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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6773
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação continuada de professores e professoras: uma construção coletiva das escolas do campo de Itapejara D’Oeste, PR- 2017-2022
Other Titles: Continued education of teachers: a collective construction of the field schools of the Itapejara D´Oeste, PR
Autor: Bussolaro, Silvia Christina Copatti 
Primeiro orientador: Bonamigo, Carlos Antonio
Primeiro membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Segundo membro da banca: Ghedini, Cecilia Maria
Terceiro membro da banca: Antonio, Clésio Acilino
Quarto membro da banca: Bernartt, Maria de Lourdes
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Francisco Beltrão e também aos estudos realizados no Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares (GEFHEMP) da mesma instituição. Com aporte teórico do método do materialismo histórico-dialético, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de formação continuada de professores e professoras das escolas do campo do município de Itapejara D´Oeste – PR, participantes do projeto de extensão da Unioeste, em parceria com a Assesoar - 2017-2022. A partir de uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com os integrantes da formação continuada das escolas do campo do município, além de um estudo bibliográfico e documental, buscou-se compreender as potencialidades e os limites dessa formação continuada e o quanto ela foi ou não, capaz de fortalecer as escolas do campo no enfrentamento de ameaças de fechamento ocorridas nos últimos anos, bem como na formação dos professores e professoras a fim de realizarem um trabalho pautado nos fundamentos, concepções e matrizes formativas da Educação do Campo. Apontou-se como resultado, potencialidades que envolvem o fortalecimento das escolas contra as ameaças de fechamento, uma aproximação maior dos/as professores/as com a escola e com a Modalidade da Educação do Campo, uma formaçãoque despertou um processo reflexivo nos professores e professoras, passando estes a serem participantes ativos de um processo formativo que foi construído coletivamente, incidindo qualitativamente na construção subjetiva de seus participantes, com o apoio de entidades que defendem a Educação do Campo há bastante tempo, superando dessa forma os modelos tradicionais de formação continuada que chegam prontos às escolas. Algumas determinações que limitam o processo também foram identificadas como a alta rotatividade de professores/as nas escolas, a falta de tempo para dedicar-se a formação, a luta em defesa das escolas, entre outras.
Abstract: This study is linked to the line of research Society, Knowledge and Education of the Post-Graduate Program in Education - Master’s Degree - of the Western Paraná State University - Unioeste, campus of Francisco Beltrão and also to the studies carried out in the Research Group and Studies in Human Formation, Education and Social Movements (GEFHEMP) of the same institution. With theoretical support of the method of historical-dialectical materialism, this research aims to analyze the process of continued education of teachers from field schools in the county of Itapejara D´Oeste – PR, participants in the Unioeste extension project, in partnership with Assesoar - 2017-2022. From a qualitative approach, through semi-structured interviews with the members of the continued education of field schools in the county, in addition to a bibliographic and documentary study, we sought to understand the potential and limits of this continued education and how much it was or was not able to strengthen field schools in the face of threats of closure that have occurred in recent years, as well as in the formation of teachers in order to carry out a work based on the foundations, conceptions and formative matrices of Field Education. As a result, potentialities involving the strengthening of schools against the threats of closure were pointed out, a greater approximation of teachers with the school and with the Field Education Modality, a formation that awakened a reflexive process in teachers, becoming active participants in a formation process that wasbuilt collectively, qualitatively focusing on the subjective construction of its participants, with the support of entities that defend Field Education for a long time, thus overcoming the traditional models of continued education that arrive ready to schools. Some determinations that limit the process were also identified as the high turnover of teachers in schools, the lack of time to dedicate to formation, the struggle in defense of schools, among others.
Keywords: Educação
Educação do campo
Formação continuada de professores
Itapejara D´Oeste
Education
Field education
Continued formation of teachers
Itapejara D´Oeste
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: BUSSOLARO, Silvia Christina Copatti. Formação continuada de professores e professoras: uma construção coletiva das escolas do campo de Itapejara D’Oeste, PR- 2017-2022. 2023. 359 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6773
Issue Date: 14-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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