Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6705
Tipo do documento: Dissertação
Title: Onde dói professor? percepção de doença, qualidade de vida e dor em professores universitários
Other Titles: WHERE IT HURTS PROFESSOR? PERCEPTION OF ILLNESS, QUALITY OF LIFE AND PAIN IN UNIVERSITY PROFESSORS
Autor: Werner, Polyane Christina Ghiggi 
Primeiro orientador: Schröder, Tânia Maria Rechia
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Segundo membro da banca: Szymanski, Maria Lidia Sica
Resumo: Esta pesquisa realizou um estudo sobre a percepção de doença, qualidade de vida e dor em professores universitários. Com o olhar voltado à prevalência de dor, o objetivo deste trabalho efetivou-se com intuito de identificar se a dor se torna crônica, bem como para descrever os principais prejuízos presentes em professores que apresentam a dor crônica e verificar se os prejuízos têm associação com as diferentes fases do estresse laboral e as interferências nas condições do trabalho de docentes do ensino superior de duas instituições de uma cidade no Oeste do Paraná, sendo elas uma particular e a outra pública. A pesquisa, de abordagem interdisciplinar, tem como base os estudos do campo da educação, psicologia e da saúde no que se refere aos conceitos de relações de qualidade de vida, dor e trabalho docente. O estudo foi realizado em dois momentos: pesquisa bibliográfica, que trata da análise de autores que estudam a temática; e o estudo descritivo, que objetiva descrever as características de uma população. A abordagem metodológica esteve baseada em estudiosos atuais, apoiados em dissertações, teses e periódicos, bem como no debate entre percepção de doença de autores como Zaragoza (1999) e Silvany-Neto et al. (2000); para discutir qualidade de vida alinhada ao trabalho, trouxemos os autores Codo (2002), Martinez (2003), Assunção (2003, 2007), Gasparini e Barreto (2005) e, por fim, para corroborar a discussão de dor vinculada à dor crônica, apresentamos os autores Perissinoti e Sardá Junior (2019), Le Breton (2013), Van Der Kolk (2020) e Angerami (2012). Com esta pesquisa, foi possível verificar como se encontra a percepção de doença, qualidade de vida e dor dos docentes universitários, além de ser possível analisar e identificar se as dores se tornaram crônicas ou não, devido à condição laboral e emocional. Obteve-se, como resultado, o demonstrativo de que 25% dos docentes participantes afirmaram que sentimentos de tristeza ou depressão interferem extremamente no seu dia a dia, evidenciando, assim, que há o desgaste emocional ocasionado pelo trabalho. Os resultados também demonstraram que cerca de 43% dos docentes se sentem extremamente incomodados pelo cansaço e 35% dizem estar pouco satisfeitos com o seu sono, o que evidencia, assim, como o trabalho docente é desgastante. E, para evidenciar ainda mais a sobrecarga de trabalho, 43% dos docentes dizem ter poucas oportunidades de atividades de lazer e 45% dos docentes afirmaram ser pouco capazes de relaxar. Além disso, 39% dos docentes dizem estar pouco satisfeitos com a sua qualidade de vida, demonstrando a necessidade urgente de melhora. Para contribuir com os dados coletados, a literatura explanou sobre como está a sobrecarga de trabalho docente e como isso afeta diretamente a saúde física e emocional, principalmente a qualidade de vida dos professores, bem como precisa de atenção para que sejam realizados processos de intervenção para contribuir com a melhoria das condições de trabalho docente.
Abstract: This research carried out a study on the perception of illness, quality of life and pain in university professors. With a focus on the prevalence of pain, the objective of this study was to identify whether pain becomes chronic, describe the main impairments present in teachers who have chronic pain and verify whether the impairments are associated with the different phases of work stress and interferences in the working conditions of higher education professors from two institutions in a city in western Paraná, one private and the other public. The research, with an interdisciplinary approach, is based on studies in the field of education, psychology and health with regard to the concepts of relationships between quality of life, pain and teaching work. The study was carried out in two moments: bibliographical research, which deals with the analysis of authors who study the theme; and the descriptive study, which aims to describe the characteristics of a population. The methodological approach was based on current scholars, supported by dissertations, theses and journals; in the debate between perception of illness by authors such as Zaragoza (1999) and Silvany-Neto et al. (2000); to discuss quality of life aligned with work, we brought the authors Codo (2002), Martinez (2003), Assunção (2003, 2007), Gasparini and Barreto (2005) and, finally, to corroborate the discussion of pain linked to chronic pain , we present the authors Perissinoti and Sardá Junior (2019), Le Breton (2013), Van Der Kolk (2020) and Angerami (2012). With this research, it was possible to verify how the perception of illness, quality of life and pain of university professors is, in addition to being possible to analyze and identify whether the pain has become chronic or not, due to the work and emotional condition. As a result, 25% of the participating teachers stated that feelings of sadness or depression interfere extremely in their daily lives, thus showing that there is emotional exhaustion caused by work. The results also showed that around 43% of teachers feel extremely uncomfortable due to tiredness and 35% say they are not very satisfied with their sleep, thus demonstrating how exhausting teaching work is. And to further highlight the work overload, 43% of teachers say they have few opportunities for leisure activities and 45% of teachers said they were little able to relax. In addition, 39% of teachers say they are not satisfied with their quality of life, demonstrating the urgent need for improvement. To contribute to the collected data, the literature explained how the teaching work overload is and how this directly affects physical and emotional health, especially the quality of life of teachers and how attention is needed so that intervention processes are carried out to contribute to the improvement of teaching working conditions.
Keywords: Trabalho docente
Percepção de doença
Qualidade de vida
Dor crônica
Teaching work
Illness perception
Quality of life
Chronic pain
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Werner, Polyane Christina Ghiggi. Onde dói professor? percepção de doença, qualidade de vida e dor em professores universitários. 2023. 123 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6705
Issue Date: 7-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Polyane_Werner.2023.pdfArquivo completo1.58 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons