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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6772
Tipo do documento: Dissertação
Title: Permanências e mudanças da educação rural e da educação campo no município de Salto do Lontra: 1998 a 2022
Other Titles: Permanencies and changes in ruraleducation and field education in the county of Salto do Lontra: 1998 to 2022
Autor: Wessling, Elizangela 
Primeiro orientador: Bonamigo, Carlos Antonio
Primeiro membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Segundo membro da banca: Cattelan , Carla
Terceiro membro da banca: Ghedini, Cecilia Maria
Quarto membro da banca: Dickmann, Ivo
Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Discute questões relacionadas à Educação do Campo, a qual procura efetivar direitos fundamentais aos sujeitos que vivem no/do campo por meio de uma educação de qualidade que garanta a apropriação dos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, possibilitando a interpretação e a intervenção na realidade, levando-se em conta o campo como espaço que produz cultura e conhecimento. Sabe-se que, historicamente, esse direito foi negado aos camponeses, visto que, muitas escolas, até hoje, ainda não superaram as práticas escolares da “velha” Educação Rural. Por isso, esta investigação buscou analisar as permanências e mudanças da Educação Rural e da Educação do Campo no município de Salto do Lontra/PR entre os anos de 1998 a 2022. Para responder à questão central da pesquisa, o trabalho foi dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo discute a história da Educação Rural e da Educação do Campo no Brasil de 1889 a 2022 em suas notas determinantes. O segundo capítulo buscou analisar a Educação Rural e a Educação do Campo no Paraná, no Sudoeste e em Salto do Lontra. O terceiro capítulo procurou examinar as políticas públicas de 1998 a 2022 e a possibilidade de superação da Educação Rural pela Educação do Campo. E o quarto, e último capítulo, teve como objetivo identificar e analisar as permanências e mudanças na Educação Rural e na Educação do Campo no municípiode Salto do Lontra entre os anos de 1998 a 2022. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as equipes pedagógicas das escolas públicas do campo municipais e estaduais. Analisou-se os documentos do processo de fechamento e nucleação das escolas rurais, os Planos Municipais de Educação de 2007 e 2015, como também, estudouse os Projetos Políticos Pedagógicos das oito escolas públicas do campo que atendiam os estudantes, em 2022. Com os documentos analisados constatou-se que, na década de 1980, havia em Salto do Lontra 58 escolas rurais. Nessa época, a maioria das comunidades do município possuíam uma escola. Entretanto, especialmente, a partir da década de 1990, ocorreu o fechamento e nucleação de várias escolas, sendo os estudantes neste período transferidos para outra escola pública rural/do campo. Com o Plano Municipal de Educação de 2015 foi possível verificar que em Salto do Lontra existe tanto a presença das escolas rurais quanto das escolas do campo, uma vez que, o documento apresenta metas para essas duas concepções de escolas. De forma geral, confirma-se, portanto, a hipótese da pesquisa, de que há em Salto do Lontra permanências e mudanças na Educação Rural e na Educação do Campo. Com esta pesquisa, constatou-se que, existe em Salto do Lontra uma relação dialética entre as permanências da Educação Rural e as mudanças da Educação do Campo, pois, o movimento histórico que as envolvem se entrelaçam.
Abstract: This thesis is linked to the research line Society, Knowledge and Education of the Stricto Sensu Post-Graduate Program in Education, master’s level of the Western Paraná State University – Unioeste, Campus of Francisco Beltrão. It discusses issues related to Field Education, which aim to actualize fundamental rights to subjects living in/of the rural area through a quality education that guarantees the appropriation of scientific, philosophical and artistic knowledge, enabling interpretation and intervention in reality, taking into account the rural area as a space that produces culture and knowledge. It is known that, historically, this right has been denied to peasants, since many schools, until today, have not yet surpassed the school practices of the “old” Rural Education. Therefore, this investigation sought to analyze the permanence and changes of Rural Education and Field Education in the county of Salto do Lontra/PR between the years 1998 to 2022. To answer the central question of the research, the work was divided into four chapters. The first chapter discusses the history of Rural Education and Field Education in Brazil from 1889 to 2022 in its determining notes. The second chapter sought to analyze Rural Education and Field Education in Paraná, in the Southwest and in Salto do Lontra. The third chapter sought to examine public policies from 1998 to 2022 and the possibility of overcoming Rural Education by Field Education. And the fourth, and last chapter, aimed to identify and analyze the permanence and changes in Rural Education and Field Education in the county of Salto do Lontrabetween the years 1998 to 2022. For the development of the work, a qualitative research was carried out, in which semi-structured interviews were conducted with the pedagogical teams of primary and secondary public field schools. The documents of the closure and nucleation process of rural schools, the Municipal Education Plans of 2007 and 2015 were analyzed, as well as the Pedagogical Political Projects of the eight public field schools that attended students in 2022. With the documents analyzed, it was found that, in the 1980s, there were 58 rural schools in Salto do Lontra. At that time, most of the communities in the county had a school. However, especially since the 1990s, there has been the closure and nucleation of several schools, with students being transferred to another public rural/field school during this period. With the Municipal Education Plan of 2015, it was possible to verify that in Salto do Lontra there is both the presence of rural schools and field schools, since the document presents goals for these two conceptions of schools. In general, therefore, the hypothesis of the research is confirmed, that there are permanences and changes in Rural Education and Field Education in Salto do Lontra. With this research, it was found that in Salto do Lontra there is a dialectical relationship between the permanence of Rural Education and the changes in Field Education, because the historical movement that involves them intertwines.
Keywords: Educação
Educação rural
Educação do campo
Salto do Lontra
Education
Rural education
Field education
Salto do Lontra
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: WESSLING, Elizangela. Permanências e mudanças da educação rural e da educação campo no município de Salto do Lontra: 1998 a 2022. 2023. 403 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6772
Issue Date: 16-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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