Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6348
Tipo do documento: Dissertação
Title: O que é isso que se mostra como adoção empírica de literatura para o ensino de ciências?
Other Titles: What is it that is shown as the empirical adoption of literature for science teaching?
Autor: Kitzberger, Danilo de Oliveira 
Primeiro orientador: Christofoletti, João Fernando
Primeiro membro da banca: Christofoletti, João Fernando
Segundo membro da banca: Fioresi, Claudia Almeida
Terceiro membro da banca: Batista, Michel Corci
Resumo: A literatura tem sido com frequência apontada como recurso pedagógico no ensino de ciências, uma vez que pode proporcionar a formação científica dos alunos e, ao mesmo tempo, ensinar uma visão crítica e reflexiva de mundo. Ainda que frequentes, essas discussões estão, predominantemente, direcionadas para os procedimentos de adoção da literatura para o ensino de ciências, não sendo aprofundadas as discussões que expliquem ou procurem entender o sentido que essa adoção se mostra aos alunos, professores e pesquisadores envolvidos com ensino de ciências. Ao refletir sobre os materiais produzidos, apoiados na revisão bibliográfica de estado do conhecimento apresentada nessa dissertação, indagamos: o que é isso que se mostra como adoção empírica da literatura para o ensino de ciências? Orientados por essa indagação, assumida a perspectiva fenomenológica da Análise Textual Discursiva, buscamos compreender as possibilidades e limitações da adoção de literatura para o ensino de ciências, a partir do mapeamento de 67 artigos distribuídos nos periódicos Ciência & Educação, Alexandria, Caderno Brasileiro de Ensino de Física; nos cadernos de anais das edições (2015, 2017 e 2019) do ENPEC; e ainda, no portal de periódicos CAPES. A leitura cuidadosa dos artigos, foi guiada inicialmente por cinco questões norteadoras sobre o fenômeno de adoção de literatura para o ensino de ciências (Como é adotada a literatura? Para que é adotada? Por que é adotada? Por que não é adotada? De que maneira a competência leitora se mostra na adoção?), que nos permitiu estabelecer as marcações das unidades de sentido. A análise exaustiva dessas unidades evidenciou agrupamentos de elementos semelhantes e o contato entre elementos de significação atrativos que levaram a constituição de três categorias finais que nos direcionaram a debater e compreender um pouco mais o papel do professor mediador, as decisões procedimentais e a visão contemporânea de ciência quando se adota a leitura literária em aulas de ciências. A primeira categoria, discute diferentes posturas que o professor de ciências pode assumir quando adota literatura, seus cuidados metodológicos com os textos, com a leitura e interpretação dos estudantes. A segunda categoria, está centrada em expor como acontece a prática do literário em aulas de ciências, seus significados e efeitos para os estudantes, escola e sociedade. A terceira categoria, explica que a literatura é usada como meio pedagógico para o ensino de uma visão mais moderna, cuidadosa, coletiva e ampliada da ciência. Além disso, apesar de não ser uma atividade tão permanente e frequente entre os professores de ciência, a adoção de literatura em aulas de ciências se mostra um estilo de trabalho que contribui para o aprendizado conceitual, histórico e filosófico da ciência que permite o maior diálogo, empatia e estímulos para concretizar um ensino de ciências de qualidade.
Abstract: Literature has often been pointed out as a pedagogical resource in science teaching, since it can provide students with scientific training and, at the same time, teach a critical and reflective view of the world. Although, teaching studies are predominantly directed to procedures of adoption of literature for teaching teachers, science studies that explain or seek to understand that this adoption shows meaning to students and science teaching studies. When reflecting on the materials, supported by the bibliographic review of the state of knowledge presented in this dissertation, we ask: what is it that is done as an empirical adoption of literature for science teaching? Guided by this question, assuming a phenomenological perspective of Discursive Textual Analysis, we seek to understand how the adoption of literature for science teaching is possible and adopted, from the mapping of 67 articles distributed in the periodicals Ciência & Educação, Alexandria, Caderno Brasileiro de Ensino de Física; in the Annals of the editions (2015, 2017 and 2019) of ENPEC; and also on the CAPES journal portal. Was the reading of the articles guided by basic care on the issues of adopting literature for science teaching? way the reader's ability to adopt?), which seems to show us as markings of the units. The exhaustive analysis of these units evidenced groupings of similar elements and the contact between attractive elements of meaning that led to the constitution of three final categories that directed us to debate and understand a little more the role of the mediator teacher, the procedural decisions and the contemporary view of science when literary reading is adopted in science classes. The first category discusses different positions that the science teacher can assume when adopting literature, their methodological care with the texts, with the reading and interpretation of students. The second category is centered on exposing how the literary practice happens in science classes, its meanings and effects for students, school and society. The third category explains that literature is used as a pedagogical means for teaching a more modern, careful, collective and expanded view of science. In addition, despite not being such a permanent and frequent activity among science teachers, the adoption of literature in science classes proves to be a working style that contributes to the conceptual, historical and philosophical learning of science that allows for greater dialogue, empathy and incentives to achieve quality science education.
Keywords: Ensino de ciências
Literatura
Ficção científica
Leitura
Science Teaching
Literature
Science Fiction
Reading
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Kitzberger, Danilo de Oliveira. O que é isso que se mostra como adoção empírica de literatura para o ensino de ciências?. 2022. 202 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6348
Issue Date: 24-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danilo_ Kitzberger.2022.pdfArquivo completo2.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons