Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6191
Tipo do documento: Dissertação
Title: A tutoria nos cursos EAD no núcleo de educação a distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: uma vereda em construção
Other Titles: Tutoring in distance courses in the distance learning center of the state university of west of Paraná (UNIOESTE): a path under construction
Autor: Bassani, Luciane da Silva 
Primeiro orientador: Dal Molin, Beatriz Helena
Primeiro membro da banca: Santos, Raquel Amorim dos
Segundo membro da banca: Novelli, Josimayre Lucia Terezinha Zanato Tureck http://lattes.cnpq.br/7585352432396424
Terceiro membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Resumo: O presente estudo e pesquisa versa sobre o papel da tutoria nos movimentos da modalidade de Educação a Distância (EaD). Buscamos inicialmente, traçar um breve histórico da presença da EaD no mundo e, sobretudo, no Brasil, de modo a entender como esta modalidade se desenvolve, bem como a importância do professor-tutor neste contexto, sobretudo em em atenção ao processo compreendido no Núcleo de Educação a Distância (NEaDUNI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com foco no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura . A intenção deste estudo é realizar um levantamento acerca do perfil dos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem na EaD, visando contribuir – a partir da análise de dados – para que o desempenho e envolvimento dos professores-tutores sejam orientados a partir da filosofia do Rizoma, que é norteadora dos trabalhos realizados pelo NEaDUNI. Sendo assim, este trabalho foi tecido a partir de construtos teóricos e de linhas investigativas, baseadas em depoimentos e análises documentais de tutores e discentes do curso de Letras Libras
Abstract: The present study and research deals with the role of tutoring in the movements of the Distance Education (EaD) modality. Initially, we seek to trace a brief history of the presence of distance education in the world and, above all, in Brazil, in order to understand how this modality develops, as well as the importance of the teacher-tutor in this context, especially in attention to the process understood in the Nucleus. of Distance Education (NEaDUNI) of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná, focusing on the Course of Letters - Portuguese Language and Brazilian Sign Language - Libras and Brazilian and Deaf Literature - Degree. The intention of this study is to carry out a survey on the profile of professionals involved in the teaching-learning process in distance education, aiming to contribute - from data analysis - so that the performance and involvement of tutors are guided from the philosophy of Rizoma , which guides the work carried out by NEaDUNI. Therefore, this work was woven from theoretical constructs and investigative lines, based on testimonies and documentary analysis of tutors and students of the Letras Libras course.
Keywords: Tutoria
Educação a Distância
Aprendizagem
Licenciatura em Letras Libras
Mentoring
Distance Education
Learning
Degree in Letras Libras
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Bassani, Luciane da Silva. A tutoria nos cursos EAD no núcleo de educação a distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: uma vereda em construção. 2022. 74 f.. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6191
Issue Date: 9-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciane_Bassani2022.pdfArquivo completo1.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons