Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5836
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação e socialidade: o vínculo societal no clube de mães do bairro Jardim Seminário no município de Francisco Beltrão/PR
Other Titles: Education and sociality: the societal bond in the in the mothers club of district Jardim Seminary in Francisco Beltrão – PR
Autor: Marques, Maria Roziane Aparecida de Freitas 
Primeiro orientador: Marques, Sônia Maria dos Santos
Primeiro membro da banca: Marques, Sônia Maria dos Santos
Segundo membro da banca: Calgaro, Rosane
Terceiro membro da banca: Comar, Sueli Ribeiro
Quarto membro da banca: Oliveira, Valeska Fortes de
Resumo: Na dissertação analisamos a identidade cultural e o vínculo societal de um grupo de mulheres do Clube de Mães do Bairro Jardim Seminário, localizado na cidade de Francisco Beltrão, Paraná. Para a investigação, demarcamos como problema de pesquisa o questionamento: como se constrói o vínculo societal entre as mulheres participantes do Clube de Mães do Bairro Jardim Seminário? Delineamos como objetivo geral conhecer o processo de afirmação de identidade e vivência de um grupo de mulheres que atuam no Clube de Mães Divino Mestre no Bairro Jardim Seminário. Os objetivos específicos estabelecidos são: a) identificar como ocorre a afirmação de identidade cultural de um grupo de mulheres no contexto do Bairro Jardim Seminário; b) compreender o significado de ser mulher para os sujeitos da pesquisa; c) analisar os marcadores culturais responsáveis pela manutenção do vínculo societal entre as mulheres do grupo estudado. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica e os instrumentos que utilizamos para a coleta de informações são: entrevistas narrativas e transcrições; Diário de Campo;registro fotográfico (do acervo das mulheres do Clube de Mães e aqueles produzidos pela pesquisadora);observação e descrição do Bairro Jardim Seminário;análise documental (atas, jornais e outros documentos relevantes para coleta de informações). Para entendermos o vínculo societal existente no grupo, estabelecemos as seguintes categorias: pluralidades culturais; vínculo societal e afetual; convivialidade; e religiosidade. Essas categorias são marcadores significativos para compreender a identificação e as formas de enraizamento no espaço da socialidade. Para dar suporte teórico-metodológico às ações utilizamos as contribuições de Certeau (2013), Hall (2009, 2015), Maffesoli (1998, 2001, 2006), Marques (2008), Silva (2009), dentre outros. O contato inloco da dissertação com intenção de pesquisa teve início em 2017 e 2018. O material coletado e analisado indicou que o grupo de mulheres em sua convivialidade no Clube de Mães Divino Mestre, lócus da pesquisa, utilizam marcadores culturais para favorecer a perduração do vínculo societal: a religiosidade (como religação), a socialidade de base, o estar junto como estruturante das relações, a importância do dom e do contra dom nas práticas da vida diária. O clube de mães é capaz de transformar o local de encontro de apreensão da ligação orgânica em que as presenças se convertem em possibilidades de cura, de encontro e de perduração.
Abstract: In this dissertation we analyze the cultural identity and the societal bond of a group of women from the Mothers' Club from Jardim Seminário neighborhood in the city of Francisco Beltrão, Paraná. For this investigation we defined the following question as a research problem: How is the societal bond built among the women who participate in the Mothers' Club in the Jardim Seminário neighborhood? We outlined as a general objective to know the process of identity affirmation and experience of a group of women who work at the Divino Mestre Mother’s Club in the Jardim Seminário neighborhood. The specific objectives established were: a) to identify how the cultural identity affirmation of a group of women occurs, in the context of the Jardim Seminário neighborhood; b) to understand the meaning of "being a woman" for the research subjects; c) to analyze the cultural markers responsible for the maintenance of the societal bond among the women of the group studied. The research is outlined as qualitative research with an ethnographic approach and the instruments we used to collect information were: narrative interviews and transcriptions; Field Diary; Photographic record (from the collection of the women from the Mothers' Club and those produced by the observation and description of the Jardim Seminário neighborhood; document analysis (minutes, newspapers and other relevant documents for information collection). To understand the existing societal bond in the group, we established the following categories: cultural pluralities, the societal and emotional bond, conviviality, religiosity, as significant markers to understand the identification and forms of rooting in the space of sociality. (To give theoretical and methodological support to the actions we used the contributions Certeau (2013), Hall (2009, 2015), Maffesoli (1998, 2001, 2006), Marques (2008), Silva (2009), among others. Contact with the locus of the dissertation with the intention of research began in 2017 and 2018. The material collected and analyzed indicated that the group of women in their coexistence in the Divino Mestre Mother’s Club, locus of the research, use cultural markers to promote the continuation of the societal bond:religiosity (as a reconnection), basic sociality, being together as a relationships structuring, the importance of gift and counter gift in the practices of daily life. The mothers' club is capable of transforming the meeting place of apprehension of the organic connection in which presences become a possibility of healing, of encounter, and of endurance.
Keywords: Clube de Mães Divino Mestre
Socialidades
Vigor da vida diária
Práticas sociais
Clube de Mães Divino Mestre
Socialities
Vigor of daily life
Social practices
CNPq areas: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MARQUES, Maria Roziane Aparecida de Freitas. Educação e socialidade: o vínculo societal no clube de mães do bairro Jardim Seminário no município de Francisco Beltrão/PR. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5836
Issue Date: 19-May-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_R_A_F_Marques_2021.pdf12.95 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons