Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6425
Tipo do documento: Dissertação
Title: Conexões afetivas na Educação Infantil: uma revisão de literatura
Other Titles: Affective connections in Early Childhood Education: a literature review
Autor: Pesavento, Debora Stela
Primeiro orientador: Schroeder, Tânia Maria Rechia
Primeiro membro da banca: Leite, Tiago Pereira
Segundo membro da banca: Alves, Fábio Lopes
Resumo: A afetividade na relação entre professores e alunos é parte indissociável do processo de ensino e aprendizagem e constitui-se tema de estudo relevante. Na Educação Infantil a afetividade ganha ênfase, pois, além do ensino e aprendizagem de conceitos formais que precedem a leitura e a escrita, o professor também exerce cuidados básicos com a criança, bem como as ensinam habilidades de vida diária. De acordo com os estudos realizados nesta pesquisa, para que a aprendizagem se concretize, o afeto na relação professor-aluno ocupa com papel imprescindível. O objetivo geral desta pesquisa é o de verificar a inserção do afeto entre professores e alunos da Educação Infantil, procurando responder a seguinte problemática: como a literatura aborda a problemática da relação entre a afetividade e o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil? São objetivos da pesquisa: (I) compreender a infância e a trajetória da Educação Infantil no Brasil e suas relações com o afeto, por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentando-se nas teorias de autores como Ausubel e Wallon; (II) quantificar trabalhos científicos que abordam a temática nas plataformas de periódicos da Capes, Scielo, Portal de periódicos eletrônicos científicos da Unicamp e Biblioteca universitária da UFMG, com vistas a verificar a relevância dessa temática na área da Educação; (III) analisar a percepção do afeto nos trabalhos selecionados como objeto de estudo por meio de uma revisão de literatura. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica que engloba quantificação de dados e revisão de literatura. Os resultados apontam para uma certa estigmatização do afeto nas práticas de ensino que, de acordo com as pesquisas, desvaloriza o profissional da Educação Infantil, pois, supostamente, descaracteriza a ação pedagógica. Assim, identificamos, por meio da análise, o afeto como imperativo e relacionado, predominantemente, às práticas de cuidado, dissociando-o das práticas de ensino
Abstract: Affection in the relationship between teachers and students is an inseparable part of the teaching and learning process and constitutes a relevant topic of study. In Early Childhood Education, affectivity gains emphasis, because, in addition to teaching and learning formal concepts that precede reading to exercise and education, the teacher also performs basic care with the child, as well as teaching daily life skills. According to the studies carried out in this research, affection in the teacher-student relationship plays an indispensable role for the concrete learning. The general objective of this research is to verify the insertion of affection between teachers and students of Early Childhood Education, trying to answer the following question: how does the literature approach the problem of the relationship between affectivity and the teaching-learning process in Early Childhood Education? The research objectives are: (I) to understand childhood and the trajectory of Early Childhood Education in Brazil and its relations with affection, through bibliographic research, based on the theories of authors such as Ausubel and Wallon; (II) to quantify scientific works that approach the theme in the journals platforms of Capes, Scielo, Unicamp electronic scientific journals portal and UFMG electronic university library, in order to verify the relevance of this theme in the area of Education; (III) to analyze the perception of affection in the works selected as object of study through a literature review. Methodologically, this is a approach research qualitative, through bibliographic research that includes data quantification and literature review. The results point to a certain stigmatization of affection in teaching practices that, according to research, devalues the Early Childhood Education professional, as it supposedly mischaracterizes the pedagogical action. Thus, we identified, through analysis, affection as imperative and predominantly related to care practices, dissociating it from teaching practices.
Keywords: Afetividade
Relação professor-aluno
Ensino-aprendizagem
Educação Infantil
Affectivity
Teacher-student relationship
eaching-learning
Child education
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Pesavento, Debora Stela. Conexões afetivas na Educação Infantil: uma revisão de literatura. 2022. 98 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6425
Issue Date: 29-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEBORA_PESAVENTO.2022.pdfArquivo completo1.26 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons