Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBassani, Luciane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2936957640582383por
dc.contributor.advisor1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee1Santos, Raquel Amorim dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387666784015912por
dc.contributor.referee2Novelli, Josimayre Lucia Terezinha Zanato Tureck http://lattes.cnpq.br/7585352432396424-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739538854223373por
dc.contributor.referee3Tureck, Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585352432396424por
dc.date.accessioned2022-09-13T17:12:01Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationBassani, Luciane da Silva. A tutoria nos cursos EAD no núcleo de educação a distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: uma vereda em construção. 2022. 74 f.. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6191-
dc.description.resumoO presente estudo e pesquisa versa sobre o papel da tutoria nos movimentos da modalidade de Educação a Distância (EaD). Buscamos inicialmente, traçar um breve histórico da presença da EaD no mundo e, sobretudo, no Brasil, de modo a entender como esta modalidade se desenvolve, bem como a importância do professor-tutor neste contexto, sobretudo em em atenção ao processo compreendido no Núcleo de Educação a Distância (NEaDUNI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com foco no Curso de Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda - Licenciatura . A intenção deste estudo é realizar um levantamento acerca do perfil dos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem na EaD, visando contribuir – a partir da análise de dados – para que o desempenho e envolvimento dos professores-tutores sejam orientados a partir da filosofia do Rizoma, que é norteadora dos trabalhos realizados pelo NEaDUNI. Sendo assim, este trabalho foi tecido a partir de construtos teóricos e de linhas investigativas, baseadas em depoimentos e análises documentais de tutores e discentes do curso de Letras Libraspor
dc.description.abstractThe present study and research deals with the role of tutoring in the movements of the Distance Education (EaD) modality. Initially, we seek to trace a brief history of the presence of distance education in the world and, above all, in Brazil, in order to understand how this modality develops, as well as the importance of the teacher-tutor in this context, especially in attention to the process understood in the Nucleus. of Distance Education (NEaDUNI) of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná, focusing on the Course of Letters - Portuguese Language and Brazilian Sign Language - Libras and Brazilian and Deaf Literature - Degree. The intention of this study is to carry out a survey on the profile of professionals involved in the teaching-learning process in distance education, aiming to contribute - from data analysis - so that the performance and involvement of tutors are guided from the philosophy of Rizoma , which guides the work carried out by NEaDUNI. Therefore, this work was woven from theoretical constructs and investigative lines, based on testimonies and documentary analysis of tutors and students of the Letras Libras course.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-09-13T17:12:01Z No. of bitstreams: 2 Luciane_Bassani2022.pdf: 1125636 bytes, checksum: eb7fdca844da67d88f27bfd260ffb3ba (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-13T17:12:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luciane_Bassani2022.pdf: 1125636 bytes, checksum: eb7fdca844da67d88f27bfd260ffb3ba (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-06-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLicenciatura em Letras Libraspor
dc.subjectMentoringeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDegree in Letras Libraseng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleA tutoria nos cursos EAD no núcleo de educação a distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: uma vereda em construçãopor
dc.title.alternativeTutoring in distance courses in the distance learning center of the state university of west of Paraná (UNIOESTE): a path under constructioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciane_Bassani2022.pdfArquivo completo1.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons