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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6080
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Percepção de gestores de escolas públicas municipais de Cascavel/ PR, no uso de dados das avaliações em larga escala em suas práticas educacionais |
Other Titles: | Perception of managers of municipal public schools in Cascavel/PR, in the use of data from large-scale assessments in their educational practices |
Autor: | Machado, Celso |
Primeiro orientador: | Soligo, Valdecir |
Primeiro membro da banca: | Soligo, Valdecir |
Segundo membro da banca: | Estrada, Adrian Alvarez |
Terceiro membro da banca: | Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
Resumo: | O gestor escolar é um profissional decisivo no processo educacional e detém sob sua responsabilidade atividades relacionadas as avaliações em larga escala, numa busca constante na melhoria da qualidade educacional. Entretanto, verifica-se fragilidades em relação à real percepção deste profissional em como utilizar os dados resultantes das avaliações na orientação de suas ações diretivas e pedagógicas na unidade de ensino. O objetivo deste estudo é analisar de que forma gestores percebem as avaliações em larga escala e se utilizam de seus resultados na orientação das ações educacionais, visa compreender se, e como, ocorre a intervenção gestora, quais estratégias mobilizam para promover reflexões sobre como os resultados podem ser utilizados pelo coletivo da escola. Neste sentido, como instrumento de pesquisa, foram utilizadas revisão bibliográfica e pesquisa de campo, incluindo a aplicação de questionários on line, Google® Forms para coletar dados junto aos gestores de escolas públicas municipais de Cascavel, PR. O estudo se caracteriza como do tipo qualitativo e descritivo, e foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na linha de pesquisa em Educação, Políticas Sociais e Estado. A análise, sustentada em autores revelou que o estado realiza desde sempre, ações focadas nas avaliações, incentivando a competição entre escolas e professores que leva a um ranqueamento da educação, bem como políticas de responsabilização. A ação gestora no contexto da avaliação em larga escala, numa ação mínima, aponta para o fato da necessidade de aperfeiçoar o processo de utilização dos resultados para toda a comunidade escolar, a fim de que essas informações possam ser utilizadas no planejamento pedagógico das escolas, visando avanços no desenvolvimento de seus trabalhos e na aprendizagem dos alunos. Assim, os dados levantados revelaram a necessidade de avanços na compreensão integral do uso correto dos resultados das avaliações em larga escala pelo gestor escolar. |
Abstract: | The school manager is a decisive professional in the educational process and holds under his responsibility activities related to large-scale evaluations, in a constant search for the improvement of educational quality. However, there are weaknesses in relation to the real perception of this professional on how to use the data resulting from the evaluations to guide his directive and pedagogical actions in the teaching unit. The objective of this study is to analyze how managers perceive the large-scale evaluations and if they use their results to guide educational actions. It aims to understand if and how the managerial intervention occurs, which strategies are mobilized to promote reflection on how the results can be used by the school collective. In this sense, as a research tool, we used literature review and field research, including the application of online questionnaires, Google® Forms to collect data from managers of public municipal schools in Cascavel, PR. The study is characterized as qualitative and descriptive, and was developed with the Graduate Program in Education of the State University of Western Paraná, in the research line on Education, Social Policies and State. The analysis, supported by authors, revealed that the state has always carried out actions focused on evaluations, encouraging competition among schools and teachers that leads to a ranking of education, as well as accountability policies. The managerial action in the context of large-scale evaluation, in a minimal action, points to the fact of the need to improve the process of using the results for the entire school community, so that this information can be used in the pedagogical planning of schools, aiming for advances in the development of their work and in student learning. Thus, the data collected revealed the need for advances in the comprehensive understanding of the correct use of the results of large-scale assessments by the school manager. |
Keywords: | Avaliação em Larga Escala Gestor Escolar Pesquisa de Campo Qualidade da Educação Large Scale Assessment School Manager Field Research Quality of Education |
CNPq areas: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | MACHADO, Celso. Percepção de gestores de escolas públicas municipais de Cascavel/ PR, no uso de dados das avaliações em larga escala em suas práticas educacionais. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6080 |
Issue Date: | 10-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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