Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntunes, Marla Camila Brugnerotto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0517840893577723por
dc.contributor.advisor1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee1Leme , Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee2Francischett , Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee3Torres, Eloiza Cristiane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3365827939623583por
dc.date.accessioned2023-02-03T12:41:41Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationAntunes, Marla Camila Brugnerotto. A educação ambiental nas escolas em tempo integral e jornada ampliada: estudo de caso da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão – PR. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6416-
dc.description.resumoA Educação Ambiental deve ser entendida como educação política que busca reivindicar e preparar os cidadãos para exigirem ética nas relações sociais com a natureza gerando, assim, possibilidades de mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal. O equilíbrio entre os seres humanos e destes com o meio em que vivem, deve ser interdisciplinar e participativo, de modo acontribuir para o processo educativo, envolvendo os educandos em suas ações. Por esses atributos, a Educação Ambiental é requerida como parte fundamental da Educação Básica que, dentre suas especificidades, contempla as modalidades Educação em Tempo Integral e Educação em Jornada Ampliada. Nesta pesquisa, almejou-se identificar como a Educação Ambiental é abordada nas escolas escolhidas para este estudo do município de Francisco Beltrão – PR. Para tanto, optou-se pela análise nas escolas municipais Recanto Feliz – área urbana de Francisco Beltrão – e Epitácio Pessoa – área rural do município de Francisco Beltrão – PR. Assim, sendo, foram realizadas entrevistas com a equipe pedagógica e aplicados questionários com os professores das escolas referidas para que, a partir da análise dos dados coletados, fosse possível compreender de que forma a Educação Ambiental tem sido trabalhada nessas escolas. Também, constatar se no Projeto Político Pedagógico (PPP) de tais escolas a Educação Ambiental está inclusa; descobrir se nelas existe um processo de formação continuada para os professores abordarem a Educação Ambiental em sala de aula; se a Educação Ambiental tem sido efetivada, bem como, quais as concepções de natureza e meio ambiente permeiam as práticas realizadas pelos professores. Percebeu-se que existe similaridade de compreensões por parte dos professores nas duas escolas no que tange à Educação Ambiental e aos conceitos de natureza e meio ambiente. Embora a Escola Recanto Feliz seja uma instituição escolar com regime de jornada Ampliada, enquanto a escola Epitácio Pessoa seja de Tempo Integral, os questionamentos vinculados ao conhecimento do PPP e às práticas pedagógicas também foram similares. Verificou-se que a interferência na compreensão e na prática dos processos educativos ambientais não está, necessariamente, vinculada ao tempo maior que os estudantes passam na escola, mas ao perfil de organização e à preparação do trabalho pedagógico, pois isso requer priorização do e no trabalho interdisciplinarpor
dc.description.abstractThe Environmental Education should be understood as a political education that pursuit and prepare the citizens to require ethical in social relations with nature creating possibilities of changing the life quality and bigger awareness about personal conduct. The balance between the mankind and the environment where they live should be interdisciplinary and participatory in a way that to contribute to teaching process getting all the learners through the actions. By these attributes the Environmental Education is required as fundamental part of the Elementary Education applied to the modalities of Full time and Extended Programs. In this search, it is aimed to identify how the Environmental Education is approached in the public elementary schools. For this purpose it was chosen two shools: Recanto Feliz, in urban area, and Epitácio Pessoa, in the countryside area of Francisco Beltrão – PR. Therefore, it was done interviews with pedagogical stuff and applied questions to the teachers from the referred schools through the data collected was possible to understand how the Environmental Education has been worked in this schools. It also observed if Pedagogical Politic Project (PPP) from these schools are included the Environmental Education; if there are a continuous process of studying to teachers approach it in the classes; if the Environmental Education has been effected, as well as what nature and environmental conceptions which are around the teachers practice. By this process it is possible to realize that there are similarities of comprehension by teachers in both schools in terms of Environmental Education and the concepts about nature and environment. While Recanto Feliz school is an institution with extended Program and Epitácio Pessoa is full time school the questions around the knowledge of PPP and pedagogical practices, are similar. Furthermore, it was verified that the comprehension and the practice of Environmental Educational Process are not necessarily connected to a longer time the students spend in the school, but to the profile of the organization and the preparation of pedagogic work, so it requires prioritization of an in the interdisciplinary workeng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2023-02-03T12:41:41Z No. of bitstreams: 2 Marla Camila Brugnerotto Antunes 2022.pdf: 3323021 bytes, checksum: 424fcf899055ac004469cd0b147d863d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-03T12:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marla Camila Brugnerotto Antunes 2022.pdf: 3323021 bytes, checksum: 424fcf899055ac004469cd0b147d863d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectCidadania ambientalpor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectEnvironmental citizenshipeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleA educação ambiental nas escolas em tempo integral e jornada ampliada: estudo de caso da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão – PRpor
dc.title.alternativeThe environmental education in full time and extended program: the case-study in local education system in Francisco Beltrão – PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marla Camila Brugnerotto Antunes 2022.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons