Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDalbon, Eliane Siviero da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061952271359679por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Dulcyene Maria-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Dulcyene Maria-
dc.contributor.referee2Trivizoli, Lucieli Maria-
dc.contributor.referee3Pereira, Ana Carolina Costa-
dc.contributor.referee4Novaes, Barbara Winiarski Diesel-
dc.contributor.referee5Ciani, Andréia Büttner-
dc.date.accessioned2023-03-06T18:33:14Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationDalbon, Eliane Siviero da Silva. História da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática: um olhar para as questões do Provão e Enade no período de 1998 a 2021. 2022. 180 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6481-
dc.description.resumoO objetivo geral do trabalho foi caracterizar as maneiras as quais a História da Matemática tem sido abordada nos exames nacionais que avaliam o curso de Matemática, sendo eles o Exame Nacional de Cursos (ENC), mais conhecido como Provão, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para isso, foram consideradas todas as edições desses exames em que o curso de Matemática foi avaliado até o período de 2021, compreendendo os seguintes anos: Provão - 1998; 1999; 2000; 2001; 2002 e 2003, e Enade – 2005; 2008; 2011; 2014; 2017 e 2021. O referencial metodológico utilizado no trabalho foi a análise de conteúdo qualitativa estruturante, a partir da qual estabelecemos três categorias de análises de acordo com o que se esperava que fosse mobilizado pelos educandos acerca dos conhecimentos históricos na resolução das questões, e uma quarta categoria, que emergiu das análises. Ao todo, foram selecionadas 29 (vinte e nove) questões: 13 (treze) na categoria “Constituição da problemática”; 5 (cinco) na categoria “Uso motivacional”; 6 (seis) na categoria “Recurso didático” e 5 (cinco) na categoria “Potencial histórico”. De modo geral, a História da Matemática no Provão e no Enade tem avaliado principalmente a capacidade dos alunos de aplicar de fórmulas e métodos, sendo listada apenas como conteúdo específico para a Licenciatura; no entanto, até a edição de 2011 do Enade, e nas edições do Provão nas quais localizamos as diretrizes, o perfil tomado como referência tanto para o Bacharelado quanto para a Licenciatura foi de um profissional capaz de conceber a Matemática como um corpo de conhecimento rigoroso, formal e dedutivo, produto da atividade humana, e historicamente construído. A partir da edição de 2014 do Enade, esse perfil não é mais listado para ambas as modalidades, restringindo-se apenas à Licenciatura. Por fim, notamos nas últimas edições do Enade um direcionamento de abordagem ao encontro do que se espera que um estudante na formação inicial conheça de História da Matemática e de como incorporá-la em sala de aula.por
dc.description.abstractThe general objective of this research was to characterize the ways in which History of Mathematics has been addressed in the national exams that assess the Mathematics course, being the Exame Nacional de Cursos (ENC), better known as Provão, and the Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (Enade). For this, all editions of these exams in which the Mathematics course was evaluated until the period of 2021 were considered, comprising the following years: Provão – 1998; 1999; 2000; 2001; 2002 and 2003, and Enade – 2005; 2008; 2011; 2014; 2017 and 2021. The methodological framework used in the work was the analysis of qualitative structuring content, from which we established three categories of analyses according to what was expected to be mobilized by the students about historical knowledge in the resolution of the questions, and a fourth category, that emerged from the analyses. In all, 29 (twenty-nine) questions were selected: 13 (thirteen) in the category "Constitution of the problem"; 5 (five) in the category "Motivational use"; 6 (six) in the category "Didactic Resource"; and 5 (five) in the category "Historical potential". In general, the History of Mathematics in Provão and Enade has mainly evaluated the capacity of students of applying formulas and methods, being listed only as specific content for the Degree; however, until the 2011 edition of Enade, and in the editions of Provão in which we have found the guidelines, the profile taken as a reference for both the Bachelor's degree and the Teachers’ training course degree was of a professional capable of conceiving mathematics as a rigorous, formal and deductive body of knowledge, product of human activity, and historically constructed. Since the 2014 edition of Enade, this profile is no longer listed for both modalities, restricted only to the Degree. Finally, we could notice, in the last editions of Enade, an approach directed to meeting what is expected that a student in the initial training knows of the History of Mathematics, and how to incorporate it in the classroom.por
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-03-06T18:33:14Z No. of bitstreams: 2 ELIANE _DALBON.2022.pdf: 5092280 bytes, checksum: 4ed8378b7813189bacd49153124e97f7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-06T18:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ELIANE _DALBON.2022.pdf: 5092280 bytes, checksum: 4ed8378b7813189bacd49153124e97f7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectHistória na Educação Matemáticapor
dc.subjectHistória da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemáticapor
dc.subjectAvaliação da Educação Superiorpor
dc.subjectExame Nacional de Cursospor
dc.subjectExame Nacional de Desempenho de Estudanteseng
dc.subjectHistory of Mathematics in the Initial Training of Mathematics Teacherseng
dc.subjectAssessment of Higher Educationeng
dc.subjectNational Course Exam (Provão)eng
dc.subjectNational Student Performance Exam (Enade)por
dc.subjectHistory in Mathematics Educationpor
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleHistória da Matemática na Formação Inicial de Professores de Matemática: um olhar para as questões do Provão e Enade no período de 1998 a 2021por
dc.title.alternativeHistory of Mathematics in the Initial Training of Mathematics Teachers: an analysis of Provão and Enade issues from 1998 to 2021eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE _DALBON.2022.pdfArquivo completo4.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons