Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6788
Tipo do documento: Dissertação
Title: As categorias tempo e espaço: aspectos históricos, teóricos e epistemológicos
Other Titles: The categories of time and space: historical, theoretical and epistemological aspects
Autor: Silva, Elisiane 
Primeiro orientador: Favoreto, Aparecida
Primeiro membro da banca: Silva, João Carlos da
Segundo membro da banca: Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Terceiro membro da banca: Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva
Resumo: O tempo e o espaço constituem importantes categorias para a compreensão da História. Dessa forma, estabelecem, também, pressupostos teóricos para se pensar o ensino de História. No entanto, em que pese a importância dessas categorias no entendimento da vida social, pode-se afirmar que, no ensino, elas não têm recebido uma reflexão mais aprofundada, devido à complexidade e às interpretações profusas que recaem sobre elas. Considerando a necessidade de pensar um ensino que promova o desenvolvimento do pensamento histórico – e, indubitavelmente, da consciência histórica –, questionou se: as categorias tempo e espaço são tratadas como conteúdo ou metodologia nos documentos oficiais que orientam o ensino de História? Diante desse problema e partindo da hipótese de que as categorias tempo e espaço estão vinculadas a uma perspectiva epistemológica, organizou-se a presente investigação com o objetivo de compreender o significado histórico e teórico das categorias tempo e espaço, de modo a contribuir para o debate sobre os processos de ensino e de aprendizagem em História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para responder ao problema e alcançar o objetivo, definiu-se, como metodologia para esta pesquisa, a realização de estudos bibliográficos e documentais. Para abordar os aspectos historiográficos do tempo e do espaço, os estudos bibliográficos se respaldam em pensadores considerados clássicos da História da humanidade: Durkheim, Bloch, Braudel, Lefebvre, Le Goff e Harvey. No que se refere ao ensino de História, fundamentando-se nas reflexões de Bittencourt, Nadai, Rüsen, Siman e Schmidt, analisou-se a importância do tempo e do espaço como categorias centrais da consciência histórica. Os estudos documentais se pautam nos documentos curriculares orientadores dos sistemas educacionais a níveis nacional, estadual e municipal, como: Base Nacional Comum Curricular (2017); Referencial Curricular do Paraná (2018); e Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (2020), para identificar se as categorias tempo e espaço são tratadas como conteúdo, método ou epistemologia. Com suporte nos estudiosos da História e do ensino de História, analisou-se que as categorias tempo e espaço nas três propostas curriculares são abordadas de forma diferenciada. Apesar das diferenças, as abordagens priorizam o conteúdo, com exceção do Currículo de Cascavel, o qual, ao discutir a metodologia do ensino, apresenta uma articulação entre o conteúdo e a metodologia, expressando ser essa questão um problema referente à epistemologia da História.
Abstract: Time and space are important categories for understanding history. In this way, they also establish theoretical assumptions for thinking about History teaching. However, despite the importance of these categories in understanding social life, it can be said that, in teaching, they have not received a more in-depth reflection, due to the complexity and profuse interpretations that fall upon them. Considering the need to think about teaching that promotes the development of historical thinking – and, undoubtedly, historical awareness – we asked ourselves: are the categories of time and space treated as content or methodology in the official documents that guide the teaching of History? Faced with this problem and based on the hypothesis that the categories of time and space are linked to an epistemological perspective, this investigation was organized with the aim of understanding the historical and theoretical significance of the categories of time and space, in order to contribute to the debate on the processes of teaching and learning History in the early years of elementary school. In order to answer the problem and achieve the objective, the methodology for this research was defined as bibliographical and documentary studies. In order to approach the historiographical aspects of time and space, the bibliographical studies are based on thinkers considered classics in human history: Durkheim, Bloch, Braudel, Lefebvre, Le Goff and Harvey. With regard to the teaching of history, based on the reflections of Bittencourt, Nadai, Rüsen, Siman and Schmidt, the importance of time and space as centrais categories of historical consciousness was analyzed. The documentary studies are based on the guiding curricular documents of the educational systems at national, state and municipal levels, such as: the National Common Curricular Base (2017); the Paraná Curriculum Framework (2018); and the Curriculum for the Cascavel Municipal Public Education Network (2020), to identify whether the categories of time and space are treated as content, method or epistemology. With the support of scholars of history and history teaching, it was analyzed that the categories of time and space in the three curricular proposals are approached differently. Despite the differences, the approaches prioritize content, with the exception of the Cascavel Curriculum, which, when discussing teaching methodology, presents an articulation between content and methodology, expressing that this issue is a problem relating to the epistemology of History.
Keywords: Tempo
Espaço
Ensino de História
Currículo Escolar e Epistemologia da História
Time
Space
History Teaching
School Curriculum and History Epistemology
CNPq areas: SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Silva, Elisiane. As categorias tempo e espaço: aspectos históricos, teóricos e epistemológicos. 2023. 143 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6788
Issue Date: 17-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisiane Silva.pdf8.4 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons