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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5866
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educar para um tempo novo via EAD e Ensino Híbrido: a tecnologia de comunicação digital oportunizando a experimentação em prol da Aprendência
Other Titles: Educating for a new time by distance learning (DL) and blended learning (BL): the digital communication technology providing opportunities for experimentation in favor of learning
Autor: Reichert, Cleuza Maria 
Primeiro orientador: Dal Molin, Beatriz Helena
Primeiro membro da banca: Dal Molin, Beatriz Helena
Segundo membro da banca: Santos, José Carlos dos
Terceiro membro da banca: Souza, Ana Paula Vieira e
Resumo: A escola, por vezes apontada como um espaço raso de produção de conhecimentos, tem sido, há alguns anos, palco de debates. A situação conflituosa presente no sistema educacional se intensificou no ano de 2020, com o surgimento da pandemia do Novo Coronavírus, a qual ocasionou o isolamento social e, consequentemente, a suspensão das aulas presenciais e a imediata implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), evidenciando, assim, a problemática das escolas enquanto espaço de Aprendência, principalmente, diante do uso da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para fins educacionais e, da falta de capacitação dos docentes e discentes para atender a nova proposta de ensino. Deste modo, elencamos como problema de pesquisa, o ERE adotado na rede estadual de ensino do Paraná, pois pretendemos entender se este de fato garantiu o direito à educação e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Diante desse cenário, esta pesquisatomou forma, tendo como objetivo geral a reflexão sobre a modalidade de ERE, umavez que ela é entendida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) como possibilidade plausível de propiciar o acesso à educação e de garantir o avanço cognitivo, durante o período de isolamento social, dos estudantes da rede pública de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, nos pautamos, metodologicamente, na pesquisa documental, de natureza qualitativa, com caráter descritivo, de paradigma interpretativista, ancorando a discussão em autores como Lévy (1998; 1999), Gallo (2002; 2012), Dal Molin (2003; 2008; 2015; 2020), Horn e Staker (2015), Nogaro e Cerutti (2016), Deleuze e Guattari (1996; 1997; 2000; 2002; 2010), Assmann (1998; 2000), Serres (2013), Martinazzo e Griebeler (2018), Litto (2010), Moita Lopes (2006) e Moran (2000; 2015). A pesquisa inscreve-se, teoricamente, na perspectiva da Linguística Aplicada (LA). Dentre os resultados alcançados, podemos elencar: i) o ERE foi implementado sem a observância do pressuposto pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e sem a devida discussão sobre a implementação com a Associação dos Professores do Paraná (APP), comunidade e pais; ii) a capacitação docente se deu tardia, muito lenta e fragmentada; iii) o suporte para atender as aulas remotas oferecidas aos alunos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) foi insuficiente, causando vários prejuízos no processo de Aprendência e; iv) as constantes atribuições de atividades avaliativas e retirada das faltas dos alunos, em especial no final do ano letivo, apresentam danos ao que é considerado como processo de Aprendência.
Abstract: The school, sometimes stated as a narrow space for the production of knowledge, has been, for some years, a stage for debates. The conflicting situation that is present in the educational system has intensified in 2020, with the emergence of the New Coronavirus pandemic, which caused social isolation and, consequently, the suspension of classroom classes and the immediate implementation of the Remote Emergency Education (ERE), evidencing, thus, the problem of schools as a space of Learning, mainly in face of the use of Digital Communication Technology (TCD) for educational purposes and the lack of training of teachers and students to face the new teaching proposal. Thus, we listed as a research problem, the ERE adopted in the state education system of Paraná, as we intend to understand if this in fact guaranteed the right to education and cognitive development of students. Given this scenario, this research took place, with the general objective of reflecting on the modality of ERE, since it is understood by the State Department of Education (SEED) as a plausible possibility to provide access to education and ensure advancement cognitive, during the period of social isolation, of students in the public school system. In order to achieve the proposed objective, we methodologically base ourselves on documentaryresearch, qualitative in nature, with a descriptive character, with an interpretive paradigm, anchoring the discussion in authors such as Lévy (1998; 1999), Gallo (2002;2012), Dal Molin ( 2003; 2008; 2015; 2020), Horn and Staker (2015), Nogaro and Cerutti (2016), Deleuze and Guattari (1996; 1997; 2000; 2002; 2010), Assmann (1998; 2000), Serres (2013), Martinazzo and Griebeler (2018), Litto (2010), Moita Lopes (2006) and Moran (2000; 2015). The research is theoretically inscribed in the perspective of Applied Linguistics (AL). Among the results achieved, we can list: i) the ERE was implemented without complying with the assumption by the National Council of Education (CNE) and by the National Confederation of Education Workers (CNTE) and without proper discussion on implementation with the Association of Paraná Teachers (APP), community and parents; ii) teacher training took place badly late, too slow and fragmented; iii) the support to attend the remote classes offered to students by SEED was insufficient, causing several losses in the Learning process and; iv) the constant attributions of evaluation activities and removal of students' absences, especially at the end of the school year, damaged what is considered to be the Learning process.
Keywords: Ensino Remoto Emergencial
Capacitação docente e discente
Tecnologia de Comunicação Digital
Aprendência
Emergency Remote Learning
Teacher’s and student’s training
Digital Communication Technology
Learning
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: REICHERT, Cleuza Maria. Educar para um tempo novo via EAD e Ensino Híbrido: a tecnologia de comunicação digital oportunizando a experimentação em prol da Aprendência. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5866
Issue Date: 9-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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