Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Carlos Eduardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662195563358169por
dc.contributor.advisor1Priotto, Elis Maria Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380387808307862por
dc.contributor.referee1Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7645006700133174por
dc.contributor.referee2Signorelli, Marcos Claudio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9545326889132450por
dc.date.accessioned2023-02-17T14:41:43Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationSilveira, Carlos Eduardo. Acolhimento de estudantes LGBTQIA+ em colégios estaduais do município de Foz do Iguaçu. 2022. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6456-
dc.description.resumoA necessidade de um amplo debate contra a lgbtqifobia e a produção de ações pautadas nos princípios de isonomia, dignidade e direitos que protejam as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersex, ganham cada vez mais força no Brasil e no mundo. Nesta pesquisa, voltamos às atenções desta situação vivenciada pelo público LGBTQIA+ nos espaços escolares, locais estes nos quais situações de lgbtqifobia são frequentes e muitas vezes passam silenciadas como produto do preconceito nas instituições de ensino. A presente pesquisa trata de um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, com o objetivo de investigar as concepções da Equipe Escolar - composta por diretores, professores, pedagogos, funcionários - e de estudantes LGBTQIA+ em relação ao acolhimento de estudantes LGBTQIA+ no Ensino Fundamental II e Médio de Colégios da rede pública Estadual de Foz do Iguaçu – Paraná. Fundamentamos nosso estudo numa perspectiva foucaultiana, com vistas às relações de dominação e poder nas instituições de ensino, heteronormatividade e vigilância hierárquica. Como estratégia metodológica, trazemos a análise textual discursiva como um processo auto organizado no qual emerge novas compreensões, criativas e originais, além da análise descritiva. Buscamos através de entrevistas com a Equipe Escolar e estudantes LGBTQIA+ reconhecer os discursos que permeiam a questão da homofobia com ênfase nas violências sofridas por estudantes LGBTQIA+, tendo como resultados um levantamento detalhado das situações vivenciadas por esse público no meio escolar, além de propormos uma definição de acolhimento Educacional para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio em situações de vulnerabilidades.por
dc.description.abstractThe need for a broad debate against lgbtqiphobia and the production of actions based on the principles of isonomy, dignity and rights that protect lesbian, gay, bisexual, transvestite, transsexual, queer, intersex, gain more and more strength in Brazil and in the world. In this research, we turn to the attention of this situation experienced by the LGBTQIA+ public in school spaces, places in which situations of lgbtqiphobia are frequent and often go silent as a product of prejudice in educational institutions. The present research is an exploratory, descriptive and qualitative study, with the objective of investigating the conceptions of the School Team - composed of principals, teachers, pedagogues, employees - and LGBTQIA+ students in relation to the reception of LGBTQIA+ students in the Elementary School II and Secondary Schools of the State public network of Foz do Iguaçu – Paraná. We base our study on a Foucauldian perspective, with a view to the relations of domination and power in educational institutions, heteronormativity and hierarchical surveillance. As a methodological strategy, we bring the discursive textual analysis as a self-organized process in which new, creative and original understandings emerge, in addition to descriptive analysis. Through interviews with the School Staff and LGBTQIA+ students, we sought to recognize the discourses that permeate the issue of homophobia with an emphasis on the violence suffered by LGBTQIA+ students, resulting in a detailed survey of the situations experienced by this public in the school environment, in addition to proposing a definition Educational reception for students of Elementary School II and High School in situations of vulnerability.eng
dc.description.abstractLa necesidad de un amplio debate contra la lgbtqifobia y la producción de acciones basadas en los principios de isonomía, dignidad y derechos que protejan a lesbianas, gays, bisexuales, travestis, transexuales, queer, intersex, gana cada vez más más fuerza en Brasil y en el mundo. En esta investigación nos dirigimos a la atención de esta situación que vive el público LGBTQIA+ en los espacios escolares, lugares en los que las situaciones de lgbtqifobia son frecuentes y muchas veces silenciadas producto de los prejuicios en las instituciones educativas. La presente investigación es un estudio exploratorio, descriptivo y cualitativo, con el objetivo de indagar las concepciones del Equipo Escolar -compuesto por directores, docentes, pedagogos, empleados- y estudiantes LGBTQIA+ en relación a la acogida de estudiantes LGBTQIA+ en la Escuela Básica II y Escuelas Secundarias de la red pública estatal de Foz do Iguaçu – Paraná. Basamos nuestro estudio en una perspectiva foucaultiana, con miras a las relaciones de dominación y poder en las instituciones educativas, la heteronormatividad y la vigilancia jerárquica. Como estrategia metodológica, traemos el análisis textual discursivo como un proceso auto organizado en el que emergen nuevos entendimientos creativos y originales, además del análisis descriptivo. A través de entrevistas con el Personal de la Escuela y estudiantes LGBTQIA+, buscamos reconocer los discursos que permean el tema de la homofobia con énfasis en la violencia que sufren los estudiantes LGBTQIA+, resultando en un levantamiento detallado de las situaciones vividas por este público en el ámbito escolar. Además de proponer una definición de Acogida educativa para estudiantes de Básica II y Bachillerato en situación de vulnerabilidad.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2023-02-17T14:41:43Z No. of bitstreams: 2 Carlos_Eduardo_Silveira_2022.pdf: 1313649 bytes, checksum: 0d7aa9d28938bb56f5e83fdcf73fd599 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T14:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carlos_Eduardo_Silveira_2022.pdf: 1313649 bytes, checksum: 0d7aa9d28938bb56f5e83fdcf73fd599 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-12-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAcolhimentopor
dc.subjectHomofobiapor
dc.subjectHeteronormatividadepor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectReceptioneng
dc.subjectHomophobiaeng
dc.subjectHeteronormativityeng
dc.subjectEscuelaspa
dc.subjectRecepciónspa
dc.subjecthomofobiaspa
dc.subjectHeteronormatividadspa
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleAcolhimento de estudantes LGBTQIA+ em colégios estaduais do município de Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeReception of LGBTQIA+ students in state schools in the municipality of Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeRecepción de estudiantes LGBTQIA+ en escuelas estatales del municipio de Foz do Iguaçuspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos_Eduardo_Silveira_2022.pdfDocumento principal1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons