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https://tede.unioeste.br/handle/tede/5852
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A adaptação dos estudantes universitários estrangeiros no Brasil em face da internacionalização do ensino superior: uma revisão de escopo |
Other Titles: | The adaptation of foreing university students in Brazil in view of the internationzalization of higher education: a scope review |
Autor: | Zembrzuski, Letícia Janaina Possa ![]() |
Primeiro orientador: | Nihei, Oscar Kenji |
Primeiro membro da banca: | Berger, Isis Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Zazula, Robson |
Resumo: | Este estudo aborda a adaptação dos estudantes universitários estrangeiros no Brasil dentro da perspectiva da internacionalização do Ensino Superior e foi motivado pela necessidade de compreender a realidade desses estudantes que buscam capacitação fora de seu país de origem. Procurou-se analisar os avanços sobre o tema nos últimos anos e que necessitam ser esclarecidos através de análises que induzem a medidas de balizamentos teóricos e empíricos estabelecidos para entender os fluxos estudantis e os fatores facilitadores e dificultadores envolvidos. Assim, a pesquisa objetivou analisar o processo de adaptação de estudantes universitários estrangeiros nas universidades brasileiras. O método adotado foi a da revisão de escopo que compreendeu o emprego de buscas em bases bibliográficas online de publicações entre 2009 a 2019, utilizando como pergunta norteadora: “Quais os fatores que incidem na adaptação dos estudantes de graduação estrangeiros imigrantes ao buscar uma formação universitária no Brasil?”. Como resultado da pesquisa, foram selecionados 11 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Esses estudos apontaram que há elementos facilitadores, como a rede de amizades e relações sociais, a assistência estudantil, a língua e aspectos culturais e afetivos, mas também há dificultadores da adaptação relacionados às dificuldades da vida cotidiana (adaptação alimentar, moradia, saúde, custo de vida, clima e segurança). Por outro lado, também existem dificuldades de natureza social e afetiva representadas pelo preconceito e discriminação que sofrem, a ausência familiar que conduz a sofrimento psíquico, ao mesmo tempo fica claro que as políticas públicas de acolhimento e assistência estudantil nas universidades necessitam ser aprimoradas, para atuarem na redução da evasão nas universidades. |
Abstract: | This study addresses the adaptation of foreign university students in Brazil within the perspective of the internationalization of Higher Education and was motivated by the need to understand the reality of these students who seek training outside their country of origin. An attempt was made to analyze the advances on the subject in recent years, which need to be clarified through analyzes that lead to measures of theoretical and empirical frameworks established to understand student flows and the facilitating and hindering factors involved. Thus, the research aimed to analyze the adaptation process of foreign university students in Brazilian universities. The method adopted was the scope review, which included the use of searches in online bibliographic databases of publications between 2009 and 2019, using as a guiding question: "What factors affect the adaptation of foreign immigrant undergraduate students when seeking a university education in Brazil? ”. As a result of the research, 11 studies that met the inclusion criteria were selected. These studies showed that there are facilitating elements, such as the network of friendships and social relationships, student assistance, language and cultural and affective aspects, but there are also difficulties in adaptation related to the difficulties of daily life (adaptation of food, housing, health, cost of life, climate and safety). On the other hand, there are also social and emotional difficulties represented by the prejudice and discrimination they suffer, the family absence that leads to psychological distress, at the same time it is clear that public policies for reception and student assistance at universities need to be improved, to act in the reduction of dropouts in universities. |
Keywords: | Migração estudantil Fronteiras acadêmicas Políticas de acolhimento Student migration Academic frontiers Reception policies |
CNPq areas: | OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Zembrzuski, Letícia Janaina Possa. A adaptação dos estudantes universitários estrangeiros no Brasil em face da internacionalização do ensino superior: uma revisão de escopo. 2021. 71 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/5852 |
Issue Date: | 10-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
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Leticia_Janaina_Possa_Zembrzuski_2021.pdf | Documento principal | 703.63 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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