Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6481
Tipo do documento: Tese
Title: História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática: um olhar para as questões do Provão e Enade no período de 1998 a 2021
Other Titles: History of Mathematics in the Initial Training of Mathematics Teachers: an analysis of Provão and Enade issues from 1998 to 2021
Autor: Dalbon, Eliane Siviero da Silva 
Primeiro orientador: Ribeiro, Dulcyene Maria
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Dulcyene Maria
Segundo membro da banca: Trivizoli, Lucieli Maria
Terceiro membro da banca: Pereira, Ana Carolina Costa
Quarto membro da banca: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Quinto membro da banca: Ciani, Andréia Büttner
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi caracterizar as maneiras as quais a História da Matemática tem sido abordada nos exames nacionais que avaliam o curso de Matemática, sendo eles o Exame Nacional de Cursos (ENC), mais conhecido como Provão, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para isso, foram consideradas todas as edições desses exames em que o curso de Matemática foi avaliado até o período de 2021, compreendendo os seguintes anos: Provão - 1998; 1999; 2000; 2001; 2002 e 2003, e Enade – 2005; 2008; 2011; 2014; 2017 e 2021. O referencial metodológico utilizado no trabalho foi a análise de conteúdo qualitativa estruturante, a partir da qual estabelecemos três categorias de análises de acordo com o que se esperava que fosse mobilizado pelos educandos acerca dos conhecimentos históricos na resolução das questões, e uma quarta categoria, que emergiu das análises. Ao todo, foram selecionadas 29 (vinte e nove) questões: 13 (treze) na categoria “Constituição da problemática”; 5 (cinco) na categoria “Uso motivacional”; 6 (seis) na categoria “Recurso didático” e 5 (cinco) na categoria “Potencial histórico”. De modo geral, a História da Matemática no Provão e no Enade tem avaliado principalmente a capacidade dos alunos de aplicar de fórmulas e métodos, sendo listada apenas como conteúdo específico para a Licenciatura; no entanto, até a edição de 2011 do Enade, e nas edições do Provão nas quais localizamos as diretrizes, o perfil tomado como referência tanto para o Bacharelado quanto para a Licenciatura foi de um profissional capaz de conceber a Matemática como um corpo de conhecimento rigoroso, formal e dedutivo, produto da atividade humana, e historicamente construído. A partir da edição de 2014 do Enade, esse perfil não é mais listado para ambas as modalidades, restringindo-se apenas à Licenciatura. Por fim, notamos nas últimas edições do Enade um direcionamento de abordagem ao encontro do que se espera que um estudante na formação inicial conheça de História da Matemática e de como incorporá-la em sala de aula.
Abstract: The general objective of this research was to characterize the ways in which History of Mathematics has been addressed in the national exams that assess the Mathematics course, being the Exame Nacional de Cursos (ENC), better known as Provão, and the Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (Enade). For this, all editions of these exams in which the Mathematics course was evaluated until the period of 2021 were considered, comprising the following years: Provão – 1998; 1999; 2000; 2001; 2002 and 2003, and Enade – 2005; 2008; 2011; 2014; 2017 and 2021. The methodological framework used in the work was the analysis of qualitative structuring content, from which we established three categories of analyses according to what was expected to be mobilized by the students about historical knowledge in the resolution of the questions, and a fourth category, that emerged from the analyses. In all, 29 (twenty-nine) questions were selected: 13 (thirteen) in the category "Constitution of the problem"; 5 (five) in the category "Motivational use"; 6 (six) in the category "Didactic Resource"; and 5 (five) in the category "Historical potential". In general, the History of Mathematics in Provão and Enade has mainly evaluated the capacity of students of applying formulas and methods, being listed only as specific content for the Degree; however, until the 2011 edition of Enade, and in the editions of Provão in which we have found the guidelines, the profile taken as a reference for both the Bachelor's degree and the Teachers’ training course degree was of a professional capable of conceiving mathematics as a rigorous, formal and deductive body of knowledge, product of human activity, and historically constructed. Since the 2014 edition of Enade, this profile is no longer listed for both modalities, restricted only to the Degree. Finally, we could notice, in the last editions of Enade, an approach directed to meeting what is expected that a student in the initial training knows of the History of Mathematics, and how to incorporate it in the classroom.
Keywords: História na Educação Matemática
História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática
Avaliação da Educação Superior
Exame Nacional de Cursos
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
History of Mathematics in the Initial Training of Mathematics Teachers
Assessment of Higher Education
National Course Exam (Provão)
National Student Performance Exam (Enade)
History in Mathematics Education
CNPq areas: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Dalbon, Eliane Siviero da Silva. História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática: um olhar para as questões do Provão e Enade no período de 1998 a 2021. 2022. 180 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6481
Issue Date: 25-Nov-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE _DALBON.2022.pdfArquivo completo4.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons