Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6191
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A tutoria nos cursos EAD no núcleo de educação a distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: uma vereda em construção |
Other Titles: | Tutoring in distance courses in the distance learning center of the state university of west of Paraná (UNIOESTE): a path under construction |
Autor: | Bassani, Luciane da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Dal Molin, Beatriz Helena |
Primeiro membro da banca: | Santos, Raquel Amorim dos |
Segundo membro da banca: | Novelli, Josimayre Lucia Terezinha Zanato Tureck http://lattes.cnpq.br/7585352432396424 |
Terceiro membro da banca: | Tureck, Lucia Terezinha Zanato |
Resumo: | O presente estudo e pesquisa versa sobre o papel da tutoria nos movimentos da modalidade de Educação a Distância (EaD). Buscamos inicialmente, traçar um breve histórico da presença da EaD no mundo e, sobretudo, no Brasil, de modo a entender como esta modalidade se desenvolve, bem como a importância do professor-tutor neste contexto, sobretudo em em atenção ao processo compreendido no Núcleo de Educação a Distância (NEaDUNI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com foco no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura . A intenção deste estudo é realizar um levantamento acerca do perfil dos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem na EaD, visando contribuir – a partir da análise de dados – para que o desempenho e envolvimento dos professores-tutores sejam orientados a partir da filosofia do Rizoma, que é norteadora dos trabalhos realizados pelo NEaDUNI. Sendo assim, este trabalho foi tecido a partir de construtos teóricos e de linhas investigativas, baseadas em depoimentos e análises documentais de tutores e discentes do curso de Letras Libras |
Abstract: | The present study and research deals with the role of tutoring in the movements of the Distance Education (EaD) modality. Initially, we seek to trace a brief history of the presence of distance education in the world and, above all, in Brazil, in order to understand how this modality develops, as well as the importance of the teacher-tutor in this context, especially in attention to the process understood in the Nucleus. of Distance Education (NEaDUNI) of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná, focusing on the Course of Letters - Portuguese Language and Brazilian Sign Language - Libras and Brazilian and Deaf Literature - Degree. The intention of this study is to carry out a survey on the profile of professionals involved in the teaching-learning process in distance education, aiming to contribute - from data analysis - so that the performance and involvement of tutors are guided from the philosophy of Rizoma , which guides the work carried out by NEaDUNI. Therefore, this work was woven from theoretical constructs and investigative lines, based on testimonies and documentary analysis of tutors and students of the Letras Libras course. |
Keywords: | Tutoria Educação a Distância Aprendizagem Licenciatura em Letras Libras Mentoring Distance Education Learning Degree in Letras Libras |
CNPq areas: | Linguagem e Sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Bassani, Luciane da Silva. A tutoria nos cursos EAD no núcleo de educação a distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: uma vereda em construção. 2022. 74 f.. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6191 |
Issue Date: | 9-Jun-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciane_Bassani2022.pdf | Arquivo completo | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License