mapas táteis, como recursos mediadores na construção do conhecimento geográfico, com estudantes cegos. Tal propósito se justifica devido aos problemas identificados e vividos como pesquisadora e professora de Geografia, atuante na escola há oito anos. Também por meio do diálogo com professores que trabalham na Educação Básica e no Ensino Superior, cujos relatos cotidianos reafirmam as dificuldades nas suas experiências no ensino de Geografia, ao trabalharem com estudantes cegos. Eles relatam a carência de mapas táteis, principalmente no estudo do município. Este texto se materializa permeado em referenciais da Educação e da Geografia, com os autores: Santos (2008, 2014a, 2014b, 2014c), Lacoste (2009), Callai (1995, 2010, 2017), Cavalcanti (2010, 2013, 2017), Francischett (2010, 2014), Loch (2008), Nogueira (2007, 2009), Nascimento et al. (2009), Vigotski (1997, 1998, 2009, 2017, 2022), dentre outros. Trabalhamos pautados em Yin (2001), para embasar o caminho metodológico da investigação, com procedimentos que se concretizaram por meio de diagnóstico, com entrevistas semiestruturadas individuais com professores e estudantes (cegos e videntes). Também pela avaliação dos recursos didáticos elaborados por nós, com professores e estudantes cegos. O estudo de caso ocorreu com a delimitação territorial para o município de Francisco Beltrão-PR, por ser este o lugar de vivência da pesquisadora e dos demais participantes, num total de 21 sujeitos, (cinco cegos e 16 videntes), que estudam ou trabalham em cinco instituições de ensino públicas urbanas do município: Colégio Estadual Mário de Andrade - Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal e Profissional; Colégio Estadual Beatriz Biavatti - Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; (Atual Cívico Militar); Escola Municipal Professor Pedro Algeri - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e; no Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), da UNIOESTE. Identificamos as contribuições das representações cartográficas táteis, para a leitura do lugar. Para tal foi organizada uma sequência didática de mapas táteis, que foi avaliada na metodologia de elaboração, de construção, de reprodução e da leitura desses mapas-base. Com os resultados obtidos e indicados pelos sujeitos, elaboramos mapas táteis do município de Francisco Beltrão, com o intuito de concretizar a proposta de apoio didático, para o estudo da categoria lugar com estudantes cegos. A este conjunto de mapas denominamos: “Do lugar ao mundo”, que foram lidos e avaliados por cinco sujeitos cegos e, posteriormente, reproduzidos na máquina de termoformagem do LaboratórioRETLEE, na UNIOESTE. Na sequência, estes mapas foram disponibilizados para as instituições de ensino, participantes na pesquisa. Seguimos cada vez mais confiantes na perspectiva da Cartografia Escolar Crítica, que na relação dialética, possibilita dialogar sobre os problemas e traz possibilidades para transformar o ensino na educação geográfica. As evidências confirmam que o ambiente escolar é um dos locais onde as adaptações precisam ser realizadas constantemente, tanto na estrutura física, quanto na didática. Defendemos a ideia de que os mapas táteis são recursos mediadores do conhecimento e permitem a compreensão de mundo aos cegos, desde que eles sejam orientados didaticamente e os sujeitos tenham oportunidades para a leitura tátil. A Cartografia Escolar, pela perspectiva Crítica, possibilita a compreensão dos conceitos geográficos. Cada uma das etapas metodológicas seguiu pela perspectiva de “como orientar” para que seja possível trabalhar com os mapas táteis. Uma vez que a compreensão da forma do município, do território desse lugar, depende de como os sujeitos cegos compreendem o espaço geográfico, o que se torna possível por meio das representações. Isto perpassa pelas relações sociais vivenciadas e pelas oportunidades experienciadas por eles. O ineditismo, desta pesquisa, está na proposta metodológica elaborada e avaliada como possibilidade para o estudo do lugar, do município, com estudantes cegos, por meio de mapas táteis que podem ser elaborados para cada um dos demais municípios. A cientificidade está no reconhecimento de que esta pesquisa não fica só no município estudado, perpassa os limites territoriais e oferece símbolos, simbologias e signos que poderão ser utilizados como linguagem universal para a elaboração de mapas táteis, a exemplo do que é referência no Brasil: o Instituto Benjamin Constant (IBC/RJ); o Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI/USP/SP); o Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE/UFSC/SC) e agora no Laboratório Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (RETLEE/UNIOESTE/PR).
Abstract: This dissertation was developed as a requirement for doctoral in the Graduation Program on Geography, of the Western Paraná State University (UNIOESTE), Francisco Beltrão Campus, in the Education and Teaching of Geography Line of Research. The research arose from studies developed in the Laboratory and Research Group Representations, Spaces, Times and Languages in Educational Experiences (RETLEE) and as a continuation of the master's thesis defended in 2016, with the title: “Cartographic language in teaching and learning Geography for blind students”. The main objective of this investigation was to analyze the understanding and importance of tactile maps, as mediating resources in the construction of geographic knowledge, with blind students. This purpose is justified due to the problems identified and experienced as a researcher and teacher of Geography, who has been working at school for eight years. Also through dialogues with teachers who work in Basic Education and Higher Education, whose daily reports reaffirm the difficulties in their experiences in teaching Geography, when they are working with blind students. They report the lack of tactile maps, especially in the study of the city. This text is permeated in references of Education and Geography, with the authors: Santos (2008, 2014a, 2014b, 2014c), Lacoste (2009), Callai (1995, 2010, 2017), Cavalcanti (2010, 2013, 2017), Francischett (2010, 2014), Loch (2008), Nogueira (2007, 2009), Nascimento et al. (2009), Vigotski (1997, 1998, 2009, 2017, 2022), among others. We worked based on Yin (2001), to support the methodological path of the investigation, with procedures that were materialized through diagnosis, with individual semi-structured interviews with teachers and students (blind and sighted). Also, through the evaluation of the didactic resources elaborated by us, with blind teachers and students. The case study took place with the territorial delimitation for the city of Francisco Beltrão-PR, as this is the place of experience of the researcher and the other participants, in a total of 21 subjects, (five blind and 16 sighted), who study or work in five urban public educational institutions of the city: Mário de Andrade State School – Elementary School (6th to 9th grade), High School and Trade School; Beatriz Biavatti State School – Elementary School (6th to 9th grade) and High School - (currently, Military Civic School); Professor Pedro Algeri Municipal School – Early Childhood Education and Elementary School (1st to 5th grade); Pedagogical Support Center for Assistance to People with Visual Impairments (CAP) and in the Institutional Program of Relative Actions to People with Special Needs (PEE), from UNIOESTE. We identified the contributions of tactile cartographic representations for the reading of the place. For that, a didactic sequence of tactile maps was organized, which was evaluated in the methodology of elaboration, construction, reproduction and reading of these base-maps. With the results obtained and indicated by the subjects, we elaborated tactile maps of the city of Francisco Beltrão, with the intention of implementing the didactic support proposal, for the study of the place category with blind students. We called this set of maps: “From the place to the world”, which were read and evaluated by five blind subjects and, later, reproduced in the thermoforming machine of the RETLEE Laboratory, at UNIOESTE. Then, these maps were made available to the educational institutions that were participating of the research. We are more and more confident in the Critical School Cartography perspective, which in the dialectic relationship, makes it possible to dialogue about the problems and brings possibilities to transform teaching in geographic education. The evidences confirm that the school environment is one of the places where adaptations need to be constantly made, both in the physical and in the didactics structure. We defend the idea that tactile maps are resources that mediate knowledge and allow the blind to understand the world, as long as they are didactically oriented and the subjects have opportunities for the tactile reading. School Cartography, through the Critical perspective, enables the understanding of geographic concepts. Each of the methodological stages followed the perspective of “how to guide” to make it possible working with tactile maps. As the understanding the shape of the city, the territory of this place, depends on how the blind subjects understand the geographic space, it becomes possible through the representations. This runs through the social relationships and the opportunities experienced by them. The originality of this research is in the methodological proposal, elaborated and evaluated as a possibility for the study of the place, of the city, with blind students, through tactile maps that can be elaborated for each of the other cities. The scientificity is in the recognition that this research is not limited to the studied city, it crosses territorial boundaries and offers symbols, symbologies and signs that can be used as a universal language for the elaboration of tactile maps, in the same way of what is a reference in Brazil: Benjamin Constant Institute (IBC/RJ); Laboratory of Teaching and Didactic Material (LEMADI/USP/SP); Laboratory of Tactile and School Cartography (LabTATE/UFSC/SC) and now in the Representations, Spaces, Times and Languages in Educational Experiences Laboratory (RETLEE/UNIOESTE/PR)
Keywords: Cartografia tátil
Estudantes cegos
Lugar
Mediação
Ensino de geografia inclusivo
Tactile cartography
Blind students
Place
Mediation
Inclusive geography teaching
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: TIBOLA, Maiara. Mapas táteis como mediadores pedagógicos no conhecimento do município. 2023. 293 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6872
Issue Date: 11-Apr-2023
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maiara Tibola 2023.pdf12.33 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.