Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMuller, Marineide Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8244568199994381por
dc.contributor.advisor1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee2Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee3Pasini, Juliana Fatima Serraglio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0755566438950766por
dc.date.accessioned2023-09-19T00:11:17Z-
dc.date.issued2023-08-17-
dc.identifier.citationMULLER, Marineide Aparecida. Programas PNAIC, ABC e Educa Juntos: Um olhar para a alfabetização. 2023. 131 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6800-
dc.description.resumoO movimento atual da alfabetização no Brasil vem se delineando por meio de significativas mudanças das políticas Públicas de Alfabetização ocorridas a partir daConstituição Federal de 1988. Em 2001 por meio da Lei Federal nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação, temos um cenário complexo, e, por vezes, contraditório em torno da alfabetização no Brasil. A meta de alfabetizar todas as crianças e modificar o quadro alarmante do analfabetismo no país não é recente. Contudo, Programas e políticas são objeto de críticas, pois apresentam divergências significativas e descontinuidade. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as convergências e divergências entre os programas: Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) e Educa Juntos. Pretende-se contribuir com análises e reflexões, auxiliando gestores e professores, possibilitando entender as finalidades dos Programas de Alfabetização no processo de ensino e de aprendizagem, permitindo realizar análises com senso crítico sobre as propostas de políticas públicas de alfabetização. O estudo demonstra que os Programas possuem especificidades que apontam para a falta de continuidade das ações, caracterizando políticas de governo em detrimento das políticas de estado.por
dc.description.abstractThe current literacy movement in Brazil has been shaped by significant changes in Public Literacy Policies since the Federal Constitution of 1988. In 2001, through Federal Law No. 10.172 of January 9, 2001, which approved the National Education Plan, a complex and sometimes contradictory scenario regarding literacy in Brazil emerged. The goal of educating all children and addressing the alarming illiteracy rate in the country is not recent. However, programs and policies have been subject to criticism due to significant divergences and discontinuity.This research aims to analyze the convergences and divergences among the following programs: "Programa de Alfabetização na Idade Certa" (PNAIC), "Alfabetização Baseada na Ciência" (ABC), and "Educa Juntos." The study aims to contribute with analyses and reflections, assisting administrators and teachers in comprehending the purposes of Literacy Programs in the teaching and learning process, enabling critical analyses of public literacy policy proposals. The study demonstrates that the programs have specificities that indicate a lack of continuity in actions, characterizing them as government policies rather than state policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2023-09-19T00:11:17Z No. of bitstreams: 2 Marineide Aparecida Muller.pdf: 2703027 bytes, checksum: 8304a78db6a6cba7ab677589bd536ea2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-19T00:11:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marineide Aparecida Muller.pdf: 2703027 bytes, checksum: 8304a78db6a6cba7ab677589bd536ea2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-08-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProgramas de alfabetizaçãopor
dc.subjectAlfabetização e letramentopor
dc.subjectPolíticas públicas de alfabetizaçãopor
dc.subjectLiteracy programseng
dc.subjectLiteracy and literacyeng
dc.subjectPublic literacy policieseng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpor
dc.titleProgramas PNAIC, ABC e Educa Juntos: Um olhar para a alfabetizaçãopor
dc.title.alternativePNAIC, ABC and Educa Together Programs: A Look at Literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marineide Aparecida Muller.pdf2.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons