Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6379
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os desafios do ensino da matemática na perspectiva da tecnodocência |
Other Titles: | The challenges of teaching mathematics from the perspective of technodocency |
Autor: | Model, Letícia da Silva Vitor ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Renata Camacho |
Primeiro coorientador: | Pereira, Eliane Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Lazzarotto, Emerson |
Segundo membro da banca: | Silva, Luciana Del Castanhel Peron da |
Terceiro membro da banca: | Fonçatti, Maria Cecília |
Quarto membro da banca: | Almeida, Marieli Vanessa Rediske de |
Quinto membro da banca: | Caetano, Richael Silva |
Resumo: | Com a Pandemia da COVID-19, a utilização de recursos tecnológicos em todos os espaços, e de forma especial, nas escolas, ganhou destaque. Diante disso, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a utilização da tecnologia em sala de aula, e tendo como eixo os conceitos da Tecnodocência, a presente dissertação buscou compreender como ocorre, na perspectiva da Tecnodocência, a integração entre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e o professor de Matemática nas escolas do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (PR). Para tal, nossa questão norteadora foi: na perspectiva da Tecnodocência, de que forma pode ser feita a integração entre as TDICs e a docência em Matemática? A Tecnodocência busca a valorização dos conhecimentos prévios de professores e alunos. Para realização da pesquisa utilizamos um questionário estruturado com os professores de Matemática do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (PR). Participaram 93 (noventa e três) professores de um universo de 223 (duzentos e vinte e três) docentes. Dos 10 (dez) princípios da Tecnodocência, utilizamos 3 (três), que apresentam conexão direta com o ensino e a tecnologia. Realizamos a análise do perfil dos respondentes, metodologias digitais utilizadas e de que forma as TDICs influenciam o trabalho docente. Os dados da pesquisa mostraram que os recursos tecnológicos estão presentes nas aulas de Matemática, em sua maioria (84,9%) para a exposição de conteúdos e atividades, demonstrando que há espaço para a inserção das TDICs em estratégias diversas de ensino dentro do espaço escolar. |
Abstract: | With the COVID-19 Pandemic, the use of technological resources in all spaces, and especially in schools, gained prominence. In view of this, considering the National Common Curricular Base (BNCC), which encourages the use of technology in the classroom, and having as an axis the concepts of Technoteaching, this dissertation sought to understand how, from the perspective of Technoteaching, the integration between the Digital Information and Communication Technologies (TDICs) and the Mathematics teacher in the schools of the Regional Education Center of Foz do Iguaçu (PR). To this end, our guiding question was: from the perspective of Techno-teaching, how can the integration between TDICs and teaching in Mathematics be carried out? Technoteaching seeks to enhance the prior knowledge of teachers and students. To carry out the research, we used a structured questionnaire with Mathematics teachers from the Regional Education Center in Foz do Iguaçu (PR). Ninety-three (93) professors from a universe of two hundred and twenty-three (223) professors participated. Of the 10 (ten) principles of Technoteaching, we used 3 (three), which have a direct connection with teaching and technology. We carried out an analysis of the respondents' profile, digital methodologies used and how TDICs influence teaching work. Research data showed that technological resources are present in Mathematics classes, mostly (84.9%) for the exposure of contents and activities, demonstrating that there is room for the insertion of TDICs in different teaching strategies within the space school. |
Keywords: | Ensino da matemática Tecnologias digitais de informação e comunicação Tecnodocência Teaching mathematics Digital information and communication technologies Technodocency |
CNPq areas: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Model, Letícia da Silva Vitor. Os desafios do ensino da matemática na perspectiva da tecnodocência. 2022. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6379 |
Issue Date: | 19-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Letícia_da_Silva_Vitor_Model_2022.pdf | Documento principal | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License