Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues Junior, Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598882790953335por
dc.contributor.advisor1Lübeck, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883791454233628por
dc.contributor.referee1Zara, Reginaldo Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364por
dc.contributor.referee2Nobre, Sergio Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586329424897878por
dc.contributor.referee3Sad, Ligia Arantes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231por
dc.date.accessioned2022-10-20T12:35:30Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationRodrigues Junior, Antonio. Um estudo sobre os livros de história da matemática para professores organizados pela sbhmat para os seminários nacionais de história da matemática. 2022. 137 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6248-
dc.description.resumoO propósito nessa dissertação é apresentar um estudo sobre os livros organizados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática para os minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática dos últimos vinte anos. Esses textos, publicados bienalmente por educadores e pesquisadores, compõem uma coleção elaborada para professores, a qual objetiva subsidiá-los em suas atividades e que se mostra muito profícua às práticas educativas, em todos os níveis, destacando a importância da História para o ensino de Matemática. Assim, a partir de pesquisas em referências que versam sobre as potencialidades da História da Matemática, observando alguns documentos oficiais para Educação Básica, em particular, a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná, respeitantes a disciplina de Matemática, foram sistematicamente analisados e destacados objetos de conhecimento nessa coleção, fazendo nisto um apanhado panorâmico das respectivas unidades temáticas e os seus relativos anos escolares. O objetivo principal foi analisar todos os livros produzidos, que totalizam 121 obras, lançadas entre 2001 e 2021, e, com isso, auxiliar professores e alunos no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, disponibilizando um registro prático e proveitoso que pode servir como instrumento de orientação para encontrar nos textos listados conteúdos escolares relacionados com a História da Matemática, e que podem ser trabalhados com essa metodologia, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Metodologicamente, os dados apresentados aqui se apoiam na Pesquisa Bibliográfica. Sobre os resultados, esses ressaltam bem quais assuntos possuem algum material de apoio e, concomitantemente, deixam claro os que ainda não possuem, para que, oportunamente, sejam confeccionados. Com isso, espera-se que o estudo possa contribuir tanto para os alunos, em seu aprendizado, quanto para os professores, para o ensino, ao saberem onde obter suportes confiáveis e de qualidade, assim como aos autores/pesquisadores que se dedicam a produzir esses materiais, mostrando-lhes algumas lacunas ainda à serem completadas, o que torna este trabalho importante para a área de Educação Matemática.por
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is present a study about the books organized by the Brazilian Society of History of Mathematics for the mini-courses offered at the National Seminars on the History of Mathematics of the last twenty years. These texts, published biennially by educators and researchers, make up a collection designed for teachers, which aims to support them in their activities and which proves to be very effective for educational practices, at all levels, highlighting the importance of History for the teaching of Mathematics. Therefore, from research in references that deal with the potentialities of the History of Mathematics, observing some official documents for Basic Education, in particular, the National Common Curricular Bases and the Curricular Reference of Paraná, regarding the subject of Mathematics, objects of knowledge were systematically analyzed and highlighted in this collection, providing a panoramic view of the respective thematic units and their relative school years. The main objective was to analyze all the books produced, which total 121, released between 2001 and 2021, and, with that, to help teachers and students in the teaching and learning Mathematics process, providing a practical and useful record that can serve as a guidance instrument to find school contents related to the History of Mathematics in the listed texts, which can be worked with this methodology, both in Elementary and High School. Methodologically, a Bibliographic Research supports the data presented here. Regarding the results, they clearly highlight which subjects have some support material and, at the same time, make clear those that do not yet have them, so that, in due course, they can be prepared. With this, it is expected that the study can contribute both to students, in their learning, and to teachers, to teaching, when they know where to get reliable and quality supports, as well as to authors/researchers who are dedicated to producing these materials, showing them some gaps still to be completed, which makes this dissertation important for the area of Mathematics Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-10-20T12:35:30Z No. of bitstreams: 2 Antonio_Rodrigues_Junior_2022.pdf: 1419068 bytes, checksum: dd1f972eb070a4021d79c83d8361afae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-20T12:35:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Antonio_Rodrigues_Junior_2022.pdf: 1419068 bytes, checksum: dd1f972eb070a4021d79c83d8361afae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectColeção história da matemática para professorespor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectHistory of mathematicseng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectHistory of mathematics collection for teacherseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleUm estudo sobre os livros de história da matemática para professores organizados pela sbhmat para os seminários nacionais de história da matemáticapor
dc.title.alternativeA study about the history of mathematics books for teachers organized by sbhmat for the national seminars on the history of mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio_Rodrigues_Junior_2022.pdfDocumento principal1.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons