Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Maura Sandra da Silva do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143609356338149por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Sousa, Joceli de Fátima Arruda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4461788798381505por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Luciana Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962893874160503por
dc.date.accessioned2023-07-28T11:28:14Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.identifier.citationNascimento, Maura Sandra da Silva do. Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Foz do Iguaçu: a resistência contra o fechamento do curso de magistério (1997-2004). 2022. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6743-
dc.description.resumoO Programa de Expansão do Ensino Médio no Paraná (PROEM), resultado de acordo entre governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), previu a reformulação do Ensino Médio por meio do fechamento de todos os cursos técnicos, acarretando na proposta de fechamento do Curso de Magistério do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Este trabalho resgata aspectos históricos do movimento de resistência ao fechamento do curso, que se iniciou entre trabalhadores da educação e comunidade escolar. Dado o sucesso do movimento de resistência, o Colégio Estadual Barão do Rio Branco não deixou de contribuir para a formação de parte da população da cidade de Foz do Iguaçu, tornando-se a única escola da educação básica da cidade a ofertar o Curso de Formação de Docentes. A pesquisa investiga como se deu o processo de resistência ao fechamento do magistério do Colégio Estadual Barão do Rio Branco entre 1997 e 2004. Para isso, discute as políticas educacionais e apresenta entrevistas com docentes que fizeram parte do movimento de resistência. A concepção teórica e metodológica adotada é o materialismo dialético, a partir das seguintes categorias: historicidade, gestão democrática e ação de resistência. Conclui-se que os fatores fundamentais para que o movimento de resistência ao fechamento do curso tivesse êxito foram: a relação do colégio com universidade e sindicato, a formação crítica, o conhecimento sobre legislação, a participação da comunidade escolar e a gestão democrática.por
dc.description.abstractThe High School Expansion Program in Paraná (PROEM), the result of an agreement between the State government and the Inter-American Development Bank (IDB), provided for the reformulation of High School through the closing of all technical courses, resulting in the proposal to close of the Teaching Course of the State College Barão do Rio Branco. This work rescues the history of the resistance movement to the closing of the course, which began among education workers and the school community. Given the success of the resistance movement, Colégio Estadual Barão do Rio Branco did not fail to contribute to the training of part of the population of the city of Foz do Iguaçu, becoming the only school of basic education in the city to offer the Training Course of Teachers. The research investigates how the process of resistance to the closing of the teaching staff of Colégio Estadual Barão do Rio Branco took place between 1997 and 2004. For this, it discusses educational policies and presents interviews with teachers who were part of the resistance movement. The theoretical and methodological conception adopted is dialectical materialism, based on the following categories: historicity, democratic management and resistance action. It is concluded that the fundamental factors for the movement of resistance to the closing of the course to be successful were: the relationship between the school and the university and union, critical training, knowledge about legislation, the participation of the school community and democratic management.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-07-28T11:28:14Z No. of bitstreams: 2 Maura_Sandra_da_Silva_do_Nascimento_2022.pdf: 1028526 bytes, checksum: 1a00778691c0e30d99566f22c1f112d5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-28T11:28:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maura_Sandra_da_Silva_do_Nascimento_2022.pdf: 1028526 bytes, checksum: 1a00778691c0e30d99566f22c1f112d5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPROEMpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectPROEMeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectResistance actioneng
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.titleColégio Estadual Barão do Rio Branco de Foz do Iguaçu: a resistência contra o fechamento do curso de magistério (1997-2004)por
dc.title.alternativeTeaching at colégio estadual Barão do Rio Branco in Foz do Iguaçu: resistance against course closureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maura_Sandra_da_Silva_do_Nascimento_2022.pdfDocumento principal1 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons