Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6465
Tipo do documento: Tese
Title: Mapa em Rascunho: linhas para a composição de material didático para a modalidade de Educação Mediada (EMe)
Other Titles: Draft Map: lines for the didactic material composition for the Mediated Education modality
Autor: Aguiar, Leidiane Marques de 
Primeiro orientador: Dal Molin, Beatriz Helena
Primeiro membro da banca: Catapan, Araci Hack
Segundo membro da banca: Souza, Ana Paula Vieira e
Terceiro membro da banca: Baumgartner, Carmen Terezinha
Quarto membro da banca: Santos, José Carlos dos
Resumo: Este trabalho enlaça-se à linha de pesquisa: Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e tem como tema de investigação a produção de material didático para a modalidade de Educação a Distância, nesta tese denominada por Educação Mediada (EMe). Considerando a importância deste instrumento pedagógico no contexto de EMe, haja vista a assincronia que existe entre os atores da referida modalidade, e o interesse em contribuir para o processo de Aprendência do Núcleo de Educação a Distância da UNIOESTE (NEaDUNI), que se encontra há pouco mais de cinco anos em processo de construção/experimentação da modalidade de EMe, e, por este motivo, carece de estudos relevantes, entre eles, sobre a composição de material didático condizente com a referida modalidade de educação e coerente com sua filosofia - Rizoma e cartografia -, destaco como pergunta norteadora desta investigação: Como produzir material didático condizente com a modalidade de EMe de modo a construir novos conhecimentos? Desse modo, evidencio o desejo maior da pesquisadora neste trabalho acadêmico-científico: Construir, por meio de sustentação teórica e documental, um Mapa com linhas referenciais endereçadas à composição de material didático para a modalidade de EMe do NEaDUNI. A pesquisa sustenta-se nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, do tipo qualitativa e de método investigativo cartográfico, e tem como aporte teórico, singularmente, os autores filósofos franceses contemporâneos, Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011a, 2011b, 2012a, 2012b, 2012c), e o físico teórico, Basarab Nicolescu (1999), entre outros interlocutores. Como resultado desse processo-investigação, compreendi que a pergunta linha-de-partida não pode ser respondida com ponto-ações (receita pronta), mas somente por linhas em movimento, que nunca se cansem de fazer retomadas, desvios, reconstruções com o espírito nômade que é peculiar ao conhecimento, que se faz e refaz nos múltiplos contextos. Espero que a Carta-mapa elaborada a partir de seis pistas (pista1: linha-desejante, pista 2: linha-devir, pista 3: linha-cartografia, pista 4: linha-composição, pista 5: linha-experimentação e pista 6: linha-passagem) e o entrelaçar das linhas, cartografadas durante o processo de exploração conceitual e compreensão da Filosofia da diferença deleuzeguattariana, possam estimular a composição de material didático coerente com a filosofia rizomática e cartográfica do NEaDUNI e com a necessidade de efetivar uma educação transdisciplinar, transversal, emancipadora e condizente com o século presente.
Abstract: This work is linked to the research line: Language: Linguistic, Cultural and Teaching Practices of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Arts of the Western Paraná State University (UNIOESTE) and has as its research theme the production of didactic material for the Distance Education modality, in this dissertation called Mediated Education (ME). Considering the importance of this pedagogical instrument in the context of ME, given the asynchrony among this modality actors and the interest in contributing to the Learning process of the Distance Education Center of UNIOESTE (NEaDUNI), which has been in the process of building/experimenting the modality for just over five years, and, for this reason, it lacks relevant studies about the didactic material composition consistent with the mentioned education modality and coherent with its philosophy – Rhizome, and cartography, I highlight a guiding question for this investigation: How to produce didactic material consistent with the ME modality to build new knowledge? This way, I demonstrate the researcher's greatest desire in this academic-scientific work: to build, through theoretical and documentary support, a Map with reference lines addressed to the didactic material composition for the NEaDUNI ME modality. The research is based on the theoretical assumptions of Applied Linguistics, the qualitative type, and the cartographic investigative method. It has as its theoretical contribution, singularly, the contemporary French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari (2011a; 2011b; 2012a; 2012b; 2012c) and the theoretical physicist Basarab Nicolescu (1999), among other interlocutors. As a result of this research process, I understood that the starting-line question could not be answered with actions point (ready recipe) but only by moving lines, which never get tired of making retakes, detours, and reconstructions with the nomad spirit that is peculiar to knowledge, which is made and remade in multiple contexts. I hope that the map based on six clues (clue 1: line-desiring, clue 2: line-becoming, clue 3: line-cartography, clue 4: line-composition, clue 5: line-experimentation and clue 6: line-passage) and the intertwining of the lines, mapped during the process of conceptual exploration and understanding of the deleuzeguattariana Philosophy of difference, can stimulate the composition of didactic material coherent with the rhizomatic and cartographic philosophy of NEaDUNI and with the need to carry out a transdisciplinary education, transversal, emancipatory and consistent with the present century.
Keywords: Rizoma
Transdisciplinaridade
Educação Mediada
Material didático
Rhizome
Transdisciplinarity
Mediated Education
Didactic material
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Aguiar , Leidiane Marques de. Mapa em Rascunho: linhas para a composição de material didático para a modalidade de Educação Mediada (EMe). 2022. 181 f Tese(Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6465
Issue Date: 12-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEIDIANE_AGUIAR.2022.pdfArquivo completo4.38 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons