Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReichert, Cleuza Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267786767757540por
dc.contributor.advisor1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee2Santos, José Carlos dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee3Souza, Ana Paula Vieira e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840758628880141por
dc.date.accessioned2022-03-09T13:29:35Z-
dc.date.issued2022-02-09-
dc.identifier.citationREICHERT, Cleuza Maria. Educar para um tempo novo via EAD e Ensino Híbrido: a tecnologia de comunicação digital oportunizando a experimentação em prol da Aprendência. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5866-
dc.description.resumoA escola, por vezes apontada como um espaço raso de produção de conhecimentos, tem sido, há alguns anos, palco de debates. A situação conflituosa presente no sistema educacional se intensificou no ano de 2020, com o surgimento da pandemia do Novo Coronavírus, a qual ocasionou o isolamento social e, consequentemente, a suspensão das aulas presenciais e a imediata implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), evidenciando, assim, a problemática das escolas enquanto espaço de Aprendência, principalmente, diante do uso da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para fins educacionais e, da falta de capacitação dos docentes e discentes para atender a nova proposta de ensino. Deste modo, elencamos como problema de pesquisa, o ERE adotado na rede estadual de ensino do Paraná, pois pretendemos entender se este de fato garantiu o direito à educação e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Diante desse cenário, esta pesquisatomou forma, tendo como objetivo geral a reflexão sobre a modalidade de ERE, umavez que ela é entendida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) como possibilidade plausível de propiciar o acesso à educação e de garantir o avanço cognitivo, durante o período de isolamento social, dos estudantes da rede pública de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, nos pautamos, metodologicamente, na pesquisa documental, de natureza qualitativa, com caráter descritivo, de paradigma interpretativista, ancorando a discussão em autores como Lévy (1998; 1999), Gallo (2002; 2012), Dal Molin (2003; 2008; 2015; 2020), Horn e Staker (2015), Nogaro e Cerutti (2016), Deleuze e Guattari (1996; 1997; 2000; 2002; 2010), Assmann (1998; 2000), Serres (2013), Martinazzo e Griebeler (2018), Litto (2010), Moita Lopes (2006) e Moran (2000; 2015). A pesquisa inscreve-se, teoricamente, na perspectiva da Linguística Aplicada (LA). Dentre os resultados alcançados, podemos elencar: i) o ERE foi implementado sem a observância do pressuposto pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e sem a devida discussão sobre a implementação com a Associação dos Professores do Paraná (APP), comunidade e pais; ii) a capacitação docente se deu tardia, muito lenta e fragmentada; iii) o suporte para atender as aulas remotas oferecidas aos alunos pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) foi insuficiente, causando vários prejuízos no processo de Aprendência e; iv) as constantes atribuições de atividades avaliativas e retirada das faltas dos alunos, em especial no final do ano letivo, apresentam danos ao que é considerado como processo de Aprendência.por
dc.description.abstractThe school, sometimes stated as a narrow space for the production of knowledge, has been, for some years, a stage for debates. The conflicting situation that is present in the educational system has intensified in 2020, with the emergence of the New Coronavirus pandemic, which caused social isolation and, consequently, the suspension of classroom classes and the immediate implementation of the Remote Emergency Education (ERE), evidencing, thus, the problem of schools as a space of Learning, mainly in face of the use of Digital Communication Technology (TCD) for educational purposes and the lack of training of teachers and students to face the new teaching proposal. Thus, we listed as a research problem, the ERE adopted in the state education system of Paraná, as we intend to understand if this in fact guaranteed the right to education and cognitive development of students. Given this scenario, this research took place, with the general objective of reflecting on the modality of ERE, since it is understood by the State Department of Education (SEED) as a plausible possibility to provide access to education and ensure advancement cognitive, during the period of social isolation, of students in the public school system. In order to achieve the proposed objective, we methodologically base ourselves on documentaryresearch, qualitative in nature, with a descriptive character, with an interpretive paradigm, anchoring the discussion in authors such as Lévy (1998; 1999), Gallo (2002;2012), Dal Molin ( 2003; 2008; 2015; 2020), Horn and Staker (2015), Nogaro and Cerutti (2016), Deleuze and Guattari (1996; 1997; 2000; 2002; 2010), Assmann (1998; 2000), Serres (2013), Martinazzo and Griebeler (2018), Litto (2010), Moita Lopes (2006) and Moran (2000; 2015). The research is theoretically inscribed in the perspective of Applied Linguistics (AL). Among the results achieved, we can list: i) the ERE was implemented without complying with the assumption by the National Council of Education (CNE) and by the National Confederation of Education Workers (CNTE) and without proper discussion on implementation with the Association of Paraná Teachers (APP), community and parents; ii) teacher training took place badly late, too slow and fragmented; iii) the support to attend the remote classes offered to students by SEED was insufficient, causing several losses in the Learning process and; iv) the constant attributions of evaluation activities and removal of students' absences, especially at the end of the school year, damaged what is considered to be the Learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-03-09T13:29:35Z No. of bitstreams: 2 Cleuza_Reichert2021.pdf: 2762841 bytes, checksum: c60f2071dca9269b1114cb538195f468 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T13:29:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Cleuza_Reichert2021.pdf: 2762841 bytes, checksum: c60f2071dca9269b1114cb538195f468 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpor
dc.subjectCapacitação docente e discentepor
dc.subjectTecnologia de Comunicação Digitalpor
dc.subjectAprendênciapor
dc.subjectEmergency Remote Learningeng
dc.subjectTeacher’s and student’s trainingeng
dc.subjectDigital Communication Technologyeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleEducar para um tempo novo via EAD e Ensino Híbrido: a tecnologia de comunicação digital oportunizando a experimentação em prol da Aprendênciapor
dc.title.alternativeEducating for a new time by distance learning (DL) and blended learning (BL): the digital communication technology providing opportunities for experimentation in favor of learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleuza_Reichert2021.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons