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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6255
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Identificação, encaminhamento e atendimento educacional especializado de estudantes com altas habilidades/ superdotação: desafios da educação brasileira |
Other Titles: | Identification, referral and specialized educational assistance of students with high abilities/giftedness: challenges of Brazilian education |
Autor: | Bartz, Adriane de Lima Vilas Boas |
Primeiro orientador: | Iacono, Jane Peruzo |
Primeiro membro da banca: | Szymanski, Maria Lidia Sica |
Segundo membro da banca: | Bortoloto, Claudimara Cassoli |
Terceiro membro da banca: | Rossetto, Elisabeth |
Resumo: | Os alunos brasileiros com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) representam uma parcela significativa dos estudantes do país; no entanto, eles ainda se encontram invisíveis dentro do sistema escolar. Dentre as possíveis explicações para esse cenário, estão a permanência de mitos e estereótipos acerca desse alunado e também o despreparo de professores de salas de aula comuns para identificar sinais potencialmente característicos de AH/SD em alunos do ensino fundamental e ensino médio, encaminhá-los para um primeiro processo de identificação/avaliação pelo professor especializado em Educação Especial que atua na sala de recursos multifuncionais (SRM) da escola. O objetivo do estudo é identificar e compreender quais são os indicadores de altas habilidades/superdotação a serem observados/identificados nos alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio por seus professores. A pesquisa foi proposta, então, no sentido de analisar artigos acadêmicos e dissertações de mestrado, produzidos no período de 2015 a 2021, visando a contribuir para que esses professores possam fazer a identificação e o encaminhamento de estudantes com indicadores de AH/SD para atendimento educacional especializado (AEE) em SRM e/ou em outros programas de enriquecimento curricular. Como base teórico-metodológica o estudo fundamenta-se nas teorias de Gardner e Sternberg e caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, bibliográfica do tipo estado da arte e de natureza qualitativa, tendo se apoiado em alguns documentos de legislação, o que lhe confere, também, um caráter documental. Em relação ao tratamento do corpus de análise, composto por sete categorias temáticas que emergiram no período de leituras, optou-se pela teoria da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstram que existem, tanto entre professores quanto em graduandos de licenciaturas, uma lacuna de conhecimento tanto teórico quanto prático no que diz respeito aos processos de identificação e de encaminhamento de alunos com altas habilidades/superdotação ao AEE. Portanto, é necessário que os educadores tenham acesso a essa formação tanto em sua formação inicial, na graduação, quanto nas formações continuadas ao longo de sua carreira. Ademais, é essencial, também que sejam implementadas políticas públicas direcionadas ao atendimento aos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, muitas das quais já previstas em lei, a fim de que esse grupo de alunos tenha acesso a programas de desenvolvimento de seu potencial para que, além de sua própria realização pessoal, possam contribuir para com o país, especialmente no sentido da busca e implementação de projetos que atendam a população brasileira de estratos econômicos marcados pela desigualdade social, a qual, por sua vez, é gerada pela diferença econômica – a riqueza material e a posse de bens - entre as classes sociais. |
Abstract: | Brazilian students with high abilities/gifted (HA/G) represent a significant portion of the country‘s students; Nonetheless, they still are invisible in the educational system. Among the possible explanations to this scenario, there are myths and stereotypes about these students and also unprepared teachers inside common classrooms to identify potentially typical signs of HA/G in regular students from elementary and high school, forward them to a first process of identification/evaluation from a Special Education skilled teacher who acts in the multifunctional resource classroom (MRC) of the school. The goal of the study is to identify and comprehend which are the high abilities/gifted indicators to be observed/identified on the Elementary and High School students by their teachers. The research was suggested, so, with the meaning to analyze academic articles and Masters dissertations, produced from 2015 to 2021, aiming the contribution so these teachers can identify and forward students with HA/G indicators to a Specialized Educational Service Program (SESP) in MRC and/or another curriculum enrichment programs. As a theoretical methodological basis the study is based on the Gardner‘s and Sternberg‘s theories and is characterized as an exploratory research, state-of-art bibliography and qualitative nature, also based on some legislation documents, which checks it also as an experimental character. Regarding the treatment of the analysis corpus, compound by seven thematic categories that emerged during the reading time course, it was chosen the Bardin‘s Content Analysis (2016). The results show that exist, as well in teachers as undergraduate students, a lack of theorical and practical knowledge with regard the identification process and forwarding students with high abilities/gifted to the (SESP). Therefore, it‘s necessary that the educators have access to this academic education since the basic academic education to their continuing ones during the career. In addition, it‘s also essential that public politics be implemented to the attendance of the students with high abilities/gifted, many of which are provided for by law, so that group of students have access to developing programs of its potential so, besides their own personal fulfillment, they can contribute to their country, specially in the sense of the search and implementation of projects that helps the brazilian population from economic layers marked by the social inequality, which in turn, it‘s generated by the economic difference – the material wealth and the possession of goods – between the social classes. |
Keywords: | Altas Habilidades/Superdotação Identificação Encaminhamento Atendimento Educacional Especializado Formação de Professores High Abilities/Gifted Identification Forwarding Specialized Educational Service Program Teacher Training |
CNPq areas: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Bartz, Adriane de Lima Vilas Boas. Identificação, encaminhamento e atendimento educacional especializado de estudantes com altas habilidades/ superdotação: desafios da educação brasileira. 2022. 153 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6255 |
Issue Date: | 27-May-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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