Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastione, Regiane Cristina Mareze Sipione-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7968779504944465por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Renata Camacho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3960357191532853por
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Eliane Nascimento-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779566969221196por
dc.contributor.referee1Souza, Claudio Alexandre de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0356316368021912por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Luciana Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962893874160503por
dc.contributor.referee3Almeida, Marieli Vanessa Rediske-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5119544071417852por
dc.date.accessioned2022-11-10T14:20:01Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.citationCastione, Regiane Cristina Mareze Sipione. Resíduos sólidos e as tecnologias: uma proposta para sensibilização e engajamento de uma comunidade escolar. 2022. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6288-
dc.description.resumoA Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil foi instituída pela Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010 a fim de estabelecer instrumentos para gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Estados e Municípios tiveram que cumprir essa legislação e fazer seus Planos de Gestão dos Resíduos Sólidos (PGRS). O município de Foz do Iguaçu/PR/BR lançou em 2015 um projeto piloto na região norte da cidade que compreendeu 25 (vinte e cinco) bairros e 15 (quinze) instituições de ensino para a implantação do PGRS, entre elas o Colégio Estadual Professor Flávio Warken Ensino Fundamental Médio e Profissionalizante. No transcorrer dos anos, constatou-se que o processo de operacionalização do PGRS apresentou algumas falhas, que podem ter sido gerado pela alta rotatividade de professores, alunos e funcionários. O objetivo desta pesquisa foi buscar alternativas tecnológicas para sensibilização e engajamento da comunidade escolar (alunos) para a operacionalização do PGRS na escola pública e responder à pergunta: Quais as contribuições da gamificação, para sensibilizar e engajar uma comunidade escolar, na operacionalização da gestão de resíduos sólidos, em uma escola pública de Foz do Iguaçu? Diante disso, como estratégia metodológica, elaborou-se um minicurso gamificado para os alunos utilizando ferramentas tecnológicas gratuitas. Os resultados obtidos nos mostraram que a atividade foi motivadora, engajadora, sensibilizadora e estimulou os participantes a desenvolverem um jogo para jogarem com a comunidade escolar, o que pode contribuir com a operacionalização do PGRS.por
dc.description.abstractThe National Solid Waste Policy (PNRS) in Brazil was instituted by Law No. 12,305, of August 2, 2010, and regulated by Decree No. 7,404, of December 23, 2010, in order to establish instruments for the management and management of solid waste. States and Municipalities had to comply with this legislation and make their Solid Waste Management Plans (PGRS). The municipality of Foz do Iguaçu/PR/BR launched in 2015 a pilot project in the northern region of the city that comprised in 25 (twenty-five) neighborhoods and 15 (fifteen) educational institutions for the implementation of the PGRS, among them the State College Professor Flávio Warken Middle and Vocational Elementary School. Over the years, it was found that the operationalization process of the PGRS presented some failures, which can be generated by the high turnover of teachers, students, and employees. The objective of this research was to seek technological alternatives to raise awareness and engagement of the school community (students) for the operationalization of the PGRS in public schools and answer the question: What are the contributions of gamification, to sensitize and engage a school community, in the operationalization of solid waste management, in a public school in Foz do Iguaçu? Therefore, as a methodological strategy, a game-winning short course was elaborated for students using free technological tools. The results obtained showed us that the activity was motivating, engaging, sensitizing and stimulated the participants to develop a game to play with the school community, which can contribute to the operationalization of the PGRS.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-11-10T14:20:01Z No. of bitstreams: 2 Regiane_Cristina_Mareze_Sipioni_Castione_2022.pdf: 2250776 bytes, checksum: 4dc778206680aa00fccb5e0db358ac9c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T14:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Regiane_Cristina_Mareze_Sipioni_Castione_2022.pdf: 2250776 bytes, checksum: 4dc778206680aa00fccb5e0db358ac9c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-07-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectPGRSpor
dc.subjectSchool communityeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectSolid Wasteeng
dc.subjectPGRSeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleResíduos sólidos e as tecnologias: uma proposta para sensibilização e engajamento de uma comunidade escolarpor
dc.title.alternativeSolid waste and technologies: a proposal to raise awareness and engagement of a school communityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regiane_Cristina_Mareze_Sipioni_Castione_2022.pdfDocumento principal2.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons