Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6288
Tipo do documento: Dissertação
Title: Resíduos sólidos e as tecnologias: uma proposta para sensibilização e engajamento de uma comunidade escolar
Other Titles: Solid waste and technologies: a proposal to raise awareness and engagement of a school community
Autor: Castione, Regiane Cristina Mareze Sipione 
Primeiro orientador: Bezerra, Renata Camacho
Primeiro coorientador: Pereira, Eliane Nascimento
Primeiro membro da banca: Souza, Claudio Alexandre de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Luciana Mello
Terceiro membro da banca: Almeida, Marieli Vanessa Rediske
Resumo: A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil foi instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010 a fim de estabelecer instrumentos para gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Estados e Municípios tiveram que cumprir essa legislação e fazer seus Planos de Gestão dos Resíduos Sólidos (PGRS). O município de Foz do Iguaçu/PR/BR lançou em 2015 um projeto piloto na região norte da cidade que compreendeu 25 (vinte e cinco) bairros e 15 (quinze) instituições de ensino para a implantação do PGRS, entre elas o Colégio Estadual Professor Flávio Warken Ensino Fundamental Médio e Profissionalizante. No transcorrer dos anos, constatou-se que o processo de operacionalização do PGRS apresentou algumas falhas, que podem ter sido gerado pela alta rotatividade de professores, alunos e funcionários. O objetivo desta pesquisa foi buscar alternativas tecnológicas para sensibilização e engajamento da comunidade escolar (alunos) para a operacionalização do PGRS na escola pública e responder à pergunta: Quais as contribuições da gamificação, para sensibilizar e engajar uma comunidade escolar, na operacionalização da gestão de resíduos sólidos, em uma escola pública de Foz do Iguaçu? Diante disso, como estratégia metodológica, elaborou-se um minicurso gamificado para os alunos utilizando ferramentas tecnológicas gratuitas. Os resultados obtidos nos mostraram que a atividade foi motivadora, engajadora, sensibilizadora e estimulou os participantes a desenvolverem um jogo para jogarem com a comunidade escolar, o que pode contribuir com a operacionalização do PGRS.
Abstract: The National Solid Waste Policy (PNRS) in Brazil was instituted by Law No. 12,305, of August 2, 2010, and regulated by Decree No. 7,404, of December 23, 2010, in order to establish instruments for the management and management of solid waste. States and Municipalities had to comply with this legislation and make their Solid Waste Management Plans (PGRS). The municipality of Foz do Iguaçu/PR/BR launched in 2015 a pilot project in the northern region of the city that comprised in 25 (twenty-five) neighborhoods and 15 (fifteen) educational institutions for the implementation of the PGRS, among them the State College Professor Flávio Warken Middle and Vocational Elementary School. Over the years, it was found that the operationalization process of the PGRS presented some failures, which can be generated by the high turnover of teachers, students, and employees. The objective of this research was to seek technological alternatives to raise awareness and engagement of the school community (students) for the operationalization of the PGRS in public schools and answer the question: What are the contributions of gamification, to sensitize and engage a school community, in the operationalization of solid waste management, in a public school in Foz do Iguaçu? Therefore, as a methodological strategy, a game-winning short course was elaborated for students using free technological tools. The results obtained showed us that the activity was motivating, engaging, sensitizing and stimulated the participants to develop a game to play with the school community, which can contribute to the operationalization of the PGRS.
Keywords: Comunidade escolar
Tecnologia
Resíduos sólidos
PGRS
School community
Technology
Solid Waste
PGRS
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Castione, Regiane Cristina Mareze Sipione. Resíduos sólidos e as tecnologias: uma proposta para sensibilização e engajamento de uma comunidade escolar. 2022. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6288
Issue Date: 8-Jul-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regiane_Cristina_Mareze_Sipioni_Castione_2022.pdfDocumento principal2.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons