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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6254
Tipo do documento: Dissertação
Title: Teoria histórico-cultural e as Consequências da patologização da surdez na vida dos surdos: aquisição tardia da libras e dificuldades para a constituição da identidade surda.
Other Titles: Cultural-historical theory and the Consequences of the pathologization of deafness in the lives of the deaf: late acquisition of Libras and difficulties for the constitution of the deaf identity
Autor: Steffen, Lindomar Lindolfo 
Primeiro orientador: Iacono, Jane Peruzo
Primeiro membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Segundo membro da banca: Szymanski, Maria Lidia Sica
Terceiro membro da banca: Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar, na produção acadêmico-científica, disponível nas plataformas BDTD, CAPES e SciELO, no período de 2005 a 2020, e em outras produções acadêmicas, quais os fatores que podem levar à patologização da surdez e suas consequências para a aquisição tardia da libras por parte do surdo e para a constituição de sua identidade como surdo. Busca, ainda, analisar e compreender os termos Patologização da Surdez, Aquisição Tardia da Libras e Identidade Surda, à luz da teoria histórico-cultural, bem como outros conceitos, como: período crítico, língua e linguagem; modelos médico e social da deficiência; escola comum e escola bilíngue; comunidade surda e povo surdo, entre outros. A pesquisa, caracterizada como pesquisa exploratória, bibliográfica e com abordagem qualitativa, fundamenta-se na teoria histórico-cultural vigotskiana, que apresenta a ideia da emergência de novas formas de compreensão do psiquismo humano, subvertendo a lógica determinista e estática do indivíduo e da sociedade. Como resultados, a pesquisa revela que o termo “patologização da surdez” não foi encontrado nas referências pesquisadas, podendo, então, ser considerado como um neologismo. Pode ser considerado, também, como um conceito ressignificado no que se refere ao tema da pesquisa, a surdez, como sinônimo de medicalização, atributo negativo ou status de doença. O fato de se patologizar a surdez, ou seja, de se compreendê-la por uma perspectiva médica, biologizante, evidencia diversas consequências negativas para a vida do surdo, como: aquisição da língua de sinais de forma tardia ou fora do período crítico/sensível; atraso no desenvolvimento da língua e das funções psicológicas superiores; atraso na constituição de sua identidade como surdo, bem como barreiras encontradas pelos surdos no acesso ao conhecimento e à cultura. Foram constatados, também, outros fatores que poderiam significar consequências negativas, como a falta de conhecimento da língua de sinais pelos pais, professores e sociedade em geral, além das insuficientes políticas públicas, que, direta ou indiretamente, também impõem obstáculos à vida do surdo.
Abstract: This paper aims identify in the academic-scientific production available on the BDTD, CAPES and SciELO platforms, since 2005 until 2020, and other academic productions, what circumstances can make the deafness be pathologized and which consequences for the sign language delayed acquisition by the deaf and for their identity constitution as deaf. It also seeks to analyze and understand the Deafness Pathologization terms, the late sign language acquisition and Deaf Identity, by the cultural-historical theory iluminated. As well as other concepts, such as: critical period, speech and language; medical and social models of disability; regular school and bilingual school; deaf community and deaf people, among others. The research is exploratory, bibliographic and qualitative, is based on the Vygotskian cultural historical theory, which displays the emergence idea for a new human psyche understanding ways, subverting the individual and society determinist and static logic. As results, the term "deafness pathologization" wasn’t found in the researched references, which shows that can be considered a neologism. It can also be considered as a resignified concept regarding the research topic, deafness as a medicalization synonym, negative attribute, or disease status. The pathologizing deafness fact, that means, understand it from a medical perspective, biologizing, highlights several negative consequences for the deaf people life, such as: late sign language acquisition or not in the critical/sensitive period; delay in language development and higher psychological functions; delay in the their identity constitution as deaf, as well as obstacle rendezvoused by the deaf in access to knowledge and culture. Other factors that could mean negative consequences were also found, such as the sign language unknowing by parents, teachers and society in general, plus insufficient public policies, which, directly or indirectly, also put obstacles in the deaf people life.
Keywords: Patologização da surdez
Aquisição tardia da libras
Identidade surda
Teoria Histórico-Cultural
Deafness Pathologization
Sign Language Late Acquisition
Deaf identity
Cultural-Historical Theory
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Steffen, Lindomar Lindolfo. Teoria histórico-cultural e as Consequências da patologização da surdez na vida dos surdos: aquisição tardia da libras e dificuldades para a constituição da identidade surda.. 2022. 149 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6254
Issue Date: 24-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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