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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6664
Tipo do documento: Tese
Title: A água na educação ambiental: discussão sobre o ciclo hidrossocial a partir da pegada hídrica cinza da soja na região Sudoeste do Paraná
Other Titles: Water in environmental education: discussion on the hydrosocial cycle based on the gray water footprint of soybeans in the Southwest region of Paraná
Autor: Gessi , Elisandra Aparecida Callegari 
Primeiro orientador: Leme, Rosana Cristina Biral
Primeiro membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Segundo membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Terceiro membro da banca: Leal, Antonio Cezar
Quarto membro da banca: Arantes, Marcia Regina Lopez
Quinto membro da banca: Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos
Resumo: A educação ambiental se constitui como um importante processo formativo e questionador das relações socioambientais predominantes na atualidade. Consideramos que sua atuação é potencializada pela conexão de dados locais aos problemas ambientais globais, por isso problematizamos o uso da água como recurso metodológico para o desenvolvimento de processos educativos sobre o ciclo hidrossocial. Nosso objetivo, para tanto, foi eleger os conceitos de pegada hídrica (HOEKESTRA, 2011) e ciclo hidrossocial (LINTON e BUDS, 2014) como principais fundamentos para investigar os impactos decorrentes da produção de soja na região Sudoeste do Paraná. Utilizamos da pesquisa bibliográfica como metodologia para descrever na região sudoeste exemplos de usos da água, a partir de ciclo hidrossocial de um produto, desenvolvendo, a partir dos dados levantados, propostas de estudos a partir da educação ambiental. Calculamos e analisamos a pegada hídrica cinza - quantidade de água derivada do uso de agrotóxicos - resultante da produção de soja, a partir de dados da SEAB das safras de soja de 2009/2010 e 2020/2021 e dos dados de precipitação deste mesmo período fornecidos pelo Simepar para os 42 municípios que compõem o Sudoeste paranaense. Os cálculos realizados resultam no montante de 257.535.827 milhões de m³ de água cinza (safra 2009/2010) e de 308.915.510 milhões de m³ de água cinza (safra 2020/2021). Com produtos diretos foram elaborados um mapa interativo com a pegada hídrica cinza da soja em todos os municípios do Sudoeste do Paraná; a esquematização do ciclo hidrossocial da produção do óleo de soja e a apresentação didática da fórmula para a realização do cálculo da pegada hídrica cinza da soja e a representação do ciclo hidrossocial do óleo. Dialogamos, também, a partir dos conceitos de pegada hídrica, pegada hídrica cinza e água virtual, sobre a quantidade de água utilizada neste processo produtivo e os resultados deste consumo indireto. A partir da análise dos dados, elaboramos material didático-formativo para os professores com propostas de temas e como eles podem ser abordados na educação, com o intuito de que professores e estudantes possam estudar, a partir da educação ambiental, situações do cotidiano relevantes para o presente e o futuro da água. Compreendemos a educação ambiental como um processo de (in)formação, alerta, orientação e subsídio para um mundo com mais equidade no que compete ao uso e garantia do recurso natural água.
Abstract: Environmental education constitutes an important formative and questioning process of the prevailing socio-environmental relations today. We consider that its performance is enhanced by the connection of local data to global environmental problems, which is why we problematize the use of water as a methodological resource for the development of educational processes on the hydrosocial cycle. We use bibliographical research as a methodology to describe examples of water uses in the southwest region, based on the hydrosocial cycle of a product, developing proposals for studies based on environmental education based on the collected data. We calculated and analyzed the gray water footprint – amount of water derived from the use of pesticides – resulting from soy production, based on SEAB data from the 2009/2010 and 2020/2021 soy harvests and the precipitation data provided for this same period by SIMEPAR for the 42 counties that compose the Southwest of Paraná. The calculations carried out result in the amount of 257,535,827 million m³ of gray water (2009/2010 harvest) and 308,915,510 million m³ of gray water (2020/2021 harvest). With direct products, an interactive map was created with the gray water footprint of soybeans in all municipalities in the Southwest of Paraná; the layout of the hydrosocial cycle of soybean oil production and the didactic presentation of the formula for calculating the gray water footprint of soybeans and the representation of the hydrosocial cycle of oil. We also discussed, based on the concepts of water footprint, gray water footprint and virtual water, about the amount of water used in this production process and the results of this indirect consumption. Based on data analysis, we created didactic-training material for teachers with proposals for issues and how they can be addressed in education, with the aim of enabling teachers and students to study relevant daily situations for the present and the future of water. We understand environmental education as a process of graduation, awareness, guidance and subsidy for a world with more equity in terms of the use and guarantee of the natural resource water.
Keywords: Qualidade da água
Contaminação por agrotóxico
Água virtual
Pegada hídrica
Pegada hídrica cinza
Material formativo-apoio didático
water quality
Pesticide contamination
Virtual water
Water footprint
Gray water footprint
Training material-didactic support
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GESSI, Elisandra Aparecida Callegari. A água na educação ambiental: discussão sobre o ciclo hidrossocial a partir da pegada hídrica cinza da soja na região Sudoeste do Paraná. 2023. 252 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6664
Issue Date: 3-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

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