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Tipo do documento: Tese
Title: O uso da plataforma Google classroom na prática de ensino dos professores de Geografia do Sudoeste do Paraná no período da pandemia da Covid-19.
Other Titles: The use of the Google classroom platform in the teaching practice of Geography teachers in the Southwest of Paraná during the Covid-19 pandemic.
Autor: Vanz, Gerson 
Primeiro orientador: Leme , Rosana Cristina Biral
Primeiro membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Segundo membro da banca: Francischett , Mafalda Nesi
Terceiro membro da banca: Sampaio, Fernando dos Santos
Quarto membro da banca: Tomazoni , Julio Caetano
Quinto membro da banca: Santos , Wanda Terezinha Pacheco dos
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tomam espaços cada vez mais significativos no cotidiano escolar e alteram as relações entre as pessoas, sobretudo, no que se refere ao acesso da informação e sua relação para a construção de conhecimento. Trazem, dessa forma, desafios pedagógicos e metodológicos ao professor. Diferentes tecnologias se aplicam à construção do conhecimento escolar e se somam às TICs. São evidenciados, nesse contexto, a contribuição das Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento (TACs) e as Tecnologias de Empoderamento e Participação (TEPs) na promoção de mudanças significativas na formação e emancipação dos sujeitos. O objetivo principal desta pesquisa é analisar como os professores de Geografia do Sudoeste do Paraná fizeram uso da plataforma Google Classroom enquanto tecnologia de ensino durante o período da pandemia da COVID-19, bem como, analisar a existência de processo formativo continuado ao professor da rede estadual de ensino para trabalhar com aplicativos e outras mídias digitais na escola, principalmente a plataforma Google Classroom. A abordagem teórica é apresentada a partir de autores que trabalham com o tema iniciando com as contribuições de Gama (1986) e Vieira Pinto (2005), sobre os conceitos de técnica e tecnologia; Feenberg (2013) acerca da filosofia da tecnologia; Lévy (1999), que evidencia as especificidades e relações entre o hipertexto e a informação, espaço do saber e o conhecimento; Kenski (2012), que conceitua e discute as TICs do mesmo modo em que Capella (2012) aborda as TACs e os autores Freire e Shor (1986) discorrem a respeito das TEPs. Os documentos da Seed/PR (2010, 2014, 2021) sobre o Ensino a Distância e Diretrizes para o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação foram importantes fontes para pesquisa bibliográfica e obtenção de dados. Destaca-se nesse enquadramento: Brandalise (2019); Beline (2006); Cantini (2008); Coelho e Pretto (2014); Menezes (2021); Oliveira (1997); Tavares (2021) e Tono (2003), que contribuíram fomentando as discussões sobre a implementação de políticas públicas para uso das tecnologias no âmbito federal e estadual. A obtenção dos dados de campo se deu por meio da aplicação de questionário fechado contendo dez questões respondidas por 177 professores dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. O intento desta pesquisa é contribuir com o debate sobre a inserção das TICs para o processo de ensino, analisando como os professores têm sido preparados pela Seed/PR para a utilização desse recurso. Identificou-se, por meio desse trabalho, que predominam mulheres na docência no Sudoeste do PR, que trabalham simultaneamente no Ensino Fundamental e Ensino Médio; possuem em média 15 anos de magistério; durante a vigência do ensino remoto tiveram acesso à internet de boa qualidade, a custos próprios; sabiam da existência do programa governamental “Sala de Aula Conectada” e “Conectados 2.0 Cultura Digital,” mas não participaram de sua execução; que não participaram de nenhum tipo de formação referente ao uso da plataforma Google Classroom antes da pandemia e tiveram que aprender por conta própria durante este período. Consideram ainda que a pandemia contribuiu para que os professores buscassem maior conhecimento sobre as TICs; que a plataforma Google Classroom contribuiu de modo regular para o ensino de Geografia durante esse período; que consideram importante que a SEED promova cursos sobre o uso da plataforma9 Google Classroom, mesmo após o término da pandemia. Apesar disso, a maioria considera importante buscar outros softwares para melhorar o ensino de Geografia, além de inteirar-se melhor sobre as potencialidades e limites do Google Classroom. Os resultados obtidos indicam que o processo formativo promovido pela Secretaria de Estado carece de melhoramento para que, consequentemente, os professores possam desenvolver o potencial de interação e conhecimento a ele relacionados, fortalecendo o processo educativo que vise a formação de estudantes capazes de realizar a análise crítica e auxiliar na construção do espaço geográfico.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICT) take on increasingly significant spaces in everyday school life and change relationships between people, especially regarding to the access to information and its relationship to the construction of knowledge. In this way, they bring pedagogical and methodological challenges to the teacher. Different technologies apply to the construction of school knowledge and add to ICT. In this context, the contribution of Learning and Knowledge Technologies (LKT) and Technologies of Empowerment and Participation (TEP) in promoting significant changes in the training and emancipation of subjects are highlighted. The main objective of this research is to analyze how Geography teachers from the Southwest of Paraná used the Google Classroom application as a teaching technology during the period of the Covid-19 pandemic, as well as to analyze the existence of a continuous training process for the state education network teacher to work with applications and other digital media at school, mainly the Google Classroom application. The theoretical approach is presented from authors who work with the theme starting with the contributions of Gama (1986) and Vieira Pinto (2005) on the concepts of technique and technology; Feenberg (2013) about the philosophy of technology; Lévy (1999) who highlights the specificities and relationships between hypertext and information, knowledge space and knowledge; Kenski (2012) who conceptualizes and discusses ICT in the same way that Capella (2012) addresses CAT and authors Freire and Shor (1986) discuss TEP. Seed/PR documents (2010, 2014, 2021) on Distance Learning and Guidelines for the Use of Information and Communication Technologies were important sources for bibliographical research and data collection. Stands out in this framework: Brandalise (2019); Beline (2006); Cantini (2008); Coelho and Pretto (2014); Menezes (2021); Oliveira (1997); Tavares (2021) and Tono (2003) who contributed by fostering discussions on the implementation of public policies for the use of technologies at the federal and state levels. Field data were obtained through the application of a closed questionnaire containing ten questions answered by 177 teachers from the Regional Education Centers (REC) of Pato Branco, Dois Vizinhos and Francisco Beltrão. The intent of this research is to contribute to the debate on the insertion of ICT in the teaching process, analyzing how teachers have been prepared by Seed/PR for the use of this resource. It was identified through this work that women predominate in teaching in the Southwest of Paraná, who work simultaneously in Elementary and High School; have an average of 15 years of teaching; during the term of remote teaching, they had access to good quality internet, at their own costs; knew the existence of the government program “Sala de Aula Conectada” and “Conectados 2.0 Cultura Digital” but did not participate in its execution; who did not participate in any type of training regarding the use of the Google Classroom platform before the pandemic and had to learn on their own during this period. They also consider that the pandemic contributed to teachers to seeking greater knowledge about ICT; that the Google Classroom platform regularly contributed to the teaching of Geography during that period; and that consider it important that Seed/PR promotes courses on the use of the Google Classroom platform, even after the end of the pandemic. Despite this, most of them consider it important to look for other softwares to improve the teaching of Geography, in addition to learning better about the potentialities11 and limits of Google Classroom. The results obtained indicate that the training process promoted by the State Secretariat lacks improved dissemination and training mechanisms so that, consequently, teachers can develop the potential for interaction, knowledge and skills related to it, strengthening the educational process aimed at training of students capable of performing critical analysis and helping in the construction of geographic space.
Keywords: Tecnologias educacionais
Ensino e aprendizagem
Políticas públicas
Formação docente
Educational technologies
Teaching and learning
Public policy
Teacher training.
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: VANZ, Gerson. O uso da plataforma Google classroom na prática de ensino dos professores de Geografia do Sudoeste do Paraná no período da pandemia da Covid-19. 2023. 214 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6669
Issue Date: 1-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

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