Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMazacotte, Roberto Bernal-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210208527101445por
dc.contributor.advisor1Góes, Eliane Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1809592930661784por
dc.contributor.referee1Amanto, Laura-
dc.contributor.referee2Lunardelli, Mariangela Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885114354058788por
dc.contributor.referee3Bonzedan, Andreia Nakamura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661846112727279por
dc.date.accessioned2023-09-15T13:53:17Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.citationMazacotte, Roberto Bernal. A formação continuada e o tradutor intérprete de libras/português no contexto educacional do Paraná. 2021. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6795-
dc.description.resumoAo se falar em educação de surdos é muito comum que a primeira imagem que venha a cabeça seja a da figura do Tradutor Intérprete de Libras/Português – TILS em uma sala de aula. No Brasil, atualmente a área que mais demanda a atividade do TILS é o contexto escolar de ensino, no caso as escolas inclusivas. Os TILS têm um histórico recente de formação inicial formal, uma boa parcela dos TILS em atividade teve seus percursos formativos de forma empírica, nos mais diversos contextos de atuação. A formação continuada destinada aos profissionais da educação é prevista em lei e é dever do Estado. Assumida a formação continuada como local privilegiado para a construção e divulgação dos saberes, essa pesquisa se ocupa da seguinte pergunta: Qual a representação os TILS do contexto educacional têm sobre seu trabalho em relação à formação continuada que recebem por parte da Secretaria da Educação e do Esporte – SEED-PR? Na perspectiva de ampliar o entendimento sobre essa questão, tratou-se como objetivo: compreender a representação que os profissionais TILS da educação tem de sua atuação diante da formação continuada ofertada pela SEED-PR, bem como caracterizar histórica e politicamente a inserção dos TILS nas escolas públicas paranaenses e discutir a formação continuada como possível caminho para o avanço da qualidade do ensino aos surdos paranaenses. A pesquisa está inscrita no campo teórico dos Estudos Surdos, surgido nos movimentos surdos organizados e no meio da intelectualidade influenciada pela perspectiva teórica dos Estudos Culturais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza básica, exploratória, com duas propostas procedimentais: análise documental e pesquisa de campo. A pesquisa desenvolvida está organizada em quatro capítulos fundamentais, o primeiro trata dos aspectos metodológicos, o segundo realiza uma apresentação histórica da educação de surdos, o terceiro se concentra na discussão da formação continuada e o quarto capítulo traz os TILS que atuam no contexto da educação paranaense através de um breve relato teórico e histórico e da análise dos dados gerados na pesquisa de campo. A educação de surdos se faz alvo de debate e de necessária formação continuada para os TILS e seus outros atores, é uma demanda coletiva pois carrega consigo a própria compreensão de quem é o TILS, a escola e a sua organização para o efetivo ensino.por
dc.description.abstractWhen talking about formal education for the deaf, it is very common that the first image that comes to mind is the figure of the Libra/Portuguese Interpreter Translator - TILS. In Brazil, currently the area that most demands the activity of TILS is the school context of teaching, in this case inclusive schools. The TILS have a recent history as a basis for their initial training, a good portion of the TILS in activity had their training paths empirically, in the most diverse contexts of activity. The continuing training for education professionals is provided in law and a duty of the state. Assuming the continuing education as a privileged place for the construction and dissemination of knowledge, this research deals with the following question: What is the representation of the TILS in the educational context about their work in relation to the continuing education they receive from the Department of Education and Sport – SEED-PR? In an attempt to broaden the understanding of this issue, this research aimed to comprise the representation that TILS education professionals have of their role in the continuing education offered by SEED-PR, as well as to characterize historically and politically the insertion of TILS in public schools of Paraná and discuss continuing education as a possible way to advance the quality of education for deaf people in Paraná. This research is inscribed in the theoretical field of Deaf Studies that emerged in organized deaf movements and in the midst of intellectuality influenced by the theoretical perspective of Cultural Studies. This is a study with a qualitative approach, of a basic, exploratory nature, with two procedural proposals: document analysis and field research. The research developed was organized into four fundamentals chapters, the first dealing with methodological aspects, the second presents a historical presentation of deaf education, the third focuses on the discussion of continuing education and the fourth and last chapter brings the TILS that work in the context of education in Paraná through a brief theoretical and historical report and analysis of data generated in field research. Deaf education is the subject of debate and necessary continuing education for TILS and its other actors, it is a collective demand because it carries with it the understanding of who TILS is, the school and its organization for effective teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-09-15T13:53:17Z No. of bitstreams: 2 Roberto_Bernal_Mazacotte_2021.pdf: 3430388 bytes, checksum: 8a6465fd7d613ada9b0c2d1a71d33424 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-15T13:53:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Roberto_Bernal_Mazacotte_2021.pdf: 3430388 bytes, checksum: 8a6465fd7d613ada9b0c2d1a71d33424 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTradutores Intérpretes de Libras/Português (TILS)por
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectParanápor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectLibras/Portuguese Interpreting Translators (TILS)eng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectParanáeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA formação continuada e o tradutor intérprete de libras/português no contexto educacional do Paranápor
dc.title.alternativeContinuing education and the interpreter of libras/portuguese translator in the educational context of Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberto_Bernal_Mazacotte_2021.pdfDocumento principal3.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons