Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchultz, Diuliany-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844266151972805por
dc.contributor.advisor1Lima, Dartel Ferrari de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599842765051671por
dc.contributor.referee1Lima, Dartel Ferrari de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599842765051671por
dc.contributor.referee2Strieder, Dulce Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981747301070724por
dc.contributor.referee3Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368por
dc.date.accessioned2022-03-22T12:39:57Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationSCHULTZ, Diuliany. A capacitação do profissional fisioterapeuta para a docência no ensino superior: perspectivas atuais e desafios futuros. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5910-
dc.description.resumoA prática docente em saúde é carente de formação direcionada para o exercício dessa prática. Essa deficiência pedagógica na carreira acadêmica pode desfavorecer o processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. O professor é visto como o detentor de um saber técnico e um transmissor de conteúdo, prendendo-se apenas em conhecimentos teóricos e práticos da sua formação. Dessa forma, torna-se necessário maior conscientização dos docentes fisioterapeutas acerca da importância da formação pedagógica para lecionar nos cursos de Fisioterapia, incorporando em sua prática docente metodologias inovadoras e facilitadoras, favorecendo o aprendizado do aluno. Objetivo: Identificar os principais desafios que professores não licenciados encontraram no exercício da docência no Ensino de Ciências da Saúde para o curso de Fisioterapia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados a entrevista com docentes de cursos de Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior da cidade de Cascavel/Paraná. Resultados: Apesar de possuírem experiência na docência, os professores entrevistados relataram ter dificuldades em sua prática docente, principalmente em relação à aplicação de métodos de ensino e avaliação do aluno. Todos eles compreendem a importância da capacitação do profissional bacharel para a profissão de professor. Conclusões: Na perspectiva dos professores, todos pretendem continuar garantindo uma formação acadêmica e profissional de qualidade, porém terão que se adaptar às novas propostas e tecnologias de ensino. Todos afirmaram que, mesmo com anos de experiência na docência, ainda sentem dificuldades na aplicação das novas metodologias de ensino e nas tecnologias multimídias. Concordam que será o desafio mais frequente a ser enfrentado na prática docente.por
dc.description.abstractThe teaching practice in Health lacks training the professionals on their practice. This pedagogical deficiency in the academic career can undermine the teaching-learning process in the health area. The teacher is seen as the holder of technical knowledge and a transmitter of content, focusing only on theoretical and practical knowledge of their training. Thus, it is necessary to raise awareness of physical therapist faculty about the importance of pedagogical training to teach in Physical Therapy courses, incorporating in their teaching practice innovative and facilitating methodologies, favoring student learning. Objective: To identify the main challenges that unlicensed professors encountered in teaching Health Sciences for the Physiotherapy course. Method: this is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, using interviews with professors of Physiotherapy courses at Higher Education institutions in the city of Cascavel/Paraná as a data collection tool. Results: Despite having experience in teaching, the interviewed teachers reported having difficulties in their teaching practice, especially in relation to the application of teaching methods and student assessment. All of them understand the importance of professional bachelor training for the teaching profession. Conclusion: From the perspective of teachers, all intend to continue ensuring quality academic and professional training, but they will have to adapt to new teaching proposals and technologies. All stated that, even with years of experience in teaching, they still experience difficulties in applying new teaching methodologies and multimedia technologies. They agree that it will be the most frequent challenge to be faced in teaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-22T12:39:57Z No. of bitstreams: 2 Diuliany_Schultz2021.pdf: 827749 bytes, checksum: 279f491734d165c9b70e094c227a12aa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-22T12:39:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Diuliany_Schultz2021.pdf: 827749 bytes, checksum: 279f491734d165c9b70e094c227a12aa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFisioterapiapor
dc.subjectEducatingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPhysiotherapyeng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleA capacitação do profissional fisioterapeuta para a docência no ensino superior: perspectivas atuais e desafios futurospor
dc.title.alternativeThe training of physical therapists for teaching in higher education: current perspectives and future challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diuliany_Schultz2021.pdf808.35 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons