Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTramontin, Cheila Soethe-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7912658662949714por
dc.contributor.advisor1Malanchen, Julia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee1Sousa, Joceli de Fátima Arruda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4461788798381505por
dc.contributor.referee2Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee3Farias, Adriana Medeiros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773390467001092por
dc.date.accessioned2023-07-26T14:35:27Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationTramontin, Cheila Soethe. Formação continuada dos diretores (gestores escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná (2019-2022): implicações e perspectivas para uma educação crítica e emancipadora. 2023. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6738-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo e análise as diretrizes políticopedagógicas da formação çontinuada dos Diretores (Gestores Escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná, no recorte temporal da Gestão 2019-2022, sob o manto da Nova Gestão Pública (NGP) – gestão gerencialista, adotada no Plano de Governo desse período. Percebe-se que esse modelo de gestão define os objetivos presentes na formação continuada dos Diretores (Gestores Escolares) e exerce as medidas e sua materialização nas escolas. A pesquisa é de caráter social, com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, tendo os pressupostos metodológicos do materialismo histórico-dialético. Serão consideradas a Reforma do Aparelho do Estado Brasileiro da década de 1990 que estabelece as diretrizes para a administração pública; o Plano de Governo - Gestão 2019-2022; documentos legais nacionais e estaduais que amparam as formações continuadas aos profissionais da educação e da gestão escolar; Programa de Formação Continuada dos Diretores (Gestores Escolares) desse período, Notas, Cartas, Boletins Informativos das Associações, Representantes dos Professores e Funcionários do Estado do Paraná; Universidades e Fóruns. Apresentar-se-á a sua materialização por meio dos programas e projetos implementados pela Secretaria na escola, os instrumentos de controle do trabalho do diretor e docente, e a padronização do processo de ensino e aprendizagem. A priori, o governo, a Secretaria de Estado da Educação delineia a gestão escolar no modelo gerencialista, e passa a atender aos interesses do setor privado na educação pública paranaense. Com referência nos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, busca-se apontar possíveis elementos de uma formação continuada aos Diretores (Gestores Escolares) na concepção da gestão democrática para uma educação crítica e emancipadora.por
dc.description.abstractThe present research has as its object of study and analysis the political-pedagogical guidelines of the continuing education of Directors (School Managers) of the state public network of basic education in Paraná, in the time frame of the 2019-2022 Management, under the mantle of New Public Management (NGP) – managerial management, adopted in the Government Plan of that period, it is clear that this management model defines the objectives present in the continuing education of Directors (School Managers) and exercises the measures and their materialization in schools. The research is of a social nature, with a qualitative, bibliographical and documental approach, having the methodological assumptions of historical-dialectical materialism. The Government Plan - Management 2019-2022; national and state legal documents that support continuing education for education professionals and school management; Continuing Education Program for Directors (School Managers) of this period, Notes, Letter, Newsletters of Associations, Representatives of Teachers and Employees of the State of Paraná; Universities; Forums. Its materialization will be presented through the programs and projects implemented by the Secretariat in the school, the instruments of control of the director's and teacher's work, and the standardization of the teaching and learning process. A priori, the government, through the Department of Education, outlines school management in the managerial model, and starts to meet the interests of the private sector in public education in Paraná. With reference to the theoretical foundations of HistoricalCritical Pedagogy, the aim is to point out possible elements of continued education for Directors (School Managers) in the conception of democratic management for a critical and emancipating education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-07-26T14:35:27Z No. of bitstreams: 2 Cheila_Soethe_Tramontin_2023.pdf: 1409575 bytes, checksum: 5d7dc93094ac80c4812a78efbd1ef773 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T14:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Cheila_Soethe_Tramontin_2023.pdf: 1409575 bytes, checksum: 5d7dc93094ac80c4812a78efbd1ef773 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectRede pública estadual do Paranápor
dc.subjectGestão escolar gerencialista e democráticapor
dc.subjectPedagogia Histórico-críticapor
dc.subjectContinuing education.eng
dc.subjectState public network of Paranáeng
dc.subjectManagerial and democratic school managementeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.titleFormação continuada dos diretores (gestores escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná (2019-2022): implicações e perspectivas para uma educação crítica e emancipadorapor
dc.title.alternativeContinuing education of directors (school managers) of the state public network of basic in Paraná (2019-222): implications and perspetives for a critical education and emancipatoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cheila_Soethe_Tramontin_2023.pdfDocumento principal1.38 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons