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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5910
Tipo do documento: Dissertação
Title: A capacitação do profissional fisioterapeuta para a docência no ensino superior: perspectivas atuais e desafios futuros
Other Titles: The training of physical therapists for teaching in higher education: current perspectives and future challenges
Autor: Schultz, Diuliany 
Primeiro orientador: Lima, Dartel Ferrari de
Primeiro membro da banca: Lima, Dartel Ferrari de
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Terceiro membro da banca: Guilardi Junior, Felicio
Resumo: A prática docente em saúde é carente de formação direcionada para o exercício dessa prática. Essa deficiência pedagógica na carreira acadêmica pode desfavorecer o processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. O professor é visto como o detentor de um saber técnico e um transmissor de conteúdo, prendendo-se apenas em conhecimentos teóricos e práticos da sua formação. Dessa forma, torna-se necessário maior conscientização dos docentes fisioterapeutas acerca da importância da formação pedagógica para lecionar nos cursos de Fisioterapia, incorporando em sua prática docente metodologias inovadoras e facilitadoras, favorecendo o aprendizado do aluno. Objetivo: Identificar os principais desafios que professores não licenciados encontraram no exercício da docência no Ensino de Ciências da Saúde para o curso de Fisioterapia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados a entrevista com docentes de cursos de Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior da cidade de Cascavel/Paraná. Resultados: Apesar de possuírem experiência na docência, os professores entrevistados relataram ter dificuldades em sua prática docente, principalmente em relação à aplicação de métodos de ensino e avaliação do aluno. Todos eles compreendem a importância da capacitação do profissional bacharel para a profissão de professor. Conclusões: Na perspectiva dos professores, todos pretendem continuar garantindo uma formação acadêmica e profissional de qualidade, porém terão que se adaptar às novas propostas e tecnologias de ensino. Todos afirmaram que, mesmo com anos de experiência na docência, ainda sentem dificuldades na aplicação das novas metodologias de ensino e nas tecnologias multimídias. Concordam que será o desafio mais frequente a ser enfrentado na prática docente.
Abstract: The teaching practice in Health lacks training the professionals on their practice. This pedagogical deficiency in the academic career can undermine the teaching-learning process in the health area. The teacher is seen as the holder of technical knowledge and a transmitter of content, focusing only on theoretical and practical knowledge of their training. Thus, it is necessary to raise awareness of physical therapist faculty about the importance of pedagogical training to teach in Physical Therapy courses, incorporating in their teaching practice innovative and facilitating methodologies, favoring student learning. Objective: To identify the main challenges that unlicensed professors encountered in teaching Health Sciences for the Physiotherapy course. Method: this is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, using interviews with professors of Physiotherapy courses at Higher Education institutions in the city of Cascavel/Paraná as a data collection tool. Results: Despite having experience in teaching, the interviewed teachers reported having difficulties in their teaching practice, especially in relation to the application of teaching methods and student assessment. All of them understand the importance of professional bachelor training for the teaching profession. Conclusion: From the perspective of teachers, all intend to continue ensuring quality academic and professional training, but they will have to adapt to new teaching proposals and technologies. All stated that, even with years of experience in teaching, they still experience difficulties in applying new teaching methodologies and multimedia technologies. They agree that it will be the most frequent challenge to be faced in teaching practice.
Keywords: Capacitação
Ensino
Docência
Fisioterapia
Educating
Teaching
Physiotherapy
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: SCHULTZ, Diuliany. A capacitação do profissional fisioterapeuta para a docência no ensino superior: perspectivas atuais e desafios futuros. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5910
Issue Date: 13-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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