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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6665
Tipo do documento: Tese
Title: O Colégio Estadual Mário de Andrade e seu papel histórico regional no ensino de Geografia no período de 1964 a 1982.
Other Titles: The Mário de Andrade state college and its regional historical role in Geography teaching from 1964 to 1982.
Autor: Belliato, Moacir da Costa 
Primeiro orientador: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Primeiro coorientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Segundo membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Terceiro membro da banca: Fiorese, Gilmar
Quarto membro da banca: Haracenko, Adélia Aparecida de Souza
Quinto membro da banca: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resumo: Esta tese é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia. A pesquisa teve como tema de estudo o Colégio Estadual Mário de Andrade (CEMA) localizado no município de Francisco Beltrão e seu Papel Histórico Regional no ensino de Geografia no período de 1964 a 1982. Buscamos saber qual o papel da instituição naquele contexto? Quais eram as bases do ensino de geografia? Quais eram as condições de trabalho dos docentes dessa disciplina? Naqueles 18 anos, o CEMA contribuiu com várias modalidades de ensino oferecidas aos adolescentes e jovens da região. O recorte corresponde ao período de criação e consolidação desta instituição pública de ensino. Nesta trajetória/processo foi relevante a participação da comunidade, de lideranças locais, do poder público e das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. O objetivo central da pesquisa foi analisar o papel histórico regional do Colégio Estadual Mário de Andrade no ensino de Geografia no período de 1964 a 1982, articulado às transformações nacionais e locais. Nossa análise seguiu uma perspectiva dialética a partir da seguinte metodologia: a) análise de fontes primárias como: leis, decretos, documentos, resoluções, revistas da época, dentre outros; b) análise de fontes bibliográficas, como: artigos, livros, teses, dissertações que versaram sobre a temática; c) entrevistas com ex-diretores, alunos, professores, pessoas da sociedade que passaram pela instituição. Quanto ao ensino de Geografia, a investigação evidenciou a escassez de material para lecionar Geografia. O Colégio Mário de Andrade foi por um determinado tempo, a única instituição a ofertar o ensino médio e profissionalizante no município e região. Uma parte significativa de profissionais liberais dentre eles: advogados, contadores, enfermeiros, engenheiros, médicos, professores e a classe empresarial do município e da região, em um determinado momento da história, frequentaram as salas de aula do Colégio Estadual Mário de Andrade. Não há dúvidas de que esta instituição de ensino cumpriu sua função. Ao oferecer o ensino em seus diferentes níveis, oportunizou acesso ao conhecimento geográfico, cumprindo, na medida do possível, sua função social e educacional, promovendo a formação profissional e cidadã da juventude regional. As fontes documentais também demonstraram que na instituição, o ensino de Geografia estava mais voltado aos aspectos físicos da ciência geográfica. Constatamos mediante documentos encontrados e entrevistas realizadas que o ensino da Geografia crítica no CEMA, ocorreu em um momento posterior ao recorte. Mediante uma parceria entre o Estado e as Religiosas Escolares do Instituto Nossa Senhora da Glória, foi possível resolver parte das dificuldades encontradas relacionadas à organização da secretaria do Ginásio e o aumento no número de salas para um bom andamento da educação. O Estado ao alugar parte da estrutura do Instituto das irmãs, e as religiosas ao assumirem a direção da instituição por um período, com os devidos ajustes, a qualidade do ensino em partes melhorou.
Abstract: This thesis is the result of research carried out within the scope of the Graduate Program in Geography, from the State University of Western Paraná, Francisco Beltrão Campus, in line of research Education and Teaching of Geography. The research had as study theme the Colégio Estadual Mário de Andrade (CEMA) located in the city of Francisco Beltrão and its Regional Historical Role in the teaching of Geography in the period from 1964 to 1982. We seek to know what is the role of the institution in that context? What were the foundations of teaching geography? What were the working conditions of the professors of that discipline? In those 18 years, CEMA contributed with various teaching modalities offered to adolescents and young people in the region. The clipping corresponds to the period of creation and consolidation of this public educational institution. In this trajectory/process, the participation of the community, local leaders, public authorities and the School Sisters of Our Lady was relevant. The central objective of the research was to analyze the regional historical role of Colégio Estadual Mário de Andrade (CEMA) in the teaching of Geography in the period from 1964 to 1982, articulated to national and local transformations. Our analysis followed a dialectical perspective based on the following methodology: a) analysis of primary sources such as: laws, decrees, documents, resolutions, periodicals, among others; b) analysis of bibliographic sources, such as: articles, books, theses, dissertations that dealt with the theme; c) interviews with former principals, students, professors, people from society who passed through the institution. As for the teaching of Geography, the investigation showed the scarcity of material for teaching Geography. Colégio Mário de Andrade was, for a certain time, the only institution to offer secondary and vocational education in the municipality and region. A significant part of liberal professionals, among them: lawyers, accountants, nurses, engineers, doctors, teachers and the business class of the municipality and the region, at a certain moment in history, attended the classrooms of Colégio Estadual Mário de Andrade. There is no doubt that this educational institution fulfilled its function. By offering teaching at its different levels, it provided access to geographic knowledge, fulfilling, as far as possible, its social and educational function, promoting the professional and citizenship training of regional youth. The documental sources also demonstrated that in the institution, the teaching of Geography was more focused on the physical aspects of geographic science. We verified through documents found and interviews that the teaching of critical Geography in CEMA, occurred in a moment after the cut. Through a partnership between the State and the School Religious of the Nossa Senhora da Glória Institute, it was possible to solve part of the difficulties encountered related to the organization of the Gymnasium secretary and the increase in the number of rooms for a smooth progress of education. When the State rented part of the structure of the Institute from the sisters, and the religious took over the direction of the institution for a period, with the necessary adjustments, the quality of teaching improved in parts.
Keywords: Sudoeste do Paraná
Ensino secundário
História da educação regional
Ensino de geografia
Southwest of Paraná
High school
History of regional education
Geography teaching
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: BELLIATO, Moacir da Costa. O colégio estadual Mário de Andrade e seu papel histórico regional no ensino de Geografia no período de 1964 a 1982. 2023. 170 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6665
Issue Date: 23-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

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