Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCazarolli, Micheli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6761943862362830por
dc.contributor.advisor1Schroeder, Tânia Maria Rechia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605834926513023por
dc.contributor.referee1Schroeder, Tânia Maria Rechia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605834926513023por
dc.contributor.referee2Ferreira, Gabriel Murad Velloso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667672806764997por
dc.contributor.referee3Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.date.accessioned2022-03-25T18:04:48Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationCAZAROLLI, Micheli. Cooperativas escolares e suas contribuições para a educação integral: a experiência das escolas municipais de ensino fundamental da região Centro Serra (RS). 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5933-
dc.description.resumoPartindo da premissa de que o século XXI apresenta a necessidade de um olhar diferente sobre a educação, em especial na educação básica, com a relação docentes, conteúdos curriculares e estudantes, este estudo tem como objetivo analisar a proposta educativa das cooperativas escolares e sua contribuição para a educação integral nas escolas municipais de ensino fundamental da região Centro Serra - RS. A análise foi sustentada pelas concepções da democracia, de John Dewey (1859-1952), da cooperação, de Célestin Freinet (1896-1966) e do pensamento complexo, de Edgar Morin (1921-), que convergem com a concepção de educação integral assumida pela BNCC e que qualifica o processo de aprendizagem pelo desenvolvimento das diferentes dimensões humanas. O estudo de caráter qualitativo foi realizado em três momentos: pesquisa bibliográfica, a fim de construir um referencial teórico; pesquisa documental, que alicerça a análise dos dados; e a pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Para a coleta dos dados, optou-se por dividir o estudo em dois formatos: grupos focais, incluindo os professores orientadores e estudantes associados em cargos de presidente e vice-presidente, e a aplicação de questionários semiestruturados para os demais estudantes associados e professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental. A partir da pesquisa, reconheceu-se que as cooperativas escolares trilham um caminho inverso a compartimentalização do conhecimento e a visão reducionista de educação, tendo sua proposta validada pelos PPPs das instituições de ensino por corroborar com a missão, visão e objetivos de cada uma. Como resultado do conjunto de percepções dos sujeitos participantes, observou-se que as práticas pedagógicas propostas pelas cooperativas escolares contribuem para a educação integral ao estimular a vivência da democracia, da cooperação e o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo dos estudantes associados.por
dc.description.abstractTarting from the premise that the 21st century presents a need for a different look at education, especially in basic education, with the relationship between teachers, curriculum content and students, this study aims to analyze an educational proposal of school cooperatives and their contribution for integral education in municipal elementary schools in the Centro Serra - RS. An analysis was supported by democracy conceptions from John Dewey (1859-1952), cooperation from Célestin Freinet (1896- 1966) and complex thought from Edgar Morin (1921-), which converge with the concept of integral education assumed by the BNCC and which qualifies the learning process through the development of different human dimensions. The qualitative study was carried out in three stages: bibliographical research, in order to build a theoretical framework; documentary research, which bases the data analysis; and the field search of the type study of case. For data collection, it was decided to divide the study into two formats: focus groups, including advisor professors and associate students in positions of president and vice president, and the application of semi-structured questionnaires to other associate students and active professors in by the last years of elementary school. With the research, it's recognized that school cooperatives follow an inverse path to the compartmentalization of knowledge and the reductionist view of education, having their proposal validated by the PPPs of educational institutions for corroborating the mission, vision and objectives of each one. As a result of the set of perceptions of the participating subjects, it was observed that the pedagogical practices proposed by the school cooperatives contribute to integral education by stimulating the experience of democracy, cooperation and the development of autonomy and the protagonism of the associated students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-25T18:04:48Z No. of bitstreams: 2 Micheli_Cazarolli2021.pdf: 3703708 bytes, checksum: 35ef14d48cfb53db43279948d27da43e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T18:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Micheli_Cazarolli2021.pdf: 3703708 bytes, checksum: 35ef14d48cfb53db43279948d27da43e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-11-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCooperativas Escolarespor
dc.subjectEducação Integralpor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectSchool Cooperativeseng
dc.subjectIntegral Educationeng
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectComplexityeng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleCooperativas escolares e suas contribuições para a educação integral: a experiência das escolas municipais de ensino fundamental da região Centro Serra (RS)por
dc.title.alternativeSchool cooperatives and their contributions to integral education: the experience of municipal elementary schools in the Centro Serra region (RS)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Micheli Cazarolli.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons