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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6023
Tipo do documento: Tese
Title: Estratégia de enfrentamento da pandemia Covid-19, utilizando ferramentas digitais – uma pesquisa-ação, realizada na feira do teatro de Cascavel - PR
Autor: Zanini , Elaine de Oliveira 
Primeiro orientador: Fariña, Luciana Oliveira de
Primeiro membro da banca: Fariña, Luciana Oliveira de
Segundo membro da banca: Grandi, Adriana Maria de
Terceiro membro da banca: Plein , Clério
Quarto membro da banca: Alves , Adilson Francelino
Quinto membro da banca: Silveira, Tânia Maria Smaniotto
Resumo: A agricultura familiar é a principal responsável pela alimentação do país, e está ligada diretamente à segurança alimentar, e ao desenvolvimento do local onde está inserida. Assim, este trabalho teve como objetivo geral propor uma estratégia de divulgação digital por meio do desenvolvimento de um site, para exposição dos produtos vendidos pelos agricultores familiares da feira municipal. Em relação à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, exploratória do tipo pesquisa-ação, em relação aos seus resultados, se trata de um estudo qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com os envolvidos com a agricultura familiar, do município de Cascavel – PR, e da aplicação de questionários com os agricultores familiares e consumidores da feira municipal. Os resultados da pesquisa identificaram várias dificuldades dos agricultores familiares da feira municipal, podendo-se afirmar que é verdadeira a hipótese deste estudo, de que os agricultores familiares precisam de uma nova estratégia para ajudar na venda dos produtos, mas não têm condições para executá-la, pois há necessidade de uma gestão profissional com conhecimento e tempo dedicado a esse projeto, para que esse tipo de divulgação proporcione resultados positivos, o que eles não têm condições para realizar no momento, pois as respostas dos questionários, revelaram fatores limitantes na adoção de tecnologias, como a falta de conhecimento e tempo. Conclui-se, que, a pandemia COVID-19, repercutiu negativamente na renda dos agricultores familiares da feira municipal, dentre outras dificuldades enfrentadas na pandemia, eles ainda relataram a queda significativa nas vendas, chegando até o patamar de 70%, revelando que são necessárias estratégias locais para amenizar os seus efeitos negativos e neste sentido, a inserção dos agricultores familiares nos mercados digitais, pode ser uma boa estratégia para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia.
Abstract: Family farming is the main responsible for the country's food supply and is directly linked to food security and the development of the place where it operates. Thus, this work had as general objective to propose a digital dissemination strategy through the development of a website for displaying the products sold by family farmers at the municipal fair. Regarding the methodology, this research is characterized as bibliographical, exploratory action research type, in relation to its results, it is a qualitative study Data collection took place through interviews with those involved with family farming in the municipality of Cascavel - PR and the application of questionnaires with family farmers and consumers at the municipal fair. The survey results identified several difficulties of family farmers at the municipal fair, and it can be said that the hypothesis of this study is true that family farmers need a new strategy to help in the sale of products, but are unable to carry it out, as there is a need for professional management with knowledge and time dedicated to this project so that this type of dissemination can provide positive results, which they are unable to do, as the responses to the questionnaires revealed limiting factors for the adoption of technologies, such as lack of knowledge and time. It is concluded that the COVID-19 pandemic had negative repercussions on the income of family farmers at the municipal fair, among other difficulties faced in the pandemic, they reported a significant drop in sales, reaching up to 70%, revealing that local strategies are needed to alleviate their negative effects and in this sense, the insertion of family farmers in digital markets can be a good strategy to face the pandemic and post-pandemic.
Keywords: Agricultura familiar
Feiras livres
Mercados digitais
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: ZANINI, Elaine de Oliveira. Estratégia de enfrentamento da pandemia Covid-19, utilizando ferramentas digitais – uma pesquisa-ação, realizada na feira do teatro de Cascavel - PR. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6023
Issue Date: 10-Mar-2022
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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