Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6383
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Avaliação das oportunidades de estimulação motora nos centros municipais de educação infantil (CMEI) em região de fronteira |
Other Titles: | Evaluation of motor stimulation opportunities at municipal education daycare nursery centers (CMEI) in a border region Evaluación de las oportunidades de estimulación motriz en los centros municipales de educación Infantil (CMEI) de una región fronteriza |
Autor: | Hanzen, Debora Cristina Santana |
Primeiro orientador: | Flores, Lucinar Jupir Forner |
Primeiro membro da banca: | Zilly, Adriana |
Segundo membro da banca: | Silva, Anselmo Costa e |
Resumo: | Durante o desenvolvimento, a criança vivencia diversas experiências sensório-motoras que contribuem para a aquisição das habilidades, tanto motoras quanto cognitivas, proporcionadas pelo contexto em que estão inseridas. Logo, entende-se que as instituições direcionadas à educação infantil devem apresentar um ambiente de aprendizagem planejado e estimulante. OBJETIVO: Avaliar as oportunidades de estimulação motora ofertadas às crianças inseridas nos berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil de uma cidade de fronteira. MÉTODO: Estudo de cunho descritivo de abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 22 CMEIs no município Foz do Iguaçu/PR, que tiveram as turmas de berçário avaliadas por meio do instrumento AHEMD-IS Contexto Creche (03-18 meses), cujos resultados classificam a instituição como fraca, suficiente ou boa para as oportunidades de estimulação motora. RESULTADOS: Dos 22 Centros, 13 foram classificados na categoria “suficiente”, o que soma 59% de toda amostra; 6 foram classificados na categoria “fraco” (27%); e apenas 3 instituições foram classificadas na categoria “bom” (14%). Comparando os resultados quanto a localização em que o CMEI está inserido no município, podemos observar que CMEIs de maior e menor classificação encontram-se bastante dispersos por todas as áreas da cidade. CONCLUSÃO: De acordo com o resultado, a grande maioria se classificou como “suficiente”, o que nos leva a perceber que há a necessidade de ajustes e melhorias para proporcionar estímulos motores e sensoriais de qualidade às crianças que estão inseridas nas instituições de cuidado e ensino e, a partir deste ponto, novos projetos visando a adequação podem surgir a fim de proporcionar maior qualidade às crianças inseridas em Centros de Educação Infantil. |
Abstract: | INTRODUCTION: During children’s development, they undergo sensory-motor experiences that contribute to acquire motor and cognitive skills, provided by the context in which they are inserted. Ergo, it is understood that institutions aimed at early childhood education should offer a planned and stimulating learning environment. OBJECTIVE: To evaluate the motor stimulation opportunities offered to children at the Municipal Education of Daycare nursery Centers (CMEI in Portuguese) of a border city. METHODS: It is a descriptive study with a quantitative-qualitative approach. The studied sample consisted of 22 CMEIs in, Foz do Iguaçu/PR city, which had their nursery classes evaluated using AHEMD-IS Context Daycare (from 03 to 18 month-age children) as a research tool. The results classified the institution as poor, adequate or good for motor stimulation opportunities. RESULTS: From the twenty two Centers, thirteen of them were classified as "adequate" (59%), six were classified as "poor" (27%) and three institutions were classified as "good" (14%). When the results were compared in relation to the location where the CMEIs are inserted in the municipality, it was possible to observe that the CMEIs with the highest and lowest classification are quite scattered throughout all areas of the studied city. CONCLUSION: According to the results, the vast majority of the studied centers were classified as “adequate”, which leads us to realize that there is a need for adjustments and improvements to provide quality motor and sensory stimuli to children who are inserted in childcare and teaching institutions. From this point on, new projects may arise in order to adapt and provide greater quality to children inserted at Municipal Education of Daycare nursery Centers. INTRODUCCIÓN: Durante el desarrollo, el niño percibe experiencias sensorio-motoras que contribuyen para la adquisición de habilidades motoras y cognitivas, proporcionadas por el contexto en que están insertadas. Luego, se entiende que las instituciones dirigidas a la educación infantil deben presentar un ambiente de aprendizaje planificado y estimulante. OBJETIVO: Evaluar las oportunidades de estimulación motora ofrecidas a los niños de las guarderías de los Centros Municipales de Educación Infantil (CMEI) de una ciudad fronteriza. MÉTODO: Estudio descriptivo con enfoque cuantitativo y cualitativo. La muestra fue constituida por 22 CMEIs del municipio de Foz do Iguaçu/PR, que tuvieron las clases de guardería evaluadas por medio del instrumento AHEMD-IS Contexto Guardería (03-18 meses), cuyos resultados clasifican la institución como débil, suficiente o buena para las oportunidades de estimulación motora. RESULTADOS: De los 22 Centros, 13 se clasificaron en la categoría "suficiente", lo que equivale al 59% de toda la muestra; 6 se clasificaron en la categoría "débil" (27%); y sólo 3 instituciones se clasificaron en la categoría "buena" (14%). Comparando los resultados en cuanto a la ubicación en que esta insertado el CMEI en el municipio, podemos observar que los CMEIs de mayor y menor clasificación se encuentran dispersados por todas las zonas de la ciudad. CONCLUSIÓN: De acuerdo con los resultados, la gran mayoría se clasificó como "suficiente", lo que nos lleva a darnos cuenta de que hay una necesidad de ajustes y mejoras para proporcionar estímulos motores y sensoriales de calidad a los niños que se insertan en las instituciones de atención y enseñanza y, a partir de este punto, pueden surgir nuevos proyectos dirigidos a la adecuación con el fin de proporcionar una mayor calidad a los niños insertados en los Centros de Educación Infantil |
Keywords: | Desenvolvimento da criança Creches Educação infantil Saúde da criança Áreas de fronteira Child development Child daycare centers Child education Child health Border areas Desarrollo infantil Guarderías Educación nas fronterizas Salud infantil Zonas fronterizas. |
CNPq areas: | CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Bacega, Debora Cristina Santana Hanzen. Avaliação das oportunidades de estimulação motora nos centros municipais de educação infantil (CMEI) em região de fronteira. 2022. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6383 |
Issue Date: | 10-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Debora_Cristina_Santana_Hanzen_2022.pdf | Documento principal | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License