Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6356
Tipo do documento: Tese
Title: O subcampo CTS na Educação em Ciências e suas compreensões acerca do conceito de participação: uma análise bibliométrica e bourdieusiana
Other Titles: The STS subfield in Science Education and its understanding of the concept of participation: a bibliometric and bourdieusian analysis
Autor: Ganhor, João Paulo 
Primeiro orientador: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Primeiro membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Segundo membro da banca: Santos, Taís Conceição dos
Terceiro membro da banca: Melo, Thiago Brañas de
Quarto membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Quinto membro da banca: Boscarioli, Clodis
Resumo: Apesar da grande expansão das pesquisas em Educação CTS nas últimas décadas, ainda é significativa a ausência de definições quanto a seus objetivos e pressupostos. Essa ausência manifesta-se na ideia de participação, que é recorrentemente utilizada, porém, aparentemente de maneira automática e sem fundamentações explícitas, como eco de discursos sociais mais amplos que ressoam também nesse campo. Fundamentando-se em perspectivas teórico-metodológicas de Pierre Bourdieu e da Análise Bibliométrica conjugada à Análise de Redes Sociais (ARS), este trabalho busca responder aos seguintes questionamentos: Quais as principais compreensões acerca do conceito de participação no contexto nacional da Educação CTS? Como ele se estrutura historicamente enquanto capital científico no interior desse subcampo de pesquisa? Quais os agentes centrais nesse processo de estruturação? Quais possíveis potencialidades de articulação entre o subcampo CTS e os Estudos da Participação? A definição do corpus de análise efetivou-se a partir de buscas em periódicos nacionais atrelados à Pesquisa em Educação em Ciências (PEC) e em todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), encontrando um total de 445 artigos relacionados à temática da participação. A pesquisa contemplou a abordagem descritiva do corpus, a análise completa das referências bibliográficas, a ARS a partir das citações realizadas e a elaboração dos Diagramas de Força, com o intuito de representar o espaço social que compreende parte do subcampo CTS. Da totalidade de artigos, 222 foram classificados como não incidentais, nos quais foram realizadas as leituras e análises qualitativas. Essa fração do corpus foi inicialmente categorizada de acordo com os níveis de participação, considerando as participações microssocial, macrossocial e difusa. Paralelamente, foram catalogados os autores ou escolas de pensamento utilizados como fundamentação quando da mobilização do conceito de participação. Os resultados construídos indicam a existência de um núcleo de centralidade, composto por autores que concentram expressivo monopólio dos capitais específicos, representando a fração de maior dominância e distorção da lógica própria do subcampo, consequentemente, influindo significativamente em sua estruturação. A partir da ARS e das métricas utilizadas, identificou-se também redes estabelecidas com densidades extremamente baixas, ou seja, com poucos laços estabelecidos, gravitando em torno do núcleo de centralidade. Todo esse panorama indica que o subcampo da Educação CTS se estrutura a partir de um forte monopólio de poucos agentes centrais e apresenta poucas linhas de diálogos com outros campos sociais de produção de conhecimento. Esse quadro limita e fragiliza suas propostas, tornando-o estanque, fechado em seus próprios diálogos internos, desconsiderando as relações de poder instituídas e as reais possibilidades de participação em questões centrais que envolvem temas de Ciência e Tecnologia. Paralelamente, reforça a hipótese inicial da presente pesquisa, a saber, de que a Educação CTS no Brasilapresenta escassas fundamentações e diálogos com áreas que tomam o conceito de participação enquanto objeto próprio de análise. Esperamos que as análises aqui propostas fomentem olhares mais cuidadosos à temática, em busca de ideais mais ousados em torno da participação popular, necessariamente pensada a partir das relações objetivas que a determinam de maneira muito específica em nosso país.
Abstract: Despite the great expansion of research on STS Education in recent decades, is still significant the absence of definitions regarding its objectives and assumptions. This absence is manifested in the idea of participation, which is recurrently used, however, apparently automatically and without explicit foundations, as an echo of broader social discourses that also resonate in this field. Based on Pierre Bourdieu's theoreticalmethodological perspectives and Bibliometric Analysis combined with Social Network Analysis (SNA), this work seeks to answer the following questions: What are the main understandings about the concept of participation in the national context of STS Education? How is it historically structured as scientific capital within this research subfield? What are the central agents in this structuring process? What are the possible articulation potentials between the STS subfield and Participation Studies? The definition of the corpus of analysis was based on searches in national journals linked to Research in Science Education (RSE) and in all editions of the National Meeting of Research in Science Education (NMRSE), finding a total of 445 articles related to the theme of participation. The research contemplated the descriptive approach of the corpus, the complete analysis of the bibliographic references, the SNA from the citations made and the elaboration of the Strength Diagrams, with the aim to represent the social space that comprises part of the STS subfield. Of the total number of articles, 222 were classified as non-incidental, in which readings and qualitative analyzes were performed. This fraction of the corpus was initially categorized according to levels of participation, considering microsocial, macrosocial and diffuse participation. At the same time, were cataloged the authors or schools of thought used as foundations when mobilizing the concept of participation. The constructed results indicate the existence of a core of centrality, composed of authors who concentrate an expressive monopoly of specific capitals, representing the fraction with the greatest dominance and distortion of the subfield's own logic, consequently, significantly influencing its structuring. From the SNA and the metrics used, it was also identified networks established with extremely low densities, that is, with few established ties, gravitating around the centrality core. All this panorama indicates that the subfield of STS Education is structured from a strong monopoly of few central agents and presents few lines of dialogue with other social fields of knowledge production. This framework limits and weakens its proposals, making it watertight, closed in its own internal dialogues, disregarding the established power relations and the real possibilities of participation in central issues involving Science and Technology themes. At the same time, it reinforces the initial hypothesis of the present research, namely, that STS Education in Brazil has few foundations and dialogues with areas that take the concept of participation as their own object of analysis. We hope that the analyzes proposed here encourage a more careful look at the theme, in search of bolder ideals around popular participation, necessarily thought from the objective relationships that determine it in a very specific way in our country.
Keywords: Educação CTS
Participação
Bourdieu
Análise Bibliométrica
Análise de Redes Sociais
STS Education
Participation
Bourdieu
Bibliometric Analysis
Social Network Analysis
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: GANHOR, João Paulo. O subcampo CTS na Educação em Ciências e suas compreensões acerca do conceito de participação: uma análise bibliométrica e bourdieusiana. 2022. 526 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6356
Issue Date: 24-Aug-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese final Ganhor-1.pdf8.48 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons