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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5860
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação para a educação intercultural indígena na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu
Other Titles: Training for indigenous intercultural education in the municipal education network of Foz do Iguaçu
Autor: Nascimento, Nayara do 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Volpato, Elaine Cristina Francisco
Segundo membro da banca: Nihei, Oscar Kenji
Terceiro membro da banca: Brighenti, Clovis Antonio
Resumo: As políticas educacionais brasileiras, conforme verificado ao longo deste trabalho, asseguram a educação intercultural e a utilização da língua materna para as comunidades indígenas nas escolas. A presente dissertação tem o objetivo de pesquisar a necessidade de formação continuada para a educação intercultural indígena nas escolas municipais de Ensino Fundamental I de Foz do Iguaçu. Esta rede de ensino orienta sua Proposta Pedagógica Curricular (PPC) no documento da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). A problemática apresentada atende aos seguintes objetivos específicos: verificar se os professores percebem a presença de indígenas nas escolas municipais; analisar se o currículo utilizado na rede municipal de ensino contempla a educação intercultural indígena; descrever as formações continuadas voltadas à educação intercultural indígena em Foz do Iguaçu. A base metodológica é a pesquisa qualiquantitativa, com análise documental e questionário. Tem como enfoque os estudos de políticas educacionais, a educação escolar, a interculturalidade e os povos indígenas. Foi possível observar que em Foz do Iguaçu, mesmo diante da condição peculiar de diversidade linguística na região, não há políticas públicas voltadas à formação docente que abranja a compreensão da educação intercultural e indígena, bem como a pluralidade linguística. Os questionários realizados para a presente investigação indicam que professores das escolas municipais de Foz do Iguaçujá perceberam a presença de alunos indígenas matriculados na rede municipal de ensino. A conclusão aponta para a necessidade de formação continuada a professores da rede municipal de ensino e realização de um mapeamento linguístico das escolas do município de Foz do Iguaçu, o que não foi realizado neste trabalho. Para assegurar que povos indígenas utilizem a própria língua, é preciso reconhecê-la na escola.
Abstract: Brazilian educational policies, as verified throughout this work, ensure intercultural education and the use of the mother tongue for indigenous communities in schools. This dissertation aims to research the need for continuing education for indigenous intercultural education in municipal elementary schools in Foz do Iguaçu. This teaching network guides its Curricular Pedagogical Proposal (PPC) in the document of the Association of Municipalities of Western Paraná (AMOP). The problem presented meets the following specific objectives: to verify whether teachers perceive the presenceof indigenous people in municipal schools; to analyze whether the curriculum used in the municipal school system includes indigenous intercultural education;to describe the continuing education aimed at indigenous intercultural educationin Foz do Iguaçu. The methodological basis is a qualitative-quantitative research, with document analysis and a questionnaire. Its focus is on studies of educational policies, school education, interculturality and indigenous peoples. It was possible to observe that in Foz do Iguaçu, despite the peculiar conditionof linguistic diversity in the region, there are no public policies aimed at teacher training that cover the understanding of intercultural and indigenous education, as well as linguistic plurality. The questionnaires carried out for the present investigation indicate that teachers from municipal schools in Foz do Iguaçu have already noticed the presence of indigenous students enrolled in the municipal education network. The conclusion points to the need for continuing education for teachers of the municipal education network and carrying out a linguistic mapping of schools in the municipality of Foz do Iguaçu, which was not carried out in this work. To ensure that indigenous peoples use their own language, it is necessary to recognize it at school.
Keywords: Políticas educacionais
Educação escolar
Interculturalidade
Povos indígenas
Educational policies
Schooling
Interculturality
Indian people
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Nascimento, Nayara do. Formação para a educação intercultural indígena na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu. 2021.97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5860
Issue Date: 20-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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