Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6076
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZanon, Rosane Faganello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8496565281599616por
dc.contributor.advisor1Malanchen, Julia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee1Umbelino, Janaína Damasco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee2Lazaretti, Lucinéia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7146481573883908por
dc.contributor.referee3Saccomani, Maria Cláudia da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8151006372212705por
dc.date.accessioned2022-06-09T14:09:11Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationZanon, Rosane Faganello. A organização do trabalho pedagógico para crianças de dois e três anos de idade à luz da pedagogia histórico-criítica. 2022. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6076-
dc.description.resumoA presente pesquisa dedica-se a propor elementos metodológicos para o planejamento pedagógico e intencional, com as crianças de dois e três anos, que tenham como fundamentosa Pedagogia Histórico-Crítica. Partindo da ideia de que a infância é um momento privilegiadopara a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, e que esses processos precisam superar as práticas cotidianas em direção à organização de ações educativas mediadoras e promotorasdas máximas possibilidades de desenvolvimento, reitera-se a essencialidade de organizar uma prática pedagógica pautada na teoria e que articule entre os conteúdos escolares e as formas mais adequadas para a aprendizagem da criança pequena. No decorrer dos anos, a Educação Infantil angariou significativas conquistas referente ao trabalho pedagógico por pesquisadores na área da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, no entanto, muito ainda precisa avançar, em especial quando o foco é a ação intencional do professor por meio dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos, superando o conhecimento tácito e visando à democratização de um ensino infantil de qualidade e à garantia da socialização do conhecimento. Diante disso, e a partir do objetivo geral da pesquisa já elencado, destacamos como objetivos específicos: a) descrever os principais elementos da Psicologia HistóricoCultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para fundamentar o trabalho pedagógico intencional; b) sistematizar os principais elementos para a organização do planejamento pedagógico para crianças de dois e três anos a partir da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica; c) elaborar proposições didáticas para subsidiar a ação docente no ensino de crianças de dois e três anos fundamentados pela Pedagogia Histórico-Crítica. O primeiro capítulo destinou-se a esclarecer os fundamentos teóricos e metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de dois e três anos, destacando a essencialidade em superar um ensino naturalizante, promovendo a apropriação dos conceitos científicos por meio do ensino intencional, com destaque para a promoção das funções psíquicas superiores percepção e linguagem. O segundo capítulo expôs os principais elementos que precisam ser considerados pelos professores para o planejamento pedagógico articulando entre a tríade conteúdo, forma e destinatário. O terceiro e último capítulo explicitou a sistematização de proposições didáticas contemplando as disciplinas curriculares de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Educação Física e Matemática, demonstrando a possibilidade e articulação no trabalho pedagógico com os principais elementos do planejamento. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica a partir dos fundamentos da teoria pedagógica histórico-crítica e do método dialético.por
dc.description.abstractThe present research is dedicated to proposing methodological elements for pedagogical and intentional planning, with children aged two and three, based on Historical-Critical Pedagogy. Starting from the idea that childhood is a privileged moment for the child's learning and development, and that these processes need to overcome everyday practices towards theorganization of educational actions that mediate and promote the maximum possibilities of development, the essentiality is reiterated. to organize a pedagogical practice based on theory and that articulates between school contents and the most appropriate ways for young children to learn. Over the years, Early Childhood Education has achieved significant achievements regarding pedagogical work by researchers in the area of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, however, much still needs to be advanced, especially when the focus is the intentional action of the teacher. through scientific, artistic and philosophical knowledge, overcoming tacit knowledge and aiming at the democratization of quality early childhood education and guaranteeing the socialization of knowledge. In view of this, and from the general objective of the research already listed, we highlight as specific objectives: a) describe the main elements of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy to support the intentional pedagogical work; b) systematize the main elements for the organization of pedagogical planning for two and three year olds from the perspective of Historical-Critical Pedagogy; c) to elaborate didactic propositions to support the teaching action in the teaching of two and three year olds based on Historical-Critical Pedagogy. The first chapter was intended to clarify the theoretical and methodological foundations for pedagogical work with two and three-year-old children, highlighting the essentiality of overcoming a naturalizing teaching, promoting the appropriation of scientific concepts through intentional teaching, with emphasis on the promotion of higher psychic functions, perception and language. The second chapter exposed the main elements that need to be considered by teachers for pedagogical planning, articulating the triad content, form and recipient. The third and last chapter explained the systematization of didactic propositions covering the curricular subjects of Portuguese Language, Natural Sciences, Physical Education and Mathematics, demonstrating the possibility and articulation in pedagogical work with the main elements of planning. The work was carried out through bibliographic research from the foundations of the historical-critical pedagogical theory and the dialectical method.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-06-09T14:09:11Z No. of bitstreams: 2 Rosane_Faganello_Zanon_2022.pdf: 1312465 bytes, checksum: 9ab3f1818b84e9c224b7ec3d1ab50a42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T14:09:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rosane_Faganello_Zanon_2022.pdf: 1312465 bytes, checksum: 9ab3f1818b84e9c224b7ec3d1ab50a42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectPedagogical Work;eng
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogy;eng
dc.subjectChild education; Planningeng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpor
dc.titleA organização do trabalho pedagógico para crianças de dois e três anos de idade à luz da pedagogia histórico-criíticapor
dc.title.alternativeThe organization of pedagogical work for two and three-year-old children in the light of historical-critical pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosane_Faganello_Zanon_2022.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons