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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5985
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Pesquisa Científica no Ensino Médio Técnico Integrado: uma análise no Instituto Federal do Paraná
Other Titles: Scientific Research in Integrated Technical High School: an analysis at the Federal Institute of Paraná
Autor: Soares, Paola Andreza Ávila 
Primeiro orientador: Carvalho , Marco Antonio Batista
Primeiro membro da banca: Leite , Rosana Franzen
Segundo membro da banca: Soligo , Valdecir
Terceiro membro da banca: Vilas Boas , Terezinha de Jesus Reis
Resumo: Este trabalho possui como escopo uma análise a respeito da pesquisa científica no âmbito da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco no Ensino Médio Técnico Integrado, ofertado pelo Instituto Federal do Paraná. Busca-se discutir, com base nos currículos e projetos políticos pedagógicos de tais cursos, a aplicabilidade dos conceitos e as competências pedagógicas geradas a partir do emprego da metodologia da pesquisa científica, considerando a proposta de ensino-aprendizagem proposta pela educação integrada no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line proposto aos professores desses cursos, com vistas a identificar o que se mostra diante de sua perspectiva em relação à pesquisa científica nos cursos em que atuam. A metodologia de análise dos dados se deu por meio de abordagem qualitativa, a partir do emprego da Análise Textual Discursiva, por meio do córpus textual estabelecido com base nas finalidades e objetivos da Lei Federal 11.892/2008 junto aos relatos dos professores participantes. Os resultados apontam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como uma política pública de ampla disseminação, acesso e democratização do conhecimento, com forte incentivo à prática científica e à pesquisa científica na educação básica, no território nacional. No caso do Instituto Federal do Paraná, há um total de 72 cursos de Ensino Médio Técnico integrados e desse total, entre os anos de 2018 e 2021, cerca de 20% desses cursos exige a uma produção científica enquanto requisito para formação e, no entanto, não prevê a oferta de uma disciplina de metodologia da pesquisa científica em sua grade curricular. Embora os relatos dos professores investigados apontem os benefícios de se trabalhar em torno da pesquisa científica e o quão importante são as competências geradas a partir desse processo para o desenvolvimento crítico dos estudantes, identifica-se por meio deste trabalho, que a realização de pesquisa científica nesses cursos não é consensual entre o corpo docente, ainda que prevista enquanto eixo de estruturação em sua diretriz institucional. Aponta a necessidade de ampliação do debate acerca dessa temática por parte dos gestores e professores que promovem os documentos institucionais dos campi, em um movimento de articulação entre pesquisa científica atrelada à proposta de desenvolvimento científico e tecnológico.
Abstract: This research brings as scope an analysis of scientific research in the sphere of Professional, Scientific and Technological Education, with a focus on Integrated Technical High School, offered by the Federal Institute of Paraná. This application proposal sought analysis the political pedagogic projects of such courses, the applicability of the teaching concepts of the methodology cientific research, considering the teaching proposal of the research methodology used from the proposal of integrated teaching in the scope Federal Network of Professional, Scientific and Technological. The data collection was through a survey online propose to the teachers, with a objective to identifying their perspective about the relationship between the research cientific and the courses in which they work. The data analysis methodology was based on the use of Discursive Textual Analysis under the purposes and objectives of Federal Law 11.892/2008 with the teachers' reports. The results point to the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education as a public policy of wide dissemination, access and democratization of knowledge, with a lot of encouragement to scientific practice and scientific research in basic education, in the national territory. At the Federal Institute of Paraná, there are a total of 72 integrated Technical High School courses and of this total, between the years 2018 and 2021, 20% of these courses require scientific production as a requirement for formation and, however, does not provide an offer a discipline of scientific research methodology in the curriculum. Therefore, although the reports of the investigated teachers point to benefits about use the cientific research and how important are to the process for the development of the students, their opinion are not consensual, although it is an institutional norm. It points out the need to think about the debate on this theme, on the part of managers and professors who promote the institutional documents of the campuses, in a proposal project between scientific education and technological science.
Keywords: Educação profissional científica e tecnológica
Metodologia da pesquisa científica
Instituto Federal do Paraná
Scientific and technological professional education
Scientific research methodology
Federal Institute of Paraná
CNPq areas: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Soares, Paola Andreza Ávila. A Pesquisa Científica no Ensino Médio Técnico Integrado: uma análise no Instituto Federal do Paraná. 2022. 122 f. Dissertação(Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5985
Issue Date: 8-Mar-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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