Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Andrielli Jorge da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8105511520937214por
dc.contributor.advisor1Lübeck, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883791454233628por
dc.contributor.referee1Almeida, Janaina Aparecida de Mattos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8018803433521600por
dc.contributor.referee2Noguti, Fabiane Cristina Hopner-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247690905207985por
dc.date.accessioned2022-02-14T13:31:45Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationSilva, Andrielli Jorge da. A resoluçao de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais: pressupostos teórico-metodológicos para a formação de professores. 2021. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5793-
dc.description.resumoDiante dos desafios diários enfrentados pelos professores para ensinar Matemática, é importante buscar pressupostos teórico-metodológicos diferenciados para que esse ensino aconteça de forma satisfatória e atenda às necessidades dos estudantes. Por isso, essa pesquisa tem como objetivo promover os fundamentos teóricometodológicos da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o propósito de facilitar o processo de ensino e a aprendizagem de conteúdos e conceitos matemáticos, de modo que também contribua para o aperfeiçoamento da ação docente. Sabe-se que os professores dos Anos Iniciais são os primeiros propagadores de conhecimentos escolares e, diante disso, tem-se o seguinte questionamento: Como a Resolução de Problemas pode contribuir para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais, levando em conta o contexto escolar do município de Foz do Iguaçu? Compreende-se que a Resolução de Problemas tem se mostrado eficaz para o ensino de Matemática, pois desperta nos estudantes o sentido de busca por soluções à questões propostas na disciplina, e nessa procura, é possível organizar estratégias, raciocinar de maneira lógica e verificar se as estratégias são adequadas ou não, colaborando assim para o amadurecimento das suas estruturas cognitivas. Portanto, a abordagem dada aqui foi a de sistematizar estudos sobre a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de modo a explicitar suas contribuições para o ensino e a aprendizagem de Matemática nesse ciclo, levando em consideração o que os atuais documentos oficiais da Educação Básica propõem com relação a esse ensino. Essa pesquisa tem um cunho qualitativo e seu desenvolvimento se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, em teses, dissertações, artigos, documentos oficiais, entre outros, a fim de fazer um levantamento sobre os resultados do uso da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática e sobre a sua importância à formação continuada dos professores. Nesse cenário, apresenta uma proposta de formação abordando a Resolução de Problemas a qual almeja contribuir com a ação docente em sala de aula. Assim, a pesquisa, subsidiada pelas análises bibliográficas e documentais, no que tange ao emprego da Resolução de Problemas em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, teve os seus desígnios alcançados.por
dc.description.abstractGiven the daily challenges faced by teachers to teach Mathematics, it is important to seek different theoretical-methodological assumptions so that this teaching takes place in a satisfactory manner and meets the needs of students. Therefore, this research aims to promote the use of Problem Solving for the teaching of Mathematics in the Early Years of Elementary School, in order to facilitate the process of teaching and learning mathematical content and concepts, so that it also contributes for the improvement of the teaching action. It is known that teachers in the Early Years are the first propagators of school knowledge and, before that, the following question arises: How Problem Solving can contribute to the teaching of Mathematics in the Early Years, taking into account the school context of the municipality of Foz do Iguaçu? It is understood that Problem Solving has been shown to be effective for the teaching of Mathematics, as it awakens in students the sense of searching for solutions to the questions proposed in the discipline, and in this search, it is possible to organize strategies, reason in a logical manner and verify whether the strategies are adequate or not, thus contributing to the maturation of their cognitive structures. Therefore, the approach given here was to systematize studies on Problem Solving in the Early Years of Elementary School, in order to explain their contributions to the teaching and learning of Mathematics in this cycle, taking into account what the current official documents of the Basic Education propose in relation to this teaching. This research has a qualitative nature and its development took place through a bibliographic and documentary research, in theses, dissertations, articles, official documents, among others, in order to survey the results of using Problem Solving for the teaching Mathematics and its importance to the continuing education of teachers. In this scenario, it presents a training proposal addressing Problem Solving that aims to contribute to the teaching action in the classroom. Thus, the research, supported by bibliographic and documental analyses, with regard to the use of Problem Solving in the classroom in the Early Years of Elementary School, had its purposes achieved.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-02-14T13:31:45Z No. of bitstreams: 2 Andrielli_Jorge_da_Silva_2021.pdf: 2261034 bytes, checksum: 999784b62d95976dedca9cf90ec54e52 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-14T13:31:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Andrielli_Jorge_da_Silva_2021.pdf: 2261034 bytes, checksum: 999784b62d95976dedca9cf90ec54e52 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectAção docentepor
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectTeaching of mathematicseng
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.subjectTeaching actioneng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleA resoluçao de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais: pressupostos teórico-metodológicos para a formação de professorespor
dc.title.alternativeProblem solving in mathematics teaching in the early years: theoretical-methodological assumptions for teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andrielli_Jorge_da_Silva_2021.pdfDocumento principal2.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons